• Mesmo com UTI em Brumado pacientes são transferidos para Vitória da Conquista; secretário de saúde justifica

    Mesmo tendo sido entregues, os 20 leitos ainda não estão funcionando 100%

    Inaugurada em 21 de dezembro de 2017 a nova ala da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, ainda não funciona 100% como foi registrado nos últimos dias. Dois casos de não atendimento na UTI do hospital deixaram os brumadenses intrigados e ganharam repercussão nas redes sociais.

    O primeiro caso de um jovem de 19 anos, que sofreu traumatismo craniano após cair de um cavalo. Sendo encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Magalhães Neto o jovem teria que ser internado na UTI, mas não existia vaga no momento e por isso foi transferido para Vitória da Conquista, com o agravante de ter quebrado o maxilar em três lugares. 

    Já o segundo caso foi de uma criança de cinco anos que acabou se queimando, também na zona rural de Brumado, tendo ferimentos sérios na região da cabeça e do pescoço. Ele foi encaminhado pelo SAMU para o Hospital Magalhães Neto, mas não pode ser internado na UTI, já que o município ainda não possui UTI Pediátrica. Transferido para Conquista, a criança está estável e não corre risco de morte.

    Segundo o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, e depois de inúmeros comentários e críticas que circularam nas redes sociais, o não atendimento dos dois pacientes, o jovem de 19 anos e a criança de 5 anos, ocorreu porque a ala de UTI de Brumado entrou em funcionamento com apenas 50% da capacidade, sendo que a implantação será gradual. O secretário Relatou ainda que nesta terça-feira (02) a unidade já está funcionando com 70% da capacidade e, até o final de semana, os 100% será atingido.

    Em relação ao caso da criança que sofreu queimaduras Claudio Feres disse que tem que se entender que a ala da UTI Neonatal é para recém-nascidos de até 28 dias, não é para crianças, ou seja, não é uma unidade pediátrica, daí a necessidade da transferência para Vitória da Conquista.