• Butantan diz ser possível ter vacina para Covid-19 com registro em outubro

    Foto: Reprodução

    O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou hoje ser possível ter uma vacina contra a covid-19, doença causada pelo coronavírus, pronta para registro em outubro. Em junho, o Butantan firmou parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para produção e testes avançados de uma vacina. As declarações foram dadas em audiência pública virtual da Câmara dos Deputados para debater o desenvolvimento da imunização. No momento, a vacina está sendo testada em cerca de 9.000 voluntários em seis unidades federativas —São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro— sob a coordenação e o acompanhamento do Butantan. Se a vacina for clinicamente bem-sucedida, o Butantan a submeterá para registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Caso aprovada pela agência, poderá ser distribuída para o SUS (Sistema Único de Saúde) por meio do governo federal. “Poderemos ter (a vacina) a partir agora de outubro. O processo de preparo para a formulação e o envase já se iniciou. Todos os processos de controle de qualidade e validação já se iniciaram. Então, poderemos ter a vacina. A grande pergunta é se estará registrada e aprovada pelo estudo clínico e poderá ser utilizada. Sou muito otimista. Acho que um prazo razoável seria janeiro de 2021 dado o desempenho até o presente momento”, afirmou Covas. Gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Gustavo Santos afirmou que a agência tem acelerado e flexibilizado processos em meio à pandemia para atender demandas. No caso da vacina, ele disse que há um prazo de 60 dias para a análise do eventual registro após a entrega da documentação necessária por parte do interessado, mas a avaliação será prioridade e deverá acontecer em menos tempo.







  • Governo entrega 74 ambulâncias a municípios baianos com investimento de R$ 5 milhões

    Foto: Mateus Pereira/GOVBA

    A área de saúde no interior do Bahia ganhou um reforço nesta sexta-feira (7). O governador Rui Costa entregou 74 ambulâncias e seis veículos administrativos para municípios de diferentes regiões do estado. A entrega ocorreu no Parque de Exposições com a presença de prefeitos, prefeitas e os deputados que destinaram suas emendas parlamentares para viabilizar a entrega dos veículos. “Essas ambulâncias chegam em um momento muito oportuno. Já havíamos entregue uma quantidade na semana passada para os municípios da Bahia, e hoje entregamos mais 74 ambulâncias pra reforçar a atenção básica dos pacientes. Na próxima semana teremos uma nova entrega de mais uma quantidade de ambulâncias para quem sabe em breve chegar próximo ao número de 400 municípios com novas ambulâncias, dando assistência também aos pacientes de Covid-19”, afirmou o governador. A entrega representa um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões e beneficia 63 municípios, o Hospital de Base de Vitória da Conquista e a Santa Casa de Oliveira dos Campinhos em Santo Amaro. Cinco veículos administrativos, incluindo uma picape modelo Ranger foram destinados a Feira de Santana e outro veículo para Ibipeba. Entre as cidades que receberam uma ambulância nova está Nova Soure, que fica a 250 quilômetros de Salvador. O prefeito do município, Cassinho, afirma que o veículo melhora a prestação de serviço à população. “Nós temos muita demanda de transferência, de viagem, transferência, consulta e um equipamento novo como esse traz conforto, dignidade e respeito à população”. Os municípios que receberam as ambulâncias são: Amargosa, Anagé, Andorinha, Aracatu, Barro Alto, Belmonte, Biritinga, Botuporã, Brejões, Cairu, Camamu, Campo Formoso, Candeias, Cândido Sales, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Coité, Crisópolis, Curaçá, Dom Basílio, Elísio Medrado, Esplanada, Euclides da Cunha, Filadélfia, Ibipeba, Igrapiúna, Ipecaetá, Ipirá, Iramaia, Itabuna, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamari, Itiúba, Ituberá, Jandaíra, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Maragogipe, Mascote, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Soure, Olindina, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Porto Seguro, Remanso, Rio Real, Rodelas, Santa Luz, Santo Amaro (Santa Casa de Oliveira dos Campinhos), Saubara, Serra Preta, Ubaíra, Ubatã, Uibaí e Vitória da Conquista.







