• Barra da Estiva avança na segurança rural com projeto inovador da Polícia Militar

    Nos dias que antecederam o aniversário de 98 anos de emancipação política do município de Barra da Estiva, importantes ações voltadas à segurança pública foram implementadas, marcando um novo momento na proteção das comunidades rurais da região. A Polícia Militar da Bahia, por meio do Tenente Coronel PM Eduardo Moreira Viana Júnior, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) – unidade vinculada ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) – esteve na cidade para lançar, junto ao Capitão PM Cícero Márcio da Hora Nascimento, comandante da 3ª Companhia, e com o apoio da Prefeitura Municipal, o primeiro cadastro de propriedades rurais no Projeto de Policiamento Comunitário Rural Georreferenciado.

    Barra da Estiva avança na segurança rural com projeto inovador da Polícia Militar

    Barra da Estiva, como grande parte dos municípios baianos, possui mais de 95% do seu território classificado como zona rural, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com o instituto, cerca de 45% da população local vive no campo, o que reforça a relevância de ações voltadas à segurança e à valorização das comunidades rurais.

    Barra da Estiva avança na segurança rural com projeto inovador da Polícia Militar

    Foi nesse contexto que o projeto foi implementado, com foco no mapeamento de povoados, distritos, comunidades tradicionais e propriedades rurais, realização de visitas comunitárias, solidárias, reuniões locais e escutas sociais, tudo com o objetivo de entender as reais demandas dos moradores do campo em relação à segurança pública. A meta é permitir que o poder público atue com mais precisão, promovendo um ambiente rural mais seguro e de paz.
    Um dos destaques da iniciativa é o cadastro georreferenciado das propriedades, que, ao atenderem critérios mínimos de segurança, passam a contar com placas de identificação de área monitorada pela Polícia Militar. Cada placa possui um código exclusivo, que, em situações de emergência, pode ser informado pelo proprietário por telefone ou WhatsApp. Com esse código, a guarnição policial consegue gerar uma rota GPS direta até o local da ocorrência, agilizando significativamente o tempo de resposta.

    Barra da Estiva avança na segurança rural com projeto inovador da Polícia Militar

    Como parte da estruturação do projeto, os policiais militares da 3ª Companhia participaram de uma capacitação especializada com o Capitão PM Marcos Alexandrino, referência estadual em Policiamento Rural. O treinamento abordou as especificidades da atuação no campo, com ênfase na aplicação dos princípios da arquitetura ambiental na prevenção ao crime. A ideia é que os policiais estejam aptos a orientar os produtores rurais e comunidades tradicionais sobre medidas práticas de autoproteção, fortalecendo a cultura da segurança preventiva.