• Professores de escolas e creches municipais paralisam atividades em Vitória da Conquista

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste

    Buscando um reajuste salarial, os professores de escolas e creches de Vitória da Conquista paralisaram as atividades nesta quarta-feira (20), em forma de protesto. Segundo o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), o a prefeitura disse, em reunião com a categoria, na quarta-feira (13), que esse ano não vai ter reajuste.

    Ana Cristina Silva Novais, presidente da SIMMP, esteve presente na reunião e falou sobre a decisão dos trabalhadores pararem as atividades. "Foi decidido pela paralisação de hoje (20) nos três turnos. Primeiro para acaompanhar essa reunião que houve de manhã e para manifestar dizendo que nós não vamos aceitar o reajuste zero", afirmou.

    São cerca de 1.700 professores que trabalham em 184 escolas municipais e 28 creches em Vitória da Conquista. A categoria também reclama que não houve repasse do reajuste do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

    "Ele foi reajustado desde janeiro em 6,81%. Desde janeiro que o governo municipal já recebe o fundo com esse reajuste. Nós sempre recebemos esse repasse em maio e esse ano eles foram informados que nem esse repasse será concedidos aos profissionais de educação", disse Ana Cristina Silva Novais.

    Na manhã desta quarta-feira (20), os professores se reuniram com a prefeitura, mas não chegaram a um acordo. As escolas entram em recesso na sexta-feira (22). As aulas só retornam no início de julho. "Nós temos que retornar no dia 9 e no dia 10 temos nova assembleia e é possível que a categoria se mobilize", confirmou.