  • Rui Costa anuncia parceria com China para testes de vacina contra Covid-19 na Bahia

    Foto: Camila Souza/GOVBA

    Na manhã desta sexta-feira (7), o governador Rui Costa, juntamente com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e a secretária de Ciência e Tecnologia, Adélia Pinheiro, participou de uma teleconferência com um grupo composto por duas empresas chinesas que estão desenvolvendo duas linhas de vacinas contra a Covid-19.  "Nós fizemos o contato com eles para que o Nordeste, e obviamente a Bahia, participassem dessa pesquisa. Eles concordaram e ainda hoje enviarão os documentos para que a gente assine um protocolo conjuntamente já na próxima semana. A partir daí, pediremos autorização à Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde, e também da Anvisa, para fazermos os testes dessa vacina", explicou o governador. Ainda segundo Rui, se os testes forem aprovados, os lotes da vacina devem ser enviados em 30 dias. "Seriam em torno de 4 mil pacientes testados por aqui. Essa vacina já foi aplicada em 100 mil chineses e também em outros países". O governador também lembrou que a Bahia já participa de um teste de uma empresa americana. "Além disso, vamos assinar um documento com uma empresa russa para fazer um teste com a vacina desenvolvida por eles. Com isso, estamos buscando aproximar o intercâmbio científico de pesquisa e de saúde e ao mesmo tempo nos colocando na frente para termos acesso às primeiras vacinas oferecidas, para imunizar a nossa população".







  • Aracatu: Prefeito entrega mais duas ordens de serviço as empresas responsáveis pela ampliação do Hospital Municipal Felinto da Silveira Maia

    Foto: Divulgação

    A Prefeitura Municipal de Aracatu entregou nesta sexta-feira (07)  mais duas ordens de serviço as empresas responsáveis pela ampliação do Hospital Municipal Felinto da Silveira Maia, com a construção de uma Fisioterapia e Laboratório e ainda uma Pavimentação de diversas ruas no Bairro Novo Horizonte. Foi mais uma conquista que vem sendo desejada há muito tempo pela gestão e os munícipes. Acompanhando esse momento juntamente com o Prefeito Sérgio Maia, a Secretária Municipal de Saúde, Luciene Silveira Santos; o Coord. da Assistência Farmacêutica e Presidente da comissão de combate do Covid-19, Everton Araújo; Diretor Administrativo, Murilo Marinho; Téc. em radiologia, Luís Fábio Santos, Coord. do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, Fabricio Coqueiro; o Coord. de Projetos Erivan Coqueiro; Téc. em Edificações, Leonice Brito e os responsáveis pelas empresas Artefran e Trindade.







  • Bahia registra 3.953 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram notificados 3.953 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,2%), 53 óbitos (+1,4%) e 3.146 curados (+1,9%). Dos 183.690 casos confirmados desde o início da pandemia, 165.984 já são considerados curados, 13.917 encontram-se ativos e 3.789 tiveram óbito confirmado para coronavírus. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 411 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (33,49%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Almadina (4.154,47%), Dário Meira (4.005,60%), Gandu (3.647,81%), Itajuípe (3.596,70%) e Ipiaú (3.333,12%). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 360.125 casos descartados e 82.843 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (6). Na Bahia, 16.203 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.







  • Caraíbas e Tanque Novo têm transporte suspenso; total na Bahia chega a 395

    O transporte intermunicipal será suspenso em Caraíbas e Tanque Novo a partir de sábado (8). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta (7).  Ficam suspensas nesses municípios, até 14 de agosto, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.  O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Barra da Estiva e Ibiquera, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.







