• Pacotão do Fla: emoção de Elias, gol mal anulado, lençol e recado a Walter

    Theobald / Agência O Globo

    Rubro-negros lotam o Maracanã e empurram a equipe rumo à sexta final de Copa do Brasil. Ao término do jogo, jogadores do Flamengo deitam e rolam no gramado
     

    O começo assustou, com o Goiás saindo na frente logo aos quatro minutos de jogo, diminuindo a vantagem rubro-negra obtida no Serra Dourada. Mas com o apoio da torcida (56.224 pessoas compareceram ao Maracanã), o Flamengo virou ainda no primeiro tempo, gols de Hernane e Elias, derrotou o Esmeraldino por 2 a 1 e se classificou para a final da Copa do Brasil (veja os melhores momentos do duelo no vídeo ao lado). O adversário será o Atlético-PR, que eliminou o Grêmio na outra semifinal. As partidas acontecem nos dias 20 e 27 de novembro, com a grande decisão sendo realizada no Rio de Janeiro.

    Os destaques do Fla no jogo foram exatamente os dois principais jogadores do time até então na temporada: Hernane e Elias. O atacante marcou seu 32º gol no ano, o 15º em 14 jogos no Maracanã, e se isolou ainda mais na artilharia da Copa do Brasil, com sete gols. O Brocador, porém, teve um gol mal anulado. Já o camisa 8 rubro-negro voltou a ter uma atuação destacada após um período em baixa, e ressaltou o apoio recebido por conta do problema de saúde do filho Davi.

    Um lençol de Léo Moura, o show dos rubro-negros na arquibancada e a resposta bem-humorada dos jogadores a uma provocação de Walter completam o pacotão. Confira.


    a torcida
     

    Como de costume, a torcida do Flamengo não poupou seus pulmões para incentivar a equipe. Nem mesmo o gol marcado pelo Goiás aos quatro minutos do primeiro tempo foi capaz de calar os rubro-negros presentes no estádio (ao todo 56.224 pessoas compareceram). Entoando seus tradicionais cânticos como "festa na favela" e provocando os rivais cariocas, principalmente o Vasco, a "nação" brilhou, segundo afirmou o lateral-esquerdo André Santos:

    - Nossa torcida faz a diferença e mais uma vez mostrou isso hoje. O torcedor do Flamengo é maravilhoso.

    a gozação

    Mesmo fora dos dois duelos entre Flamengo e Goiás pela Copa do Brasil, o atacante Walter foi uma das figuras centrais dos confrontos válidos pelas semifinais. Antes da partida de ida, realizada em Goiânia na última semana, foi divulgado na internet um vídeo do jogador afirmando que iria "deitar e rolar" em cima do Rubro-Negro. Os jogadores cariocas usaram a declaração como forma de motivação e, ao final do jogo desta quarta, deitaram e rolaram no gramado do Maracanã em clara provocação ao artilheiro goiano.

    a homenagem

    A mobilização para homenagear o pequeno Davi, filho do volante Elias, havia começado ainda ates de a bola rolar. Através de redes sociais, a torcida do Flamengo prometeu e cumpriu. No momento em que tradicionalmente os atletas são homenageados um a um, os rubro-negros entoaram o nome do garoto e causaram emoção no jogador do Fla. Alguns torcedores inclusive formaram os dizeres "saúde, Davi" com letras nas cadeiras superiores do setor Sul. Mas não era tudo. Aos 23 minutos da etapa inicial, Elias recebeu passe próximo à grande área e soltou um petardo para marcar o segundo gol dos cariocas no jogo. Na comemoração, mais homenagens para Davi. O volante colocou a mão em forma de concha sobre o nariz e a boca, em alusão a uma máscara de hospital. Festa dupla para o garoto, que já teve alta do hospital e conclui em casa a recuperação de uma pneumonia.   
     

    O Fla venceu por 2 a 1, mas a diferença poderia ter sido ainda maior não fosse um impedimento mal marcado pela arbitragem. Aos dez minutos do segundo tempo, Elias recebeu bola na direita e cruzou rasteiro para o meio da área. Hernane, no segundo poste e em posição legal - o zagueiro goiano Rodrigo dava condições -, empurrou para o fundo da rede e marcou o que seria seu 33º gol na temporada, mas o juiz Leandro Vuaden invalidou o lance. Caso o gol fosse confirmado, o Brocador assumiria a liderança isolada entre os principais artilheiros do país, ultrapassando Magno Alves, do Ceará, que possui 32, assim como o atacante do Flamengo. 

    O drible

    O relógio marcava 12 minutos do segundo tempo quando Leonardo Moura tabelou com Carlos Eduardo na ponta direita e, na sequência, aplicou um belo chapéu no lateral-esquerdo goiano Mário Sérgio. O drible foi um dos poucos realizados na partida, que foi marcada pela forte marcação de ambas as equipes. Ao todo, foram 76 desarmes e 24 roubadas de bola, com destaque para os zagueiros Wallace e Rodrigo, responsáveis por 11 e 10 desarmes, respectivamente.