• Guajeru: Governo Municipal reativa o

    Produtos são entregues toda semana pelos produtores familiares do município. Foto e fonte: ASCOM / Guajeru.

    Já está em plena atividade no município de Guajeru o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares da região, com isenção de licitações e a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Isso tem promovido a valorização dos pequenos produtores aumentando sua renda e melhorando a qualidade dos produtos que chegam aos beneficiados pelo programa.


    Hoje o município conta com 39 agricultores cadastrados que semanalmente entregam os produtos na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela distribuição junto às entidades beneficiadas. Estes produtos, ente eles: abóbora; melancia; coco; alface; manga; mandioca (e derivados); ovos, entre outros, são distribuídos paras as escolas municipais como: Colégio Municipal Oriosvaldo Santos Araújo, Escola Municipal Professor Antônio Andrade, Escola de Educação Infantil Santa Rosa, bem como para o CRAS, Prodec e Pastoral.

     

                                Variedade de produtos reforça a merenda escolar de algumas escolas públicas do município e também complementam a alimentação de famílias de baixa renda.

     

    Segundo Isaias Rodrigues Oliveira, Técnico Agrícola que trabalha com o programa em Guajeru, o PAA, criado pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar, tem como principal objetivo fortalecer a agricultura familiar incentivando a produção agrícola e a fixação do agricultor no campo, bem como, em outra vertente, atender, por meio de projetos sociais, famílias de baixa renda com defict alimentar e nutricional.

     

    Isaias Rodrigues ressalta que hoje o município de Guajeru tem um valor disponível para compra desses produtos que chega a pouco mais de R$152.000,00 (cento e cinquenta e dois mil reais). Cada produtor tem uma cota mensal de até R$5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais) que pode ser atingida com o fornecimento de produtos que façam parte do programa.

    Para o agricultor ter acesso ao programa ele precisa possuir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que é emitida pela EBDA. O PAA compra produtos como: frutas, verduras, legumes, grãos (feijão e milho verde), biscoitos (chiringa, chimango) e também derivados da mandioca, como a farinha e a tapioca.