  • Ituaçu: Policias da 34ª CIPM entregam alimentos e agasalhos arrecadados no município

    Foto: Divulgação /34ª CIPM

    “O caminho e? longo, mas a viatura Solidária PM chega la?”, comemoram os policiais da 34ª CIPM. Na última sexta-feira (31), alimentos e agasalhos arrecadados no município de Ituaçu foram entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social. “Em tempo agradecemos à sociedade, ao projeto realiza e a todos os parceiros que contribuíram com esta arrecadação. Durante todo mês, a Polícia Militar, sempre a postos para servir e proteger, vai precisar contar com você para fazer essa Corrente do Bem continuar a crescer”, disseram os policiais.







  • Brumado: Obras de pavimentação são realizadas da BR-030 ao centro da cidade

    Foto: Divulgação

    A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está realizando as obras de pavimentação asfáltica do corredor de tráfego que liga a BR-030, passando pelo bairro Cidade das Esmeraldas, finalizando no centro da cidade.

    Brumado: Obras de pavimentação são realizadas da BR-030 ao centro da cidade

    Foto: Divulgação

    Brumado: Obras de pavimentação são realizadas da BR-030 ao centro da cidade


  • Flexibilização do transporte intermunicipal é iniciada na Bahia

    Foto: Secom/BA

    O Governo do Estado vai iniciar a flexibilização do sistema de transporte intermunicipal na Bahia. Para isso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI precisa permanecer abaixo de 70%. Caso isso ocorra, a retomada será iniciada no começo da próxima semana. O ponto de partida será a liberação da circulação de ônibus e embarcações entre cidades distantes até 100 quilômetros de Salvador. Para tornar o processo o mais seguro possível e evitar a contaminação pela Covid-19, alguns protocolos serão exigidos, como a testagem periódica dos funcionários que atuam nos transportes e terminais, e a ocupação da capacidade em 50%. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e a Agerba estão acompanhando e fiscalizando as determinações para a reabertura.  “A partir de agora iremos realizar o retorno progressivo, lento e gradual da retomada do transporte intermunicipal. Estamos no terceiro dia seguido com taxa de ocupação dos leitos de UTI abaixo de 70% em Salvador. Usamos o parâmetro de ocupação dos leitos para retomar o transporte. Se continuarmos até o final de semana com esse índice abaixo dos 70%, iremos liberar o transporte metropolitano de Salvador e o transporte intermunicipal em cidades que estão até 100 quilômetros de distância da capital. Para as demais regiões ainda iremos aguardar mais um pouco em função da taxa de ocupação de leitos voltados para a covid-19”, explicou o governador Rui Costa durante o programa Papo Correria em suas redes sociais na ultima quinta-feira (06).   Os ônibus intermunicipais vão poder circular com 50% de ocupação, venda de passagens antecipadas e testagem dos funcionários. Fazem parte desta categoria 42 municípios, que terão os transportes liberados entre si, a exemplo estão as cidades de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus, não podendo operar fora do raio definido. As saídas e chegadas de transporte interestadual também poderão ser retomadas apenas nas 42 cidades  Além das novas regras, continuam em vigor medidas de higienização regular e proibição de entrada e permanência de passageiros sem máscara facial em embarcações, veículos e terminais. Nos terminais, o funcionamento dos guichês deverá cumprir os protocolos impostos pelos órgãos de saúde e fazer cumprir medidas de distanciamento entre passageiros e funcionários. As medidas serão adotadas em todo o plano de retomada dos serviços em transportes, e foram definidas a partir de critérios técnicos.  

    Flexibilização do transporte intermunicipal é iniciada na Bahia


  • Aracatu: TCM autoriza execução orçamentária que presidente do Legislativo e oposicionistas articularam contra obras nas comunidades de Piabanha e Várzea da Pedra

