-

Como se sabe, no último dia 23/01, por meio de uma liminar, o juiz Tadeu Cardoso, titular da 2ª Vara Cível, decidiu anular a votação para eleição da mesa diretora ocorrida no dia 12 de Dezembro passado e nova eleição foi marcada para o dia 06 de fevereiro pela Presidente interina, Verimar Meira.
A Presidente interina, por meio da portaria 83/2023, abriu a possibilidade para inscrições de novas chapas e, após isso, começou a circular, nos bastidores da política brumadense, a informação que o vice-prefeito Édio Continha pretende lançar a candidatura do jovem César Bar para presidência da câmara e ao que parece, não logrando êxito em angariar votos da bancada de situação, estaria dialogando com a oposição ao prefeito Eduardo para obter apoio, sendo necessários 8 votos pra eleger a chapa.
Ao que parece, as negociações estão avançadas e recheadas de conspirações e mistérios, colocando o vice-prefeito em situação de destaque, falando-se até que o mesmo busca a possibilidade do impeachment do prefeito Eduardo Vasconcelos para, então, tomar o seu lugar.
Até o momento, o Vereador César Bar, que é filiado ao partido comandando por Édio Continha (PCdoB), não se pronunciou publicamente mas, em conversas reservadas, confirmou a alguns interlocutores que se houvesse a garantia de vitória, estaria desembarcando do grupo do prefeito, seguindo a orientação de Édio, que demonstra ter um certo domínio das decisões, figurando como verdadeiro “dono do passe do vereador”.
Ao que parece, os vereadores de oposição não acreditam numa vitória se a chapa for encabeçada pelo vereador Rey de Domingão, tendo em vista que ele perdeu espaço após amargar derrotas nas duas últimas eleições para presidência da Casa e, por essa razão, o grupo oposicionista não estaria mais disposto a apoiá-lo pois, na última eleição, não conseguiu nem mesmo obter o voto de todos os vereadores que se declaram de oposição, obtendo apenas 6 votos.
Com isso, o que se desenha é que foi oferecido apoio à candidatura do vereador César Bar, contudo, com a condição de que ele desembarque do grupo de situação e passe a liderar o grupo de oposição.
Assim, com o apoio de Édio e do Vereador César, a oposição estaria articulando algo muito maior do que se possa imaginar. Pelo que foi apurado em todas as possíveis chapas que circulam, o vereador Amarildo Bomfim figura como vice-presidente, o que pode ser o “pulo do gato” da oposição para chegar à presidência, pois estaria ajustado entre eles que, pouco tempo após a eleição, o vereador Amarildo buscará, com apoio dos demais e do Vice Prefeito Édio, o afastamento do vereador César, através de um dossiê previamente montado com objetivo de destituí-lo do cargo e, assim, assumir a presidência.
Nas redes sociais, populares tem se indgado com os rumores desse suposto golpe arquitetado por aqueles que buscam a todo custo "tomar o poder" da forma mais sorrateira possível.
