Sobre o tempo de buscas

As buscas não são ininterruptas, mas também não tem prazo para acabar, ela é dinâmica e todos os cenários são analisados diariamente e, só podemos dar um parecer final depois de cada dia, ou seja, os cenários são avaliados e assim podemos tomar diretrizes. O prazo é a melhor resposta diante da família e se assim puder dar os corpos para que possam diminuir as aflições daqueles que estejam ansiosos por esses parentes que perderam.

Grau de dificuldade na operação

Se nós fossemos calcular o grau de dificuldade numa escala  de  0 a 10, poderíamos dizer que nós estamos no nível  7, pois existem alguns fatores  como: água muito fria, visibilidade 0, e um pouco de correnteza. Então o grau de dificuldade está entre 7 e 8, o único fator relativamente positivo é que no local onde houve o acidente  não tem fortes correnteza, mas em contra partida tem muitos pontos de enrosco, que são os galhos de árvores que dificultam bastante e podem trazer risco a vida dos mergulhadores.

Profundidade do Açude aumenta a cada dia que passa

A profundidade vai aumentando por causa da vasão da barragem, a qual não foi liberada. Existe uma dinâmica na administração do fluxo do nível da barragem, onde nas terças e quintas-feiras são abertas as comportas, como elas não foram abertas está havendo um acúmulo maior de água e isso aumentando a coluna d'água, e dificultando mais ainda o mergulho para nossas buscas.

Número de mergulhares

Atualmente temos seis mergulhadores envolvidos nessas buscas.

Questão da segurança dos envolvidos na operação

Amanhã (quinta-feira) nós iremos retomar as buscas, aumentar o perímetro da nossa área de busca, dentro do planejamento em que nós traçamos. O local onde foi avistado o corpo que flutuou ontem, então a gente vai aumentar o nosso perímetro, preservando sempre a questão da segurança. Discutimos o tempo todo que sairemos frustrados daqui se não conseguimos êxito nas nossas buscas, mas também nós temos as nossas limitações como seres humanos. É uma coisa que eu gosto de deixar bem claro dentro do nosso trabalho. Teremos outras equipes de reforço, alimentando as esperanças, e nós nos sentimos muito felizes quando alimentados essas esperanças e podemos corresponder com elas. É claro que o nosso limite de segurança é um pouquinho além, porque nós somos treinados pra isso, mas mesmo com esse treinamento temos o nosso limite, pois ali não é o nosso meio normal de vida.

CONTINUE LENDO