Dois homens foram presos em flagrante por provocarem incêndio florestal no município de Érico Cardoso, localizado na região centro-sul da Bahia, nesta quinta-feira (31). Durante a operação Ronda Verde, parte do programa Bahia Sem Fogo, equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa – Lençóis) avistaram uma coluna de fumaça no povoado de Rio da Caixa e se deslocaram imediatamente para averiguarem a situação. Ao chegarem ao Sítio Fazendóla, os policiais encontraram os dois homens, identificados pelas iniciais O.A.S, 56 ano, e C.J.S, 46 anos, utilizando roçadeiras em uma área queimada. Os suspeitos admitiram que estavam realizando a roçada da área e, para facilitar o trabalho, utilizaram fogo — prática atualmente suspensa em todo o estado por portaria do INEMA, devido ao alto risco de incêndios florestais. Eles reconheceram que perderam o controle das chamas e, no momento da chegada das equipes, tentavam contê-las sem sucesso. O Corpo de Bombeiros, que também integrava a operação Blitz Verde, assumiu o controle das ações de combate ao incêndio e conseguiu debelar as chamas, enquanto a CIPPA Lençóis deu suporte às ações. Os suspeitos foram detidos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Érico Cardoso, onde foram autuados por crime ambiental na modalidade culposa. Segundo a CIPPA, aproximadamente 4.000 metros quadrados de vegetação foram queimadas e as roçadeiras utilizadas na atividade foram apreendidas. A Polícia Militar da Bahia reafirma seu compromisso em proteger o meio ambiente e preservar as áreas de proteção ambiental do estado. A CIPPA Lençóis, unidade da Polícia Militar responsável pelo policiamento ambiental, atua como força policial em 126 municípios baianos, cobrindo aproximadamente 49% do território do estado. Com foco no combate aos crimes ambientais, a CIPPA Lençóis desempenha um papel essencial na proteção e preservação dos recursos naturais da Bahia.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de chuvas e ventos intensos para 113 cidades na Bahia. O aviso é classificado como estágio amarelo, o menor na escala de classificação, e está sendo válido até esta sexta-feira (1º). Os municípios que podem ser afetados estão localizados no extremo oeste, sul e Vale São-Franciscano dentre os quais Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Prado, Teixeira de Freitas, Guanambi, Formosa do Rio Preto e Eunápolis. Nos municípios sob aviso de alerta, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos com 40-60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Evite ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros, no 190.
A Prefeita de Aracatu, Braulina Lima, esteve esta semana em Salvador, onde cumpriu uma intensa agenda oficial em busca de recursos e parcerias para importantes projetos de infraestrutura, agricultura, abastecimento de água e educação no município. Uma série de compromissos teve como objetivo acelerar iniciativas que beneficiarão diretamente a população de Aracatu, especialmente nas áreas rurais e na melhoria de equipamentos públicos essenciais. Na terça-feira (29), ela se reuniu com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, para cobrar agilidade na instalação de uma Balança Rodoviária, além da construção de barragens e passagens molhadas em diversas localidades da zona rural. Na quarta-feira (30), Braulina esteve na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), onde se reuniu com o diretor-presidente Alexsandro Freitas. O encontro teve como foco a conclusão das obras de abastecimento de água na região de Lagoa Grande, além de pleitear a implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) para a comunidade Serra dos Alves e outras regiões, como Patos. Na quinta-feira (31), a agenda da prefeita continuou com um encontro com a Secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito. Em pauta estavam as liberações de recursos para a construção do Ginásio Municipal, além da reforma e ampliação das escolas Euclides Silveira Maia e Herculano, incluindo melhorias no mobiliário escolar. Ainda na área de infraestrutura esportiva, Braulina esteve na Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) para resolver detalhes da segunda etapa de melhorias no Estádio Libério Maia, incluindo a instalação de iluminação e a complementação do piso intertravado. Acompanhada de seu esposo William e do deputado Vitor Bonfim, a prefeita reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável de Aracatu.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inicia a campanha Novembro Azul com uma programação ampla voltada à saúde integral do homem, focando na prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata e o diabetes. As atividades ocorrem ao longo de todo mês, tanto na capital quanto no interior, incluindo palestras, rodas de conversa, consultas especializadas e exames. “A saúde do homem vai além do consultório e deve ser uma preocupação contínua. Queremos romper com estigmas e fortalecer a busca por autocuidado e prevenção”, afirma a secretária de saúde, Roberta Santana. “Esse é o nosso compromisso: aproximar os homens dos serviços de saúde e garantir que tenham acesso a um atendimento integral e de qualidade”, salientou. Com o objetivo de reforçar a atenção integral à saúde masculina, destacam-se entre as ações da campanha a oferta de consultas com urologista e exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) no Ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos, e de consultas de ginecologia e mastologia para homens transexuais e pessoas não-binárias, no Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. A campanha abrange toda a Bahia, incluindo unidades de saúde do interior, a exemplo da Policlínica de Vitória da Conquista, que promoverá consultas de urologia e atividades educativas. Com o apoio de parceiros, a Sesab ampliará o alcance da campanha, incentivando os homens a cuidarem da saúde de forma preventiva e contínua.
