• Prefeitura de Rio do Antônio adquire com recursos próprios Raio X para UBS Lagoa do Barro

    Foto: Divulgação

    Nessa quarta-feira (12), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Lagoa do Barro, unidade referência Covid-19 situada na sede do município de Rio do Antônio, recebeu um Raio X. O equipamento foi conquistado após empenho do prefeito José Souza Alves (Deca), que com o apoio da secretária municipal de saúde, Maria Suely, adquiriu o instrumento com recursos próprios do município.  Atualmente a referida UBS conta com 05 leitos de isolamento, para atendimento exclusivo a sintomáticos da Covid-19. Pacientes que apresentem sintomas da doença: febre, tosse e dificuldade em respirar, são atendidos neste local, evitando  que infectados aguardem atendimento nas demais unidades de saúde, aumentando a propagação do vírus.



  • Brumado: 556 estão recuperadas da Covid-19

    Nesta quarta-feira, 12 de agosto, o município de Brumado registra  599 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 19,33% do total de 3.098 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 6 óbitos, 37 pacientes em tratamento e 556 recuperados. No momento, 50 ainda aguardam resultado laboratorial e 1146 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 9.9961-0107; (77) 9.9961-0110; (77) 9.9961-0115; (77) 9.9961-0118; (77) 9.9961-0119; (77) 9.9961-0128; (77) 9.9961-0131e (77) 9.9961-0402.

    Brumado: 556 estão recuperadas da Covid-19


  • Prefeitura de Brumado firma parceria com a Faculdade Santo Agostinho

    Foto: Divulgação

    Foi realizada na tarde desta segunda-feira (10), uma importante reunião no gabinete municipal onde foi firmada a parceria entre a Prefeitura Municipal de Brumado e a Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista. Na oportunidade o prefeito Eduardo Vasconcelos e o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, destacaram a importância de mais essa ação que irá dar continuidade de forma proativa a modernização do Setor de Saúde Municipal. Também ficou acertada com os representantes da instituição que o município disponibilizará o hospital e as unidades básicas de saúde para o internato dos alunos do quinto e sexto ano do Curso de Medicina.







  • Contribuintes afetados pela pandemia poderão negociar débitos

    Foto: Ilustração

    A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) regulamentou a Transação Excepcional para parcelar os débitos fiscais das micro e pequenas empresas enquadradas no regime do Simples Nacional. A modalidade está disponível para adesão, no portal Regularize, até 29 de dezembro de 2020. A Transação Excepcional é destinada aos débitos considerados como de difícil recuperação ou irrecuperáveis, levando-se em consideração os impactos econômicos e financeiros sofridos pelo contribuinte devido à pandemia. Considera-se impacto na capacidade de geração de resultados das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte a redução, em qualquer percentual, da soma da receita bruta mensal de 2020, com início no mês de março e fim no mês imediatamente anterior ao mês de adesão, em relação à soma da receita bruta mensal do mesmo período de 2019, apurada na forma do art. 12 do Decreto-Lei n. 1.598, de 26 de dezembro de 1977. Independentemente da capacidade de pagamento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte inscritas, são considerados irrecuperáveis os débitos de titularidade de devedores falidos e em recuperação judicial. Diante disso, o contribuinte interessado deverá prestar informações, demonstrando esses impactos financeiros sofridos. Com base na capacidade de pagamento estimada do contribuinte, será disponibilizada proposta de transação para adesão. A modalidade está disponível para adesão até 29 de dezembro de 2020. O procedimento de adesão possui três etapas, sendo todas realizadas por meio do https://www.regularize.pgfn.gov.br/ , na opção Negociação de Dívida > Acessar o Sispar.







