• Terezinha avança nos 400m e segue em busca de medalha individual no Rio

    Descrição da imagem: Terezinha Guilhermina e seu guia correm sozinhos (Foto: Washington Alves/MPIX/CPB)

    A Paralimpíada do Rio vem sendo uma montanha russa para Terezinha Guilhermina. Após passar por frustrações nas finais dos 100m e 200m da classe T11, ganhou uma nova chance de brilhar individualmente na pista do Engenhão. Depois de ganhar a medalha de prata com o revezamento 4x100m, ela voltou a correr bem ao lado das principais adversárias. Nesta quinta-feira, a brasileira disputou a eliminatória dos 400m, prova da qual é recordista mundial, e venceu a sua bateria.

    Com 57s87, Terezinha avança com o terceiro melhor tempo entre as finalistas. A chinesa Cuiqing Liu foi a mais rápida, com 56s31 - novo recorde paralímpico. Após a eliminatória, a brasileira passou direto pela área de entrevistas e não quis falar com a imprensa. A disputa pelo pódio será no fim da tarde desta sexta-feira. 

    Os últimos dias foram de altos e baixos para a corredora. A maior polêmica foi na prova dos 100m. Terezinha reclamou muito da situação envolvendo a britânica Libby Clegg, que foi desclassificada por uma suposta puxada de seu guia. A punição, no entanto, foi revogada, e a estrangeira venceu a disputa. Desqualificada na final pelo mesmo motivo, a brasileira disparou e disse que não havia se preparado para ''correr contra homens''.

    Nos 200m, Libby foi de novo a vencedora. Terezinha Guilhermina havia avançado com o melhor tempo nas semifinais e nas baterias eliminatórias. Na decisão, acabou queimando a largada e foi novamente desclassificada. A medalha no revezamento foi um alento no dia seguinte.  

    Outra brasileira na disputa, Thalita Simplício também conseguiu se classificar para a final. Na primeira bateria, ela liderou com o tempo de 58s71 e avança com o quarto melhor tempo. Lorena Spoladore também estava prevista para competir nos 400m, mas abriu mão para focar na prova do salto em distância(G1).