O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira começa nesta sexta-feira (1º) e segue até 30 de novembro, promovido pela Febraban, Banco Central, Senacon e Procons de todo o Brasil. A iniciativa oferece condições especiais para renegociar dívidas bancárias, ajudando consumidores a equilibrar suas finanças. Os bancos participantes disponibilizarão facilidades como parcelamentos, descontos e juros reduzidos, variando conforme a política de cada instituição. Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros tipos, desde que estejam em atraso, sem garantias de bens e sem prescrição. Para negociar dívidas no mutirão, o consumidor deve primeiro verificar suas pendências no sistema do Registrato do Banco Central, que fornece detalhes sobre saldos devedores, modalidades e status das dívidas. Em seguida, deve cadastrar-se no Consumidor.gov para formalizar a solicitação de renegociação junto às instituições financeiras participantes. Vale destacar que é preciso ter conta prata ou ouro. O mutirão, que ocorre de 1º a 30 de novembro, é aberto a clientes pessoa física com dívidas em atraso, excluindo débitos com garantia e contratos em dia. A Febraban recomenda que pessoas superendividadas busquem o Procon para orientação adicional.
Na noite de quinta-feira (31/10), um homicídio foi registrado na cidade de Caculé. De acordo informações a vítima foi identificada como William Pereira da Silva , de 37 anos. Ele era ex-presudiário e foi atingido por disparos de arma de fogo por dois homens que estavam em posse de uma motocicleta. A Polícia Militar foi acionada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para apoio no atendimento a no bairro Senhor do Bonfim. Ao chegar no local, foi constatado que a vítima teria sido atingida por três disparos, e não possuía sinais vitais. Os militares isolaram a área até a chegada dos peritos do DPT-Departamento de Polícia Técnica para serem tomadas as medidas cabíveis. O corpo será encaminhado para necropsia no IML-Instituto Médico Legal de Guanambi. Willian tinha extensa ficha criminal, na qual continha passagens por roubo e estupro. Além disso, ele havia saído recentemente da penitenciária. A Polícia Civil investiga o caso.
Em um ato de compromisso com a preservação da biodiversidade, a RHI Magnesita libertou 47 pássaros em sua área de preservação na Serra das Éguas. As aves, que haviam sido apreendidas na da 50ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco , passaram por um rigoroso processo de avaliação veterinária e reabilitação antes de serem reintroduzidas, no dia 21 de outubro, na natureza na Serra, composta por seus 6.000 hectares de vegetação nativa, sendo um refúgio para diversas espécies da fauna brasileira. A soltura desses pássaros representa um marco importante para a conservação da biodiversidade local e demonstra o nosso compromisso com a sustentabilidade.
“A soltura dos pássaros na Serra das Éguas é um marco importante, pois demonstra como nossas áreas de preservação podem servir como refúgio seguro e ideal para a fauna local. É uma prova de que nossos esforços em conservação estão dando frutos e que estamos no caminho certo para um desenvolvimento sustentável em Brumado e em todo o sertão baiano”, diz Carlos Eduardo Rodrigues, gerente de Meio Ambiente da América do Sul, que enfatiza a parceria e confiança do CETAS, do Ministério Público da Bahia, do CREA-BA, do Ministério Público do Trabalho e do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, que coordenam a FPI, com a RHI Magnesita para a soltura das espécies da fauna local em sua área de preservação.
