-

Escola de Tempo Integral de Ubiraçaba
O modelo de ensino Escola de Tempo Integral em Brumado pode estar com os dias contados, isso porque, uma Lei que obriga que a permanência do aluno seja facultativa precisa ser revogada, caso contrário, de acordo com o Secretário de Educação João Nolasco e até mesmo o prefeito Eduardo Vasconcelos, ficará inviável para o município manter o modelo de ensino.
A lei não vinha sendo cumprida, a qual permitia que o aluno saísse o horário que desejasse depois das 11h30, no entanto, após uma decisão judicial, em que um grupo de pais apoiados pela oposição, decidiram entrar no Ministério Público, a justiça obrigou o município a tornar facultativo a permanência do aluno, a decisão tem um prazo para começar a ser cumprida.
O prefeito e Secretário de Educação anunciaram que: "Vamos tentar reverter essa situação, revogando esta Lei, a qual depende dos 08 vereadores, caso não consigamos, retornaremos com o ensino antigo", disseram.
A preocupação é muito grande e muitos país que estão se mobilizando para que os vereadores revoguem a lei, pois, a maioria, são favoraveis a manutenção do ensino integral, pois, além de proporcionar o estudo normal no período da manhã, diversas oficinas são realizadas no período da tarde; como aulas de dança, capoeira, Karatê, Informática, dentre outras. Além de quatro refeições balanceadas aos alunos.
Brumado foi pioneiro ao transformar todas as escolas em Tempo Integra, com todas as escolas climatizadas, quadra coberta e toda estrutura o desenvolvimento do aluno. Depois do modelo de ensino, o município passou a ser refêrencia, principalmente após elevar o índice IDEB maior do que o da Bahia.
