•  'Não há segredo', diz estudante brumadense de 17 anos aprovada em medicina

    Rafaella Machado Gomes, aprovada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para o Curso de Medicina, em Jequié. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    ‘Não há segredo ou formula mágica, o negócio é estudar  muito mesmo!’ disse a jovem brumadense de 17 anos, Rafaella Machado Gomes, aprovada  na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para o Curso de Medicina, em Jequié.
    Em entrevista ao Destaquebahia, a jovem fez questão de deixar claro que, independente de estudar em escola pública ou particular, todos podem alcançar os seus objetivos e fazer uma faculdade, se realmente se dedicarem aos estudos; ela por exemplo, concluiu o ensino médio em escola pública, no Colégio Estadual de Brumado.
    Rafaella Machado Gomes, obteve média 722 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, com isso, fará medicina com o objetivo se especializar em Geriatria “Desde da 5ª Série que eu propus em meu coração, e tracei como meta fazer medicina e me especializar em geriatria para cuidar dos idosos [ risos].
    Quando a nossa reportagem perguntou a Rafaella Machado qual a dica que ela deixaria para quem deseja fazer um curso superior, a jovem disse que: “A primeira coisa é não ir pela cabeça dos outros, fazendo um curso que acham que é bom; e sim, fazer um curso que realmente gosta. Segundo, não se importar tanto com o valor monetário que determinada profissão possa retribuir, porque se a pessoa escolher aquela que realmente se identifica, essa pessoa vai ser boa no que for fazer, e o retorno financeiro será uma consequência, mas, mesmo que uma pessoa opte por uma profissão que talvez não seja tão rentável, o importante é estar feliz fazendo aquilo que gosta, até porque, felicidade não tem preço” disse Rafaella Machado.

    O pai da jovem que é motorista de ônibus soube da notícia em Porto Seguro, onde estava viajando a trabalho, segundo Rafaella Machado, foi o melhor presente de Dias dos Pais da sua vida.