Entre as espécies reintroduzidas estão o Cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana), Pássaro-preto (Gnorimopsar chopi), Sofê (Icterus jamacaii), Maria-fita (Coryphospingus pileatus), Azulão (Cyanoloxia brissonii), Trinca-ferro (Saltator similis), Canário-da-terra (Sicalis flaveola), Sabiá-do-mato (Turdus fumigatus) e Sabiá-laranjeira (Turdus ufiventris)
Graças a essa cooperação entre a RHI Magnesita e o CETAS, nos últimos dois anos 229 animais, de 16 espécies diferentes, foram soltos na Serra das Éguas. Entre eles, o Veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), a Iguana (Iguana iguana), a Jiboia (Boa constrictor) e o pássaro Azulão (Cyanoloxia brissonii).
A RHI Magnesita é uma grande incentivadora da preservação ambiental, mantendo aproximadamente 6.000 hectares de vegetação nativa preservada, o que representa 70% do seu território em Brumado. Este compromisso significativo com a conservação do meio ambiente não só resguarda a biodiversidade local, mas também valoriza o patrimônio natural da região, contribuindo para o equilíbrio ecológico, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável de Brumado e de todo o sertão baiano.
O motorista de uma carreta que transportava galinhas morreu após o veículo tombar, nesta quinta-feira (31). O acidente ocorreu na BA-026, próximo a Contendas do Sincorá. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o motorista tinha 20 anos e morreu ainda na hora. Ele teria perdido o controle do veículo em uma curva existente no KM 356, da BA-026. A vítima fatal foi identificada como Guilherme H.S.J, que estava sozinho no veículo. Centenas de galinhas ficaram espalhadas no acostamento. Algumas aves ainda chegaram a se soltar, mas permaneceram no local do acidente até à noite.
A Polícia Militar prendeu 42 pessoas durante a Operação Força Total realizada na quinta-feira (31) em toda a Bahia. Foram registradas 25 prisões em flagrante e localizados 17 foragidos da Justiça. Além disso, foram apreendidos três adolescentes flagrados em atos infracionais. Os agentes também apreenderam 17 armas de fogo ao longo das 24h da operação e recuperados 14 veículos com restrição. . A ação conta com o emprego intensivo de policiais de todas as unidades da corporação nos 417 municípios baianos. Em 34 edições da Operação Força Total no estado, já foram apreendidos 1.211 criminosos em flagrante e 748 armas de fogo, localizados 447 foragidos da justiça, apreendidos 189 adolescentes e recuperados 537 veículos com restrição de furto/roubo.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta quinta-feira (31) que a proposta de destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para a educação é considerada pelo governo. Em janeiro, a Conferência Nacional de Educação (Conae) já havia proposto o direcionamento da porcentagem para a pasta. O também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços participou, na manhã desta quinta-feira (31), da Reunião Global de Educação,?organizada pelo Ministério da Educação e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Fortaleza. Ao ser questionado sobre o número, Alckmin respondeu que o valor precisa ser debatido. “Nunca o dinheiro dá para tudo. Sempre a gente tem mais aspirações e necessidades do que o que tem. Governar é escolher e saber priorizar aquilo que é mais urgente e prioritário. A educação é a base da sociedade", afirmou a jornalistas.
Na manhã desta terça-feira (30), em operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM), uma caminhonete Toyota Hilux foi recuperada na área urbana de Ibicaraí, Bahia. A ação, realizada com apoio da FICCO/Ilhéus e do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário da Polícia Militar), resultou na apreensão do veículo que estava com placas de outro modelo similar e era objeto de apropriação indébita por meio de estelionato. Após a abordagem, realizada pelo TOR, a equipe da PRF foi acionada para identificação veicular. As análises revelaram que o veículo apresentava características originais sem adulterações, exceto pelas placas que pertenciam a outra Hilux, de modelo e ano distintos. Com as informações da placa verdadeira, os policiais verificaram que o veículo era alvo de restrições administrativas e judiciais, incluindo um boletim de ocorrência registrado em João Monlevade, Minas Gerais. O condutor informou que havia adquirido o veículo há aproximadamente 10 dias, pagando R$ 250.000,00 em espécie, mas não apresentou nenhuma documentação e não soube informar o nome ou contato do suposto vendedor. O motorista foi conduzido ileso à Delegacia de Polícia Civil de Ibicaraí, onde responderá, em tese, pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.
