Cases

Um dos municípios que teve destaque nesta edição do Prêmio foi Madre de Deus. Situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a prefeitura foi vencedora, na etapa estadual, em duas categorias (Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI e Inovação e Sustentabilidade).

Um dos projetos implantados na cidade foi a reestruturação do Centro de Atendimento ao Cidadão, expandindo um setor para Pessoa Jurídica, implementando um novo módulo de Cadastro Único Empresarial. Em paralelo, foi construído o Espaço do Empreendedor, ambiente responsável por capacitar o empresário em cursos de empreendedorismo, acesso à microcrédito, atendimento ao MEI e definição do perfil empresarial.

O outro projeto, que garantiu o prêmio na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI, foi o “UniAtiva - A vida recomeça aos 50”, que teve como objetivo principal implantar a cultura do empreendedorismo na reinserção da vida de pessoas acima de 50 anos, designado como Terceira Idade Estendida (TIE), visando novas formas de trabalho e complementação de renda, aproveitando o potencial conhecimento e a experiência adquirida ao longo da vida, independente do nível escolar apresentado.

Os finalistas, das cinco regiões do país, disputam em oito categorias: Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da RedeSimples, além de Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados (não participaram Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal), sendo que 1.130 foram habilitados. Na etapa estadual, foram 160 vencedores.

Para se chegar aos finalistas, uma comissão formada por funcionários do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores estaduais. Os 51 projetos com maiores notas foram submetidos à comissão julgadora nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas nos pequenos negócios. Todas as avaliações foram realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria.

CONTINUE LENDO