"Vou sentir falta" da ISS, tuitou o astronauta francês, que falou desta experiência como "a aventura mais intensa" de sua vida. O desacoplamento da Soyuz da base ISS aconteceu às 10h50 GMT (07h50 de Brasília), segundo previsto pelo Centro de Controle de voos espaciais. Segundo imagens ao vivo da Agência Espacial Europeia, a nave, a partir deste momento, se afastou da ISS em direção à Terra.
Os dois astronautas necessitaram de três horas e 20 minutos para "descer" à Terra, aterrissando às 14H10 GMT (11h10 de Brasília), no Cazaquistão. Duas horas e meia depois do desacoplamento da ISS, os motores principais foram ativados durante pouco menos de cinco minutos para a manobra de "desorbitação", segundo a
Agência Espacial Europeia. Isso permitiu que a nave Soyuz iniciasse sua descida.
O módulo com os dois astronautas enfrentou temperaturas de até 1.600ºC devido ao atrito da atmosfera com o escudo térmico. Depois de seis meses e meio sem gravidade, os astronautas sentiram o seu peso quadruplicar durante a desaceleração. Quando o módulo tocou enfim o solo da Terra, equipes de recuperação e socorro se dirigiram imediatamente ao local da aterrissagem.As naves Soyuz são, atualmente, o único meio para transportar tripulações à ISS.

