-

Estudiosa, inteligente e com um futuro brilhante pela frente, ela pode ir parar nos EUA / Varela Noticias / Fotos: Acorda cidade /
Ela tem 18 anos e completou recentemente o ensino médio, em uma escola particular da cidade de feira de Santana. De origem humilde, compensa as fragilidades econômicas da família com muito estudo, que lhe deu bolsa de estudo. Da inteligência, essa fortuna pouco explorada por outras pessoas e que pode ajudar a pequenos se tornarem gigantes, ela tirou uma ideia que pode levá-la aos Estados Unidos.

Essa moça sorridente percebeu que poderia ser criado um kit de diagnóstico de endometriose, uma doença que afeta cerca de seis milhões de mulhers no Brasil e mais de 170 milhões no mundo inteiro. O kit facilitaria a identificação da doença, a custo muito menor. A ideia dela saiu de feira de Santana, da Bahia, do Brasil e chegou à Harvard, uma das mais conceituadas universidades do mundo. Ela se inscreveu no concurso e foi pré-selecionada. É a única na Bahia a participar, junto com mais outros 15 trabalhos brasileiros e mais 24 no restante do planeta. Geórgia Gabriela Sampaio está na semifinal, que foi encerrada esta semana. No total serão 15 finalistas. O dela está entre eles. Ela se prepara para participar de uma entrevista e, caso passe por essa nova fase, poderá apresentar a ideia em uma conferência nos Estados Unidos: “Poderei apresentar meu projeto, com minhas ideias, mostrar como ele foi desenvolvido e pedir patrocínio aos investidores que estarão lá, para poder trazer o patrocínio para o Brasil e poder implementar o diagnóstico da endometriose de forma mais simples”, disse.
