A Adab é vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que reforça a importância da vacinação para que nenhuma doença comprometa os rebanhos baianos, principalmente a febre aftosa. Além das mortes dos animais, a doença reflete também em prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros países. No ano passado, os produtores vacinaram 94.54% do rebanho bovídeo.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entram em contato com os animais doentes.

A campanha de vacinação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), e tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, como recomenda as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fonte: G1/BA

CONTINUE LENDO