• Combate ao Aedes aegypti é intensificado em Brumado

    Além da borrifação os agentes aplicaram larvicidas para combater o mosquisto. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do zika, o mosquito Aedes aegypti está sendo combatido de forma mais intensa em Brumado. Devido a campanha do governo em combater os focos do mosquito, a prefeitura de Brumado está fazendo a sua parte.
    Na manhã de ontem (04), a reportagem do Destaquebahia acompanhou os trabalhos de combates sendo realizados na coordenadoria da 20ª Coorpin e também no DPT (Departamento de Polícia Técnica), onde existem diversos veículos que podem ser locais propícios para que o mosquito se desenvolva através de água acumulada.

         

    Em entrevista ao Destaquebahia, o Coordenador do setor epidemiológico de Brumado, Fábio Azevedo, ressaltou a importância da intensificação ao combate dos focos do mosquito e a necessidade da participação de todos “Esse é um trabalho contínuo, nós estamos agora fazendo uma intensificação para prevenção da dengue, Zika Vírus e Chinkunguia, estamos acelerando os ciclos e, nos pontos estratégicos como delegacias, rodoviárias; todo local que tenha uma movimentação mais acirrada de pessoas, o risco é maior de contaminação; então , agente além fazer o tratamento de lavagem podemos fazer também a borrifação aéreo espacial. A prevenção depende de todos, não se pode deixar , se quer, um copo descartável, um copinho de iogurte...Todos precisam dar uma olhada nas suas casas pelo menos uma vez por semana, porque o mosquito leva dez dias até a postura dos ovos e a sua formação, então, se a cada sete dias a pessoa dar uma olhada e eliminar os criadouros (virar a água, jogar as larvas na areia) ela não desenvolve e o risco da contaminação estará sendo  minimizada, pois, só acontece através do mosquito” disse, Fábio Azevedo.

    Ainda segundo Fabio Azevedo, a prefeitura está intensificando as ações nas casas através de um mutirão de limpeza que está acontecendo nos bairros da cidade, onde há a limpeza, borrifação e orientação às pessoas para que elas façam a sua parte no combate ao mosquisto.