• Governo de Guanambi recolhe cães de rua e faz encaminhamento para o Centro de Controle de Natalidade

    Os animais capturados passam por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e posteriormente é colocado para adoção.

    Na última segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde de Guanambi realizou o recolhimento de cães de rua em diversas regiões da cidade. A ação, acompanhada pelo Secretário de Saúde André Moitinho, foi realizada pelo Departamento Vigilância Epidemiológica. Foram capturados, no primeiro dia, 14 animais. A operação segue durante toda esta semana pela cidade.

    Os animais recolhidos foram encaminhados para o Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC), que está localizado na Rodovia BR-030, saída para Palmas de Monte Alto, o qual foi recentemente inaugurado pelo prefeito Jairo Magalhães e o secretário de Saúde. “Iniciamos este trabalho para impedir de forma substancial a proliferação de doenças, acidentes de trânsito ocasionados por animais de rua, ataques a transeuntes, diminuindo a médio prazo, a população de cães errantes pela cidade. Oferecemos um tratamento digno aos animais, dentro dos protocolos exigidos pelos órgãos reguladores”, frisou o secretário André Moitinho.

    O CCNC já é referência em toda região e tem a capacidade estimada para castração de 50 animais por mês, totalizando 600 ao ano. Os animais que estão sendo capturados nas vias públicas, passam por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e posteriormente é colocado para adoção, em parceria com ONGs de proteção animal. O Centro é dotado de recepção, centro cirúrgico, local de pós-operatório, baias coletivas e individuais, além de contar com a supervisão técnica do veterinário Dácio Plácido e demais profissionais da área.

    Governo de Guanambi recolhe cães de rua e faz encaminhamento para o Centro de Controle de Natalidade

    O Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC), que está localizado na Rodovia BR-030, foi recentemente inaugurado pelo prefeito Jairo Magalhães e o secretário de Saúde.