• Vereador critica atendimento a cidadãos de Contendas em Posto de Saúde de Ituaçu, mas prefeita rebate 'questão de humanidade'

    Na sessão da última sexta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Ituaçu, o Vereador Ronaldo gerou um debate acalorado ao fazer duras críticas ao atendimento no Posto de Saúde do Campo Grande, localizado no município de Ituaçu, a cidadãos da cidade vizinha Contendas do Sincorá. O vereador afirmou que Ituaçu não está tendo nenhum lucro com isso.

    O vereador Ronaldo foi bastante enfático em sua fala: “Eu acho que deveria ter uma política para proibir esses atendimentos de outro município no município da gente. Emergência tem que ser atendido em qualquer lugar, qualquer hora que chegar tem que atender. Até na hora que o médico tiver dentro do carro pra sair, ele tem que sair do carro e atender. É uma emergência! Agora esse atendimento de área descoberta, como Campo Grande faz ali, é o pessoal de Contendas levando nosso remédio, levando tempo do nosso medico, que era pra tá atendendo o ituacuensse tá atendendo o povo de Contendas. Uma área descoberta que atende várias pessoas do município de Contendas. Qual o lucro que vem pra Ituaçu? Nenhum!”.

    No pronunciamento surpreendente que seguiu as críticas de vereador, a prefeita de Contendas do Sincorá, Margarete, defendeu a prática de atendimento a cidadãos de cidades vizinhas nos postos de saúde. A prefeita alegou que essa é uma questão de humanidade e que a cidade que ela representa também acolhe moradores de municípios circunvizinhos em seus postos de saúde.

    A prefeita Margarete argumentou que o atendimento a cidadãos de cidades vizinhas é uma prática comum em várias cidades da região e é fundamental para garantir o acesso à saúde para todos, independentemente de sua cidade de origem. Ela destacou que a cidade de Contendas do Sincorá também acolhe cidadãos de municípios próximos e enfatizou a importância da solidariedade e da cooperação entre os municípios em questões de saúde.

    “A Secretaria Municipal de Saúde de Contendas do Sincorá, a assistência médica à população das comunidades e povoados situados em áreas de divisa e que ficam distantes de suas sedes, é usual, não só em Ituaçu, mas como em todos os municípios da região, inclusive Contendas do Sincorá.

    A Secretaria Municipal de Saúde de Contendas do Sincorá atende parte da população do Povoado São Jorge, que pertence a Barra da Estiva, como presta assistência à população em áreas limítrofes à Contendas, situadas nos municípios de Mirante e Manoel Vitorino. A Secretaria de Saúde de Barra da Estiva, por exemplo, atende pessoas de Ibicoara e Iramaia e, deste modo, essa situação ocorre com outros municípios do sudoeste baiano e Chapada Diamantina. Um percentual significativo de medicamentos nos é fornecido pelo Governo da Bahia, assim como ocorre nos municípios da região. Dessa forma, trata-se de uma questão de humanidade e cuidado com o ser humano não negar atendimento a pessoas que vivem distantes das sedes de seus municípios de origem”, disse a Prefeita.

    Em decorrência do interesse público, o Destaque Bahia identificou que, em diversos municípios, está ocorrendo o atendimento de cidadãos que residem em outras cidades. Essa constatação levanta questões significativas relacionadas à distribuição de recursos e serviços públicos, exigindo uma análise mais aprofundada para melhor atender às necessidades da população e garantir uma alocação eficiente de recursos.

    Para garantir que a população seja bem atendida e que os fatos sejam esclarecidos de maneira adequada, o Destaque Bahia compromete-se a monitorar de perto o funcionamento dos postos de saúde em Ituaçu e fornecerá informações oportunas à comunidade. Isso assegura transparência e uma abordagem responsiva para atender às necessidades de saúde dos cidadãos, bem como para promover a eficácia dos serviços públicos.

    O Destaque Bahia entrou em contato com o vereador Ronaldo para se manifestar acerca da fala da Prefeita Margarete, no entanto, até a publicação da matéria, o vereador não havia dado retorno.