  • BAHIA

    Polícia Militar inicia Campanha do Agasalho 2020

    Polícia Militar  inicia Campanha do Agasalho 2020

    Foto: Reprodução /34ª CIPM

    Com o tema 'Aqueça o coração de quem precisa', a Polícia Militar da Bahia, por meio do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), iniciou nesta segunda-feira (11) a Campanha do Agasalho 2020. O objetivo é arrecadar roupas, calçados, agasalhos e cobertores para doar a pessoas em situação de rua e a entidades de apoio e acolhimento, protegendo este público das baixas temperaturas previstas para a capital e interior da Bahia. A iniciativa amplia as ações de responsabilidade social já desenvolvidas pela PMBA e o respeito aos direitos humanos. A arrecadação dos donativos seguirá até 22 de setembro e a população pode ajudar entregando as doações na unidade da PM mais próxima. O Departamento de Saúde da PM recomenda aos policiais que o material só deve ser manuseado 48h depois do recebimento, como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).







  • Feminicídios têm diminuição de 27% no mês de julho na Bahia

    Foto: Alberto Maraux

    No mês de julho a polícia registrou uma diminuição de 27% dos feminicídios, na Bahia. Em números absolutos a polícia contabilizou três casos a menos do que no mesmo período do ano passado. Outros crimes relacionados à Lei Maria da Penha também apresentaram reduções. Foram registradas oito mortes, no sétimo mês deste ano, enquanto no mesmo período de 2019 aconteceram 11 casos. Os crimes de ameaça, estupro e difamação também fecharam com quedas de 32% (de 1.592 para 1.075), 64% (de 31 para 11) e 44% (de 89 para 49), respectivamente. Encerrando a lista de ocorrências, os flagrantes de importunação saíram de 4 para 1 (-75%), os de injúria de 593 para 380 (-35%), os de lesão corporal de 832 para 642 (-22%) e os de tentativa de feminicídio de 18 para 13 (-27%).







  • Sefaz intercepta mais uma carreta de combustível com nota fraudada em Vitória da Conquista
    Sefaz intercepta mais uma carreta de combustível com nota fraudada em Vitória da Conquista

    Após a apreensão pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, em Vitória da Conquista, de uma carga de 45 mil litros álcool etílico hidratado com indícios de fraude na nota fiscal, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) interceptou na mesma área nova carreta com irregularidades semelhantes, desta vez com 43 mil litros do combustível. A primeira carga era destinada a uma empresa fantasma no município de Canapi, em Alagoas, e a segunda a uma empresa de Antas, na Bahia, cuja inscrição estadual já havia sido cancelada pela Sefaz-BA por ter realizado operações fiscais fictícias. Alvos de inquéritos criminais abertos nesta segunda-feira (10) pela Polícia Civil do Estado, por meio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), as duas cargas estão sob a guarda do fisco baiano, como fiel depositário. As investigações ocorrem na alçada da força-tarefa do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que atua no combate à sonegação e aos crimes contra a ordem tributária, reunindo, além da Sefaz-BAe da Polícia Civil/Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Ministério Público do Estado (MPBA), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Tribunal de Justiça (TJBA).  “As fraudes em combustíveis têm sido uma preocupação constante das autoridades baianas porque trazem prejuízos aos cofres públicos, à concorrência leal entre as empresas no mercado local e à qualidade do produto”, ressalta o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, lembrando quem desde 2019m a Sefaz-BA promove duas grandes operações voltadas para o segmento: a Posto Legal, reunindo ainda o Procon-BA, o Ibametro, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a PGE, e a Concorrência Leal, em parceria com a Polícia Militar.



  • Brumado: Pré-candidatos a prefeito participaram de debate

    Foto: Destaque Bahia

    Na noite dessa terça-feira (11) pré-candidatos à prefeito de Brumado participaram de debate realizado pela Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib). O local de realização de debate foi a plenária da Câmara de Vereadores de Brumado, sendo o momento transmitido por canais do YouTube, Facebook e outras redes sociais. Os pré- candidatos Dr. Aurino, Dr. Geraldo, Manelão e José Ribeiro Neves participaram do debate. A assessoria de Fabrício Abrantes justificou que o pré-candidato estaria em compromisso de campanha, e o prefeito Eduardo Vasconcelos não apresentou justificativa, segundo a organização do debate. O debate foi dividido em blocos: apresentação dos pré-candidatos; perguntas pré-definidas pela organização do evento e respondidas por ordem de sorteio sobre Educação, Saúde, Geração de Emprego e Renda, e medidas de combate a corrupção; intervalo; perguntas entre os pré-candidatos; considerações finais e encerramento. Tiveram acesso ao espaço apenas a imprensa e assessores dos pré-candidatos, tendo em vista as normas de saúde em decorrência da Covid-19.



