• Paris recebe Raúl Castro com honras militares

    O governo francês concedeu honras militares nesta segunda-feira (1º) na Champs Elysées ao presidente cubano, Raúl Castro, que iniciou uma visita de Estado de forte componente econômico.

    O presidente chegou ao Arco do Triunfo depois de percorrer a famosa avenida decorada para a ocasião com bandeiras francesas e cubanas.

    Na cerimônia foram interpretados os respectivos hinos nacionais, e o líder cubano depositou flores no túmulo do soldado desconhecido, ao lado da ministra da Ecologia, Ségolène Royal, a número três do governo. Perto do local era possível observar pequenos grupos de simpatizantes castristas segurando bandeiras cubanas.

    Após a cerimônia, Raúl Castro percorreu a Champs Elysées escoltado pela Guarda Republicana francesa a cavalo.

    Castro, que aterrissou no sábado (30) na capital francesa, se reunirá durante a tarde com o presidente François Hollande no palácio presidencial, onde serão assinados vários acordos, um deles sobre a anulação de parte da dívida cubana com Paris.

    França foi recentemente o artífice de um acordo sobre a dívida cubana com seus credores do Clube de Paris. O governo de Hollande acredita que este acordo permitirá aprofundar suas relações com a ilha e aproveitar sua progressiva abertura econômica.

    Em virtude deste convênio, a ilha conseguiu o perdão de 8,5 bilhões de dólares, o que deve desbloquear seu acesso aos mercados financeiros enquanto espera o fim do embargo americano imposto em 1962, condenado há anos pela França.

    Segundo uma fonte diplomática francesa, a questão dos direitos humanos em Cuba também estará na agenda das discussões bilaterais.

    A França será sempre vigilante em relação aos direitos humanos e levantará a questão sempre que for necessário, mas considera que "o diálogo é o mais eficaz" para fazer as coisas neste campo avançarem, comentou outra fonte diplomática.Fonte:G1