• Weliton Lopes denúncia mau exemplo da SESOC ao despejar lixo em via pública

    A preservação do meio- ambiente tem sido um dos fatores de maior preocupação na atualidade, visto que dele depende o futuro de nossas gerações e acima de tudo de elementos fundamentais para a nossa sobrevivência - á água e o ar que respiramos.

    As leis têm sido muito mais rigorosas com relação aos abusos causados contra a natureza e a destinação correta do lixo tem recebido uma atenção especial, sendo que os aterros sanitários passaram a ser uma obrigação dos municípios que têm prazo para realizarem essa obra, passível de punição pelo não cumprimento da lei.

    Para indignação de muitas pessoas a Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC -, realizou o caminho inverso ao que vem sendo requerido pela legislação, já que ao realizar a ornamentação natalina utilizou material que divulgou sendo reciclável, mas que na realidade não o foi, ou seja, os bonecos de neve e a Casa do Papai Noel foram confeccionados com artigos novos e para piorar ainda mais a situação ao término das comemorações despejou todo o lixo em via pública, no local conhecido como “Cascalheira”, que por diversas vezes foi denunciado por moradores por ser um verdadeiro depósito de lixo.

    O vereador Weliton Lopes, sempre muito atento a tudo que ocorre na cidade, mesmo estando o legislativo em recesso parlamentar tomou conhecimento do fato de que o lixo havia sido jogado no referido local e esteve pessoalmente verificando esse “atentado” ao meio ambiente.

    “Temos duas graves situações a serem verificadas e denunciadas – a primeira sobre a compra de copos descartáveis para confecção dos enfeites natalinos, sendo que deveriam ter sido utilizados materiais já usados e a segunda o despejo do lixo em via pública, um verdadeiro mau exemplo, ainda mais sendo realizado pela administração municipal”, observa o vereador.

    Weliton Lopes frisa que é preciso ter muita responsabilidade com o uso dos recursos públicos, pois existem muitas carências no Município que precisam ser sanadas, a exemplo das ruas que estão em estado deplorável, para se ficar gastando os recursos desta forma. “Claro que somos a favor da decoração da cidade, pois toda a população fica satisfeita, mas aí comprar copos novos para realizar a ornamentação e dizer que foram reciclados e ainda descartar o lixo de forma inadequada, afetando o meio-ambiente, não podemos de forma alguma deixar de denunciar. Considero isso uma obrigação de nós legisladores”.

    “Outra situação que nós brumadenses precisamos acompanhar e solicitar explicações é sobre a existência de duas secretárias na SESOC, já que a Sra. Themis Carvalho de Santana Narvaes divide a cadeira com a vice-prefeita Cristina Gondim. Pelo meu conhecimento é a única secretária no Brasil que acontece esse fato. Cabe a nós verificarmos toda essa situação”.