Em entrevista ao G1, o coordenador de pesquisas sociais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Luís Lobo, explicou que o setor de serviços agregou todas as contratações com carteira assinada de 2015 (1.784) e foi alavancado quase que exclusivamente pelo turismo. Ao todo, foram 1.666 vagas abertas apenas em hotéis e similares. As demais oportunidades foram criadas nas áreas de vigilância e segurança privada. "São atividades que se relacionam [turismo e segurança]", pontua.

Apesar do saldo positivo na criação de emprego, o setor de serviços foi o único a crescer no município. As demais áreas avaliadas demitiram ou não criaram vagas. São elas: comércio (-115), indústria de transformação (-106), construção civil ( -45), agropecuária (-7), administração pública (0), serviços industriais de utilidade pública (0) e extrativismo mineral (0).  Além do turismo, o setor de serviços compreende áreas de ensino, alimentação, administração de imóveis, atividades médicas e odontológicas.

'Solução na crise'
Tendo o turismo como protagonista, os resultados do setor de serviços em 2015 (1.784) impressionam em relação a 2014, ano que foi fechado com um saldo de 59 demissões na área. Para a gestão municipal, a crise econômica nacional acabou estimulando o fluxo de turistas na região.

"O que estamos identificando é que a crise econômica tem focos de oportunidade. O fato do dólar ter ultrapassado os R$ 4 fez com que os brasileiros reduzissem as viagens para o exterior. Além disso, os turistas estrangeiros vêm para o Brasil porque os preços baixaram", disse o prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira.

O presidente Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e similares de Salvador e região (Sindhotéis), José Ramos, também credita o bom desempenho do turismo à crise econômica. "Com a alta do dólar ali se hospedam muitos estrangeiros e isso tem favorecido os empresários. Tem outro lado também: o brasileiro tem saído menos [do país]", avalia.

Para além da crise, as belezas naturais da região são os atrativos do município. Praia do Forte, Imbassaí, Diogo e Costa do Sauípe são as localidades que atraem o maior número de turistas. Informações da prefeitura apontam que são 28 km de praia, num percurso que preserva remanescentes da Mata Atlântica, dunas, restingas, manguezais, coqueirais, lagoas, riachos, cachoeiras e praias paradisíacas, ainda pouco exploradas.

"Temos a maior concentração de resorts de alto luxo do país, além de albergues e pousadas. Há um reforço no receptivo do turismo. Estamos treinando a mão-de-obra local na expectativa de surgirem mais vagas", relatou o prefeito Marcelo Oliveira.

CONTINUE LENDO