  • DTE de Vitória da Conquista desmonta esquema de tráfico através do Sedex

    Foto: Divulgação /SSP-BA

    A Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista desarticulou, no final da tarde de terça-feira (11), um esquema de recebimento de drogas, através do serviço de Sedex dos Correios. Um traficante acabou preso em flagrante e pacotes com 5 kg de maconha foram apreendidos. Investigadores da DTE/Conquista, com apoio dos Correios, receberam a denúncia e passaram a monitorar a quadrilha. O criminoso, morador do bairro Vila Serrana, confessou que recebia, há pelo menos cinco meses, os entorpecentes, enviados da cidade de Curitiba, capital do Paraná.  "A criminalidade muda sua forma de agir, mas a polícia está sempre atenta. Sabemos que outros criminosos também recebiam esses materiais e estamos agora trabalhando para identificá-los", explicou o titular da DTE/Vitória da Conquista, delegado Neuberto Costa Souza. Ele informou ainda que o traficante preso, após depoimentos, foi encaminhado para o sistema prisional.







  • Corpo de Bombeiros realizou desinfecção de SACs em Brumado e Guanambi

    Foto: Divulgação CBMBA

    O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou a desinfecção preventiva dos SACs de Guanambi e Brumado, com o objetivo de combater a pandemia do coronavírus. As operações, que fazem parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), foram realizadas na quinta-feira (6), em Brumado, e no sábado (8), em Guanambi. “Com este trabalho dedicado do Corpo de Bombeiros, vamos ampliando a segurança sanitária das unidades, para que possam ofertar os serviços para a população. Também encaminhamos máscaras e protetores faciais para toda a rede SAC”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. Para a desinfecção, que ocorre nos ambientes internos e áreas externas, os militares utilizam hipoclorito de sódio a 1%. “Além destes, realizamos a desinfecção de SACs em Porto Seguro, em duas unidades de Vitória da Conquista e, em Salvador, nos SACs do Comércio, Pernambués, Cajazeiras e Pau da Lima. Outras unidades do SAC também passarão pelo mesmo processo preventivo”, destaca o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles. O atendimento nas unidades do SAC é exclusivamente por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso ao SAC Digital e agendar o atendimento, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center (0800 071 5353).







  • Brumado registra 6° óbito em virtude da Covid-19

    Nesta terça-feira , 11 de agosto, o município de Brumado registra 594 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 19,42% do total de 3.058 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 6 óbitos, 40 pacientes em tratamento e 548 recuperados. No momento, 34 ainda aguardam resultado laboratorial e 1146 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 9.9961-0107; (77) 9.9961-0110; (77) 9.9961-0115; (77) 9.9961-0118; (77) 9.9961-0119; (77) 9.9961-0128; (77) 9.9961-0131e (77) 9.9961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos.







