Enquanto no Vale do Capão o fogo segue controlado, no sul da Chapada, no município de Ibicoara a situação é preocupante. Segundo o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, que está atuando na região, “sem aeronaves o fogo cresceu e saiu do controle”.

“Já são três dias que estamos solicitando o apoio do governo e nada. Desta forma fica difícil. Nós fazemos nossa parte, mas o Estado e União se omitem. Enquanto os incêndios florestais não passarem a serem gerenciados pela Defesa Civil, estaremos reféns do amadorismo da Sema [Secretaria Estadual do Meio Ambiente]. Em todo o mundo a gerência de catástrofes dos incêndios florestais é coordenada pela Defesa Civil, apenas aqui na Bahia que é de responsabilidade da Sema”, questiona Vieira.

Lençóis
Nesta segunda (7), um novo foco de incêndio surgiu em Lençóis, próximo à Gruta do Lapão. De acordo com Marta Ferreira, brigadista e sócia-fundadora da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), “ontem [domingo, 6] surgiu um foco nesta região [Gruta do Lapão] e a tarde os brigadistas conseguiram controlar. Hoje [segunda], por volta das 11h, quando o sol esquentou, um novo foco surgiu na área”.

Ainda segundo Ferreira, os brigadistas da BRAL estiveram no domingo (6), em Palmeiras, próximo ao 21, na trilha da Cachoeira da Fumaça por baixo, ajudando a controlar o incêndio da região. Em contato com o Jornal da Chapada, Marta faz um apelo ao governo do Estado, “precisa chegar junto, pois estamos sem apoio”. (Jornal da Chapada)

CONTINUE LENDO