Uma mulher de 44 anos morreu após a motocicleta que pilotava bater contra um caminhão, nesta quarta-feira (30). O acidente ocorreu em Guanambi. De acordo com a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, a vítima se chamava Alessandra Aparecida da Silva. Ela perdeu o controle da direção na rua Doutor José Humberto Nunes, bairro São Francisco, e bateu no outro veículo. Alessandra caiu na via e foi arrastada pelo caminhão por alguns metros de distância. Ela morreu na hora. O motorista, que não teve nome divulgado, não sofreu ferimentos. A vítima trabalhava em uma empresa que prestava serviço para a prefeitura municipal, na Secretaria de Cultura e Esporte e Lazer. Por meio de nota, a gestão pública lamentou a morte de Alessandra e prestou condolências aos familiares e amigos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar o corpo de Alessandra para o Instituto Médico Legal (IML), para passar por necropsia. Tanto a moto quanto o carro envolvido no acidente foram encaminhados para a delegacia. Não há detalhes sobre velório e sepultamento de Alessandra.
Em setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 14.886 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 83.366 admissões e 68.480 desligamentos. Trata-se do nono mês seguido com saldo positivo. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O saldo observado em setembro deste ano no território baiano foi inferior ao de agosto (+16.484 postos). No entanto, é o segundo maior do ano no estado. No comparativo anual, por outro lado, o saldo mais recente se apresentou superior ao do mês de setembro do ano passado (+8.948 postos). Com o saldo de setembro, a Bahia passou a contar com 2.148.757 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,70% sobre o quantitativo do mês imediatamente anterior. O município de Salvador, ao registrar um saldo de 4.173 postos de trabalho celetista, contabilizou 669.979 vínculos, indicando um aumento de 0,63% sobre o montante de empregos existente em agosto. Na Bahia, em setembro, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho celetista. O segmento de Serviços (+7.634 vagas) foi o que mais gerou postos dentre os setores. Em seguida, Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+3.301 postos), Construção (+2.167 vagas) e Indústria geral (+1.847 vínculos) também foram responsáveis pela geração. O setor de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-63 empregos), portanto, foi o único com perda líquida de postos no mencionado mês.
O Ministério Público do Estado da Bahia prendeu na manhã desta quinta-feira, dia 31, dois homens em flagrante durante a operação Lobo Mau, no combate a crimes envolvendo pornografia infantil. As prisões aconteceram nos municípios de Salvador e Correntina, onde os suspeitos foram flagranteados por armazenar, disponibilizar e trocar vídeos e fotografias pornográficas envolvendo crianças e adolescentes. As prisões foram uma ação integrada do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) e da Polícia Civil por meio do Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca). A operação acontece em 20 estados do País e cumpre 94 mandados de busca e apreensão e um de prisão. Dispositivos eletrônicos e outros equipamentos utilizados para a produção e armazenamento do conteúdo estão sendo apreendidos para análise forense e as autoridades esperam que a ação contribua para a identificação de outros envolvidos na rede, além de reforçar a necessidade de atuação conjunta, e contínua, no combate a esse tipo de crime. A Operação Lobo Mau tem o objetivo de desarticular uma ampla rede criminosa envolvida na produção, no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, conhecido como CSAM (Child Sexual Abuse Material). O trabalho é desenvolvido por uma força tarefa criada entre as instituições e que conta com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos, com foco no combate à exploração sexual infantil na internet. Na operação Lobo Mau, os mandados estão sendo cumpridos por equipes especializadas das Polícias Civis e dos Ministérios Públicos no Distrito Federal do Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e Sergipe. Também contou com a participação das Polícias Militares dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.
O Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) emitiu um alerta, informando que não envia e-mails, SMS’s ou mensagens em aplicativos de conversa para cobrança de infrações, taxas de licenciamento e nem de serviços do órgão. Além disso, com a realização mensal de leilões o departamento, por meio da ouvidoria do órgão, recebe denúncias de que existem sites tentando aplicar golpes através da oferta de leilões. As medidas administrativas e jurídicas estão sendo adotadas para coibir esse tipo de ação. A Comissão de Leilão reitera algumas dicas para quem quiser participar de um leilão do órgão. O primeiro e principal passo é conferir o conteúdo dos editais no site oficial. No site oficial do departamento também existe a lista dos leiloeiros cadastrados. O cidadão pode verificar o nome completo, a matrícula da Juceb e o endereço eletrônico de cada um deles.