  • TJBA declara ilegal greve da Polícia Civil e do DPT

    Foto: Charles Lima/Destaque Bahia

    Em decisão proferida nesta segunda-feira (10), o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), José Cícero Landin Neto, declarou a ilegalidade da greve e da operação padrão dos servidores da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica, a ser deflagrada nesta terça-feira (11), por 24 horas. O magistrado determinou a realização de trabalho regular dos membros das categorias, sob pena de multa diária de R$ 30 mil, em caso descumprimento.  “A deflagração do movimento grevista pelos Sindicatos e Associações rés, reveste-se de ilegalidade, ante a vedação constitucional e firme entendimento do Superior Tribunal Federal (STF). Os referidos pleitos da categoria, na forma do entendimento do STF, deverão ser dirimidos na forma do art. 165, do CPC”, explicou o desembargador.  Ação Coletiva Declaratória de Ilegalidade de Greve foi proposta pelo Estado da Bahia, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), contra o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (Sindpoc); Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb); Associação dos Escrivães de Polícia do Estado da Bahia (Aepeb); Associação dos Investigadores de Policia Civil do Estado da Bahia; Sindicato dos  Peritos Técnicos do Estado da Bahia (Sindpep) e Associação do Movimento Unificado dos Policiais Civis da Bahia (Unipol-BA).  A PGE informou que as associações e sindicatos mencionados deliberaram, após assembleia geral extraordinária ocorrida no dia 5 de agosto de 2020, pela deflagração de que greve por 24 horas no dia 11 de agosto do mesmo ano, e que a decisão de deflagração teria resultado de suposta ausência de protocolo de biossegurança para prevenção da Covid-19, suposta proibição dos testes nas unidades policiais e percepção do adicional de insalubridade.  “Os danos para a segurança pública e as violações a direitos fundamentais serão levados a extremos com a paralisação das atividades dos servidores da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica, não sendo admissível sequer a chamada operação padrão, que nada mais é do que uma greve mitigada ,com desatendimento de demandas e o retardamento do exercício de atribuições funcionais, como tem reconhecido a jurisprudência pátria”, argumentou a Procuradoria.







  • Contendas do Sincorá: População está preocupada com o fim da barreira sanitária

    Foto: Reprodução Facebook

    Moradores do município de Contendas do Sincorá estão preocupados com o fato da prefeitura ter desmontado a barreira sanitária que estava instalada na entrada da cidade como medida prevenção ao novo Coronavírus. O município possui pouco menos de 5 mil habitantes e, até o último Boletim Epidemiológico, contava com 36 casos confirmados da Covid-19, com 31 ativos e 05 curados. A população teme que os casos aumentem, pois não haverá fiscalização e controle de quem entra e sai da cidade, possibilitando assim que haja uma maior disseminação do vírus.



  • Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros passam a usar sistema integrado de informações

    Foto: Divulgação /SSP-BA

    As ocorrências registradas nas Corregedorias Geral e das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros serão inseridas no mesmo banco de dados utilizado pelas Delegacias. A mudança, que será iniciada no dia 14 de agosto, tem como objetivos melhorar as consultas e os cruzamentos de informações. O processo de mudança, coordenado pela Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) da SSP, foi iniciado, na semana passada, com as capacitações dos servidores. Os inquéritos das Corregedorias serão inseridos no Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip). "O objetivo é reunir todos os tipos de ocorrências criminais em uma única plataforma, melhorando, inclusive, a possibilidade de apuração dos fatos que envolvam público interno", destacou o titular da SGTO, coronel Marcos Oliveira. O delegado Ricardo Mendes ressaltou que a polícia está caminhando em um nível de excelência. "É gratificante. Estamos dando um passo gigantesco, buscando sempre a melhor polícia para os baianos", finalizou. Integrante da Corregedoria da PM, o capitão Fernando Brandão enfatizou que o “treinamento sempre é importante para que o usuário saiba como usar corretamente o sistema e possa agregar à sua rotina de trabalho".







  • Vitória da Conquista: PRF apreende mais de 12.000 pares de tênis falsificados que seriam comercializados em Feira de Santana

    Foto: Divulgação /PRF-BA

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite deste sábado (08), apreendeu 12.300 pares de tênis falsificados no município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Por volta das 23h, PRFs realizavam fiscalização ostensiva em frente a unidade policial (Km 830 – BR 116), quando abordaram uma carreta Volvo/FH 440, conduzida por um homem de 39 anos. Durante a abordagem verificou-se que a mercadoria transportada não possuía Nota Fiscal. Na verificação da carga foi possível constatar que se tratava de mais de 12.000 pares de tênis falsificados de marcas mundialmente famosas (Nike, Asics, etc) que estavam sendo transportados da cidade de Nova Serrana (MG) para serem comercializados na cidade de Feira de Santana. Diante dos fatos, o motorista e demais ocupantes do caminhão foram apresentados com a mercadoria apreendida na Delegacia de Polícia Civil.