• CRLV-e alcança a marca de um milhão de solicitações pela internet

    Foto: Itailuan dos Anjos/Detran

    O documento de veículos pelos Correios, em papel moeda de cor verde, foi extinto no fim do mês de abril e substituído pelo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e), que, na última sexta-feira (04), alcançou a marca de um milhão de solicitações no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), por meio do SAC Digital. Do total de procedimentos, 79% estão relacionados a pessoas físicas e 21% a empresas. No SAC Digital, o cidadão tem a facilidade de baixar o documento do veículo e imprimir uma cópia em papel comum, no formato A4, que sai com um código bidimensional (QR Code) para atestar sua validade. O serviço está disponível também no aplicativo SAC Digital. A pessoa precisa se cadastrar na plataforma e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). No caso de empresa sem identidade virtual, é necessário ainda informar a placa. O CRLV-e obrigatório é liberado para quem está com o licenciamento em dia. O proprietário do carro pode compartilhar o documento eletrônico com outras pessoas.

    CRLV-e alcança a marca de um milhão de solicitações pela internet


  • Bahia registra 2.274 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.274 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.245 curados (+0,9%). Dos 275.088 casos confirmados desde o início da pandemia, 261.484 já são considerados curados e 7.830 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,36%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.067,14), Almadina (5.911,41), Itabuna (5.264,44), Dário Meira (4.967,32) e Salinas da Margarida (4.793,92). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 518.122 casos descartados e 85.196 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta-feira (9). Na Bahia, 24.104 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.



  • Bahia: 9,3 mil empregos devem ser gerados em quatro complexos eólicos

    Foto: Reprodução

    A empresa Casa dos Ventos estima gerar 9,3 mil empregos, entre diretos e indiretos, na fase de operação e de construção de quatro complexos eólicos nos municípios de Jacobina, Ibitiara, Mirangaba e Campo Formoso, com investimento de R$ 9,1 bilhões. Os dados constam nos protocolos de intenções assinados com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta quarta-feira (9). Esses números, somados aos protocolos assinados de janeiro a até agora, trazem um horizonte de geração de 12,7 mil empregos na Bahia nos próximos anos, segundo a SDE. “Assinamos protocolos para a implantação de quatro parques eólicos, que vão favorecer aos moradores da região, onde existe todo um trabalho de arrendamento da terra, pagamento desse arrendamento e a terra continua disponível para que eles possam plantar, cultivar, ter agropecuária. É geração de energia limpa, renovável e a gente está muito satisfeito com este novo passo que demos aqui na Bahia”, afirma Eugênio Dupin, diretor da Casa dos Ventos. Os parques Ventos de Santa Diana (Jacobina), Santa Luzia (Ibitiara), Santo Adalberto (Mirangaba) e São Carlos (Campo Formoso) preveem capacidade instalada de produção de energia de 6,6 Terawatt hora/ano. No primeiro semestre de 2020, o estado foi responsável pela geração de 32,4% de energia por fonte eólica no país.  A previsão é que sejam investidos R$ 13,2 bilhões e gerados 52,5 mil empregos diretos e indiretos nos 123 parques que estão sendo construídos e com construção prestes a iniciar.







  • Covid-19: Governo da Bahia assina protocolo para testagem de vacina russa

    Foto: Carol Garcia/GOVBA

    Nesta quarta-feira (09), durante a entrega de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro de Pirajá, em Salvador, o governador Rui Costa anunciou que foi assinado, na noite da última terça-feira (8), um protocolo de confidencialidade para que a Bahia possa participar da testagem da vacina produzida pela Rússia contra a Covid-19. A previsão é de que o estado receba 500 doses de vacina tão logo as etapas burocráticas sejam cumpridas. “Assinamos um protocolo mais formal e com garantias para ambas as partes e que foi enviado para a Embaixada da Rússia. A nossa expectativa é de que em breve possamos receber as 500 doses da vacina. Serão 250 doses da vacina e mais 250 de placebos. Iremos aplicar essas 500 doses para participar dessa linha de pesquisa da vacina russa. Além disso, continuamos buscando parcerias com outras linhas de pesquisa e acho que os estados devem apoiar essas pesquisas. Acredito inclusive que o Governo Federal deveria estar sendo mais incisivo nessa busca por parcerias e sem nenhum preconceito ideológico ou dogmático com nenhuma nação do mundo”, ponderou Rui. Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, as negociações estão avançadas. “Já havíamos assinado o memorando de entendimento para testagem da vacina russa Sputinik V. Agora concluímos o acordo de confidencialidade, que é um documento no qual a gente se compromete a receber informações sigilosas, tratar de forma interna e confidencial e, a partir dos resultados obtidos, iremos decidir pela continuidade ou não da parceria. Após o cumprimento dos ritos necessários e liberação dos órgãos reguladores, acreditamos que em pouco mais de 30 dias poderemos iniciar esse estudo da vacina russa na Bahia”, explicou.



  • Guajeru: Comunidades rurais receberam melhorias no abastecimento de água

    Foto: Divulgação

    As comunidades rurais de Fonte Velha e São Domingos, em Guajeru, receberam melhorias no abastecimento de água. Foi realizada com recursos próprios da prefeitura a Instalação do Poço Artesiano e Construção do Sistema Simplificado de Água da comunidade Fonte Velha, para atender Fonte Velha, Remela e toda a região. “Também realizamos a instalação de outro Poço Artesiano para atender o sistema simplificado de água da comunidade de São Domingos. Seguimos firme no nosso trabalho de abastecimento de água nas comunidades Rurais, o importante não é somente garantir a Perfuração de Poços e sim levar a água até às residências para que chegue nas torneiras, são mais de 70 sistemas de água em nosso município e a Secretaria de Infraestrutura trabalha diariamente na manutenção, ampliações e