Diante dessa dedicação generosa e tão nobre causa, é correta a luta que realizam por uma política educacional autêntica que possibilite alcançar a finalidade da educação, escola para todos, condições de trabalho, respeito à sua dignidade, remuneração justa.
Acompanhamos os desafios que agridem o campo da educação no seu aspecto social: a pobreza, a marginalização, doenças; no campo político: a falta de políticas educacionais adequadas; no campo moral: a corrupção; no campo econômico: o custo de vida, os salários baixos, a competição desleal. Tudo isso nos indigna.
Animamos os professores que buscam uma espiritualidade, uma mística que os sustentem em seu trabalho. Optem pela defesa da vida, acreditem no valor da pessoa humana, defendam um processo educativo libertador, não aceitem ser meramente um profissional, associem-se na busca de novos métodos e pela coesão do grêmio.
A pedagogia de Deus na educação de seu povo em busca de libertação e da terra prometida tem sido a inspiração para a atividade de muitos professores. Ele parte da realidade concreta de um povo que necessita de vida, liberdade e condições humanas e sociais. Com amor, paciência, generosidade, ajuda o povo, num crescimento progressivo, a alcançar um objetivo definido: ser livre e encontrar a salvação. Corrige-o nas fraquezas e infidelidades e se alegra com sua organização e com as conquistas alcançadas. Por isso, agradecemos àqueles que buscam aprimorar a sua formação para que o exercício de sua missão seja testemunho marcante na vida dos educandos”.
O professor é o luminar da sociedade, o qual ajuda a modelá-la, usando toda sua experiência, competência e comprometimento com a causa da formação educacional voltada para os princípios básicos da cidadania. são os formadores dos futuros cidadãos.
No meu tempo de estudante, recebíamos instrução religiosa, moral e cívica, matérias imprescindíveis na formação da personalidade e do caráter do indivíduo, e foram, absurdamente, retiradas da grade curricular.
Cabe também aos docentes, como formadores de opinião, incutir no aluno princípio de moralidade e cidadania.
Ao homenagear os professores, faço-o também a todas as outras classes e categorias de profissionais, porque daqueles dependem todos para a sua formação intelectual e profissional. O governo, infelizmente, privilegia uma política globalizada que adotou a especulação financeira como prioridade em detrimento dos trabalhadores.