    Foto: Reprodução

    O município de Aracatu foi contemplado com recursos federais de origem dos Royalties do Pré-Sal. Deste modo, o município encaminhou à Câmara Municipal, o Projeto de Lei para Abertura de Crédito Especial no orçamento em curso e dotações específicas, visando a melhoria da qualidade de vida da população, apontando que os recursos seriam investidos na pavimentação do povoado da Piabanha e na construção de uma quadra poliesportiva com cobertura e arquibancada na comunidade de Várzea da Pedra. Porém, segundo a prefeitura de Aracatu, "o presidente do Legislativo Wilber Pinto Aguiar e demais vereadores de oposição rejeitaram o projeto e não deram a devida atenção aos benefícios paras as comunidades. Com a decisão contrária da maioria dos vereadores, o prefeito Sérgio Maia juntamente com os setores jurídico e contábil, trabalharam incansavelmente junto ao Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, e insistiram nas consultas e debates, tentando encontrar uma forma legal para utilização destes recursos. Para felicidade de todos, nesta terça-feira, dia 04 de agosto, a Diretoria de Assistência aos Municípios, através do parecer 21/2020, entendeu que o município, através de Decreto próprio, poderá inserir a fonte de recurso nas dotações já existentes até o limite do orçamento. Com a decisão do TCM, a manobra da oposição na Câmara de Vereadores que prejudicava milhares de aracatuenses foi frustrada e as obras de pavimentação e quadra poliesportiva serão executadas.", explicou a administração municipal. 

    Aracatu: TCM autoriza execução orçamentária que presidente do Legislativo e oposicionistas articularam contra obras nas comunidades de Piabanha e Várzea da Pedra


  • Brumado chega a 558 casos confirmados da Covid-19; 490 estão recuperados

    Nesta quinta-feira, 06 de agosto, o município de Brumado registra 558 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 18,92% do total de 2.949 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 5 óbitos, 63 pacientes em tratamento e 490 recuperados. No momento, 54 ainda aguardam resultado laboratorial e 1073 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 9.9961-0107; (77) 9.9961-0110; (77) 9.9961-0115; (77) 9.9961-0118; (77) 9.9961-0119; (77) 9.9961-0128; (77) 9.9961-0131e (77) 9.9961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central garanta a sua segurança e de todos.







  • Justiça determina que estado da Bahia defina locais para transferência de presos com Covid-19

    Foto: Reprodução/TV Bahia

    De acordo com informação divulgada pelo Ministério Público Estadual (MP-BA), na terça-feira (04), a justiça determinou que o estado da Bahia complemente, em até 30 dias, o Plano de Contingência da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), especificando o local, que deve ser administrado pela própria secretaria, para transferência imediata de presos sintomáticos ou diagnosticados com coronavírus e que estão custodiados nas carceragens policiais pelo estado. De acordo com informações do G1, segundo o órgão, a decisão saiu no final da semana passada e atendeu a um pedido formulado por meio do Grupo Especial de Atuação para o Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), após a Justiça negar pedido liminar em ação civil pública, ajuizada no dia 24 de julho. Ainda de acordo com o órgão, a decisão do desembargador Mário Augusto Albiani Alves Júnior estabeleceu ainda que a SEAP determine um local para a transferência dos presos com sintomas ou diagnóstico de Covid-19 que receberam alta após atendimento na rede pública de saúde em todo o Estado. Além disso, a SEAP deverá promover um Plano de Ação para a assistência à saúde, a testagem e o isolamento dos presos custodiados que tenham sintomas ou diagnóstico do novo coronavírus ou tenham tido contato com portadores da doença.







