• Rio do Antônio: Grupo de Gestantes do CRAS Promove Encontro de Acolhimento e Orientação

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sede, realizou na última quinta-feira, dia 26, um encontro significativo com o Grupo de Gestantes. A iniciativa, parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), focou em proporcionar um espaço de troca, acolhimento e cuidado para as futuras mães da comunidade.

    O evento destacou a importância do autocuidado durante o período gestacional, um momento singular na vida das mulheres que se preparam para a maternidade. As participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e receber apoio mútuo em um ambiente seguro e empático.

    As orientações foram conduzidas pela psicóloga Rita Dias e pela assistente social Cátia Ribeiro, técnicas de referência do CRAS. Durante o encontro, foram abordados temas cruciais como os direitos da mulher e a prevenção da violência de gênero, reforçando o compromisso da pasta com a proteção e o bem-estar feminino.

    O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é uma das estratégias fundamentais da Proteção Social Básica (PSB) no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Mais do que oferecer oficinas ou atividades recreativas, o SCFV tem como objetivo principal ser um espaço de construção de laços sociais, promoção de direitos e fortalecimento do sentimento de pertencimento dos usuários em seus respectivos territórios, contribuindo para o desenvolvimento integral das famílias e indivíduos atendidos.