-

'Prevenção ao Suicídio' e 'Setembro Amarelo' – mês escolhido pela comunidade médica para abordar o tema – foram assuntos de palestras realizadas, na manhã desta quinta-feira (27), no auditório 'Investigador Mestre Álvaro', no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho da Secretaria da Segurança Pública.
A médica Mirian Elza Gorender, doutora em psiquiatria, detalhou como a campanha internacional de prevenção ao suicídio foi criada e discutiu formas de identificar e ajudar pessoas que estejam em situação de risco. “Aqui, no Brasil, a 'Setembro Amarelo' é considerada a maior campanha anti-estigma do mundo”, revelou, acrescentando que “esta iniciativa existe em 40 países”.
Psicóloga da Polícia Militar, a subtenente Elisângela Santana afirmou que a corporação dispõe de uma rede de acolhimento, formada por uma equipe multidisciplinar – médicos, psicólogos, nutricionistas, instrutores de educação física, dentre outros profissionais – preparada para amparar os seus integrantes.
“A saúde do servidor, que atua no atendimento ao público, é uma das preocupações da Secretaria da Segurança Pública”, sinalizou o coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, superintendente da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), cujo Núcleo de Saúde e Movimento, em parceria com o Departamento de Saúde da Polícia Militar, promoveu o evento. Na oportunidade, foi lançada a cartilha 'Criando Laços/ Diga Sim à Vida!'.