  • Ministério da Saúde lança campanha de incentivo à amamentação

    Foto: Reprodução

    Os índices de amamentação cresceram no Brasil nos últimos anos. É o que mostra um estudo divulgado nesta terça-feira (4) pelo Ministério da Saúde, em meio a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020. Os dados apontam que, atualmente, mais da metade (53%) das crianças continuam sendo amamentadas no primeiro ano de vida.  Entre as crianças menores de quatro meses, 60% se alimentam exclusivamente do leite materno. Já entre as menores de seis meses, o índice é de 45,7%. Ainda, 60,9% das crianças menores de dois anos foram amamentadas. Os dados são do resultado preliminar do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani). Foram avaliadas 14.505 crianças menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020.  De acordo com o Ministério da Saúde, ao comparar dados de uma pesquisa do ministério de 2006 com o Enani, há um aumento de 15 vezes na prevalência de aleitamento materno exclusivo entre as crianças menores de 4 meses, e de 8,6 vezes.  Em relação ao aleitamento materno continuado até os dois anos, o aumento foi de 22,7 vezes no primeiro ano de vida e de 23,5 em menores de dois anos, em comparação com os dados de pesquisa realizada em 1986.  A orientação é que o leito materno seja o alimento exclusivo nos primeiros seis meses por ser completo para o bebê e oferecer os nutrientes para que ele se desenvolva saudável. A partir dessa idade, e até os dois anos ou mais, a recomendação é que a amamentação seja mantida junto com o consumo de alimentos. Para incentivar que cada vez mais mulheres amamentem, e como parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Apoie a amamentação: proteger o futuro é um papel de todos”.







  • Mortes violentas na Bahia têm redução de 7,8% em julho

    Foto: Divulgação /SSP-BA

    Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que reúnem homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, apresentaram redução de 7,8% no mês de julho, na Bahia, comparando com o mesmo período do ano passado. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) foi destaque com queda de 30,6%. No interior, as mortes recuaram 5% e, em Salvador, foi registrado um aumento de 1,3%. Em números absolutos, no sétimo mês de 2020 aconteceram 365 mortes, enquanto no mesmo período do ano passado a polícia computou 396 óbitos. “Continuamos combatendo o tráfico de drogas, crime relacionado à 80% das mortes. Importante, além das ações policiais, discutirmos a questão do consumo. Quem usa droga financia as armas usadas pelos traficantes contra seus rivais e usuários com dívidas”, alertou o comandante de Operações da PM, coronel Humberto Sturaro. O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado José Bezerra, por sua vez, destacou o trabalho realizado na RMS, principalmente no município de Camaçari, através da 4ª DH. “Foram 12 casos, em julho, contra 22 no mesmo período do ano passado. É um trabalho incessante”, completou. No total, a RMS contabilizou 43 casos este ano, contra 62 registros em 2019. Nos 403 municípios do interior do estado aconteceram 246 mortes violentas, em 2020, contra 259, no mês de julho de 2019.







  • Polícia Civil inicia leilão de bens apreendidos com traficantes

    Foto: Divulgação /SSP-BA

    A Polícia Civil realizará, nesta quinta-feira (6), o primeiro leilão de bem apreendidos com traficantes de drogas. Na primeira edição, seis veículos serão colocados à venda. A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad). As delegadas Andréa Ribeiro, Tatiany Cardoso e Fabiana Pinheiro, integrantes de uma comissão criada em maio deste ano, analisam os itens encontrados com os criminosos. Após liberação da Justiça, eles ficam aptos para serem vendidos. "Os responsáveis pelos inquéritos, comprovando que o bem foi comprado através da venda de entorpecentes ou utilizado para ações ilícitas, solicitam a alienação antecipada via judiciário", explicou a delegada Andréa Ribeiro, integrante da comissão e titular da Coordenação de Narcóticos do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). A delegada acrescentou que os valores arrecadados entrarão em uma conta gerida pela Senad e depois serão investidos no combate ao tráfico nos estados. "Importante destacar que, além dos recursos, essa medida esvaziará as nossas unidades. Muitos bens apreendidos chegam a ficar anos ocupando espaço em Delegacias", completou. Nesta primeira edição, os veículos modelos Onix, Cobalt, Celta, Corsa, Punto e Crossfox, apreendidos em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Paulo Afonso, nos anos de 2017, 2018 e 2019, serão colocados à venda. Interessados poderão dar lances, após se inscreverem no site www.mpleiloes.com.br. "Temos outros bens aguardando decisão judicial. Esperamos o mais rápido possível vendê-los e usar esses recursos em capacitações e novos equipamentos", destacou a delegada Andréa Ribeiro.

    Polícia Civil inicia leilão de bens apreendidos com traficantes