Estima-se que atualmente o Mercado receba uma demanda de 300 visitas diárias, totalizando 8 mil pessoas por mês. O número é duas vezes maior que a estimativa do último ano. Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a mudança é fruto de reformas e intervenções feitas no local. As ações incluem correções de infiltrações e da parte elétrica do prédio, algo que prejudicava a atividade comercial do lugar. A varanda do local também foi restaurada. Lâmpadas convencionais foram trocadas por modelos de LED, que gastam menos energia e iluminam mais. As obras custaram R$ 480 mil para os cofres públicos da cidade. 
 
O permissionário Adenilton Andrade celebra as melhorias feitas no local. Segundo o dono do Doces Shalom, um dos 263 boxes do Mercado Modelo, a reforma contribuiu para atrair turistas mesmo em época de crise, mas a segurança do ponto turístico ainda precisa ser aperfeiçoada. “A prefeitura tem nos dado apoio, mas ainda precisamos de uma segurança mais ostensiva”, conta o permissionário que recentemente teve uma corrente de ouro roubada na área externa do lugar. A Semop garante que a segurança do Mercado está sendo melhorada com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e incremento da fiscalização dentro e no entorno do prédio.

“A atual administração tem se reunido com os permissionários do Mercado Modelo, abrindo diálogo constante. A intenção é realizar as melhorias e qualificações necessárias para que o equipamento esteja em condições de atender baianos e turistas. Organizamos também o estacionamento externo, com a finalidade de atender exclusivamente quem chega de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo, proporcionando mais conforto e fácil acesso ao mercado”, afirma o titular da Semop, Marcus Passos.

Contra as chamas que destruíram o Mercado Modelo em média a cada 21 anos de sua história, foram realizadas ações de prevenção para que incêndios não acometam novamente o ponto turístico. Extintores são distribuídos para os boxes e sanitários, como também na área de alimentação. Ocorreu ainda a reforma completa do telhado, evitando que o mau tempo prosseguisse como complicador das atividades do centro de compras. 

Como braço artístico da nova gestão, o Mercado Modelo passou também a oferecer apresentações musicais por meio do "Viver o Mercado". Durante um ano, o projeto contou com a apresentação de 27 grupos artísticos para um público fixo de aproximadamente 6 mil pessoas, sem contar com os passantes. O projeto teve início em setembro de 2016, concentrando ações de entretenimento, cultura, informação e lazer de forma ininterrupta até junho de 2017. O Pôr do Sol no Mercado acontece sempre às sextas-feiras, das 17h às 18h. Além da atividade, a Fundação Gregório de Matos levou ao local um espaço para happy-hour com música ao vivo no final de tarde.(Bahia Notícias)

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