-

Foto: Destaque Bahia
Desde o surgimento do Povoado de Sanguessuga o pessoal da Comunidade fazia a utilização de montarias à cavalo para diversos fins, inclusive transportar água, arar a terra, buscar alimentos na cidade, entre outras utilidades produtivas, que o homem do campo pode fazer utilizando o animal.
Com a chegada dos meios de transportes motorizados na vida do povo rural, o cavalo ainda é um animal muito importante, além de ser um meio de transporte é também o animal favorito de estimação do povo sertanejo.
O evento - Cavalgada de Sanguessuga - surgiu dessa cultura do povoado, desde a primeira edição toda comunidade se envolve, trabalhando juntamente com as comunidades vizinhas para que todos se sintam à vontade durante todo o evento.

Foto: Destaque Bahia
Na IV cavalgada de Sanguessuga não foi diferente, há dias os organizadores do evento vieram trabalhando para que ocorresse da forma planejada, assim foi.
Os cavaleiros e amazonas de toda região se concentraram na Comunidade de Furnas, em seguida fizeram o percurso até o Povoado de Sanguessuga, onde foram recebidos por toda equipe organizadora, com discurso do grande apoiador do evento; Gilvan Teixeira, conhecido popularmente como Galego.
Após a chegada dos cavaleiros uma grade de atrações esperava pelo grande público presente, artista como; Marco Brasil, Gilvan da Paraíba, Robertinha, Capu de Fusca e Fulô do Sertão, passaram pelo palco montado com uma grande estrutura, somente para dar a qualidade que o evento merece.

Foto: Destaque Bahia
Paralelo ao palco à Carreta Evolution da cidade de Vitoria da Conquista que também esteve no ambiente e fez a alegria dos jovens.
“Meu sonho era ver essa carreta de perto, graças a Deus pude realizar meu sonho e vou dançar muito aqui hoje”, ressaltou um jovem da Comunidade Rural de Rio do Antônio.
Ainda no evento estiverem presentes personalidades da política, como os deputados estaduais Vitor Bonfim, Zé Raimundo, o deputado Federal Waldenor Pereira, Gil Rocha prefeito do município, vereadores locais, além dos prefeitos e lideranças políticas das cidades vizinhas.
Durante o evento, comidas típicas e a tradicional feijoada foram servidas ao público, que segundo informações mais de 2 mil marmitas foram distribuídas.
Eventos como este propicia valor econômico à comunidade. “Eu vim, montei minha barraca de espetinhos e graças a Deus já vendi todos, agora vou só curtir a festa porque está muito boa", disse a proprietária de uma barraca.
O grande apoiador do evento numa das conversas com a nossa reportagem, falou sobre sua emoção de poder fazer parte e contribuir de forma que a comunidade de Sanguessuga se sentisse feliz.
Foto: Destaque Bahia
“Recebi muita gente em minha casa hoje, estou muito contente. A estrutura desse evento foi pensado com base na ideia de compartilhar alegria, lazer aos amigos e companheiros que eu tanto estimo, moro aqui na Sanguessuga e não meço esforço para contribuir com minha comunidade, meu município, estou muito feliz de ver tanta gente aqui neste evento que juntamente com meus amigos de Sanguessuga preparamos com muita satisfação.” Disse Galego.
O final do evento foi na madrugada dessa segunda-feira 01 de julho ao som da Banda Fulô do Sertão.
Os organizadores do evento estão vislumbrados de alegria, todos se sentindo realizados com o sucesso da IV Cavalgada de Sanguessuga agradecendo a todos e já na expectativa da próxima Cavalgada.
