-

Fila gigantesca em frente a Central de Marcação. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br
Não é a primeira vez, talvez não seja a última, em que a cena se repete: Pessoas de diversas idades, com as mais diversas limitações, sendo obrigadas a aguardarem longas horas debaixo de um sol escaldante, de forma humilhante, na esperança de conseguir uma ficha para obter o atendimento que precisa. Essa foi a situação registrada na manhã e inicio de tarde de ontem, terça-feira (09), na Central de Marcação e Regularização de Brumado.
Muitas das pessoas que ali estavam, relataram ao Destaquebahia que a situação é degradante e constante no referido órgão. “Estou aqui desde 10h da manhã, agora já são 14h10min, sem ao menos almoçar, na tentativa de conseguir uma ficha” disse uma senhora grávida. “Eu estou há quatro meses aguardando por um otorrino, onde na guia foi pedido prioridade, pois, o meu filho sangra muito pelo o nariz por ter as adenoides hipertrofiadas e, até o momento nada de solução!” expressou outra mulher. A queixa era geral. Principalmente por parte das pessoas da zona rural que às vezes chegam a perder o transporte na tentativa de consegui uma ficha e nem sempre conseguem.

O Destaquebahia procurou a coordenadora da Central de Marcação, Tamara Lins, a qual deu algumas justificativas. Segundo Tamara, essa situação não é constante “Acontece uma vez por outra” e que a situação em questão, aconteceu devido a falta de quatro funcionários que não puderam comparecer aos serviços por estarem de atestado, e que a ausência dos mesmos não são preenchidas porque os funcionários que fazem o atendimento nos guichês precisam passar antes por uma espécie de treinamento, o qual exige tempo.
Ainda segundo a coordenadora Tamara Lins, quando todos os guichês estão funcionando são distribuídas cerca de 300 fichas e geralmente as pessoas são todas atendidas. No caso especifico das pessoas de ontem (09), o Destaquebahia presenciou muitas pessoas voltarem para casa sem serem atendidas, pois as fichas distribuídas não foram o suficiente para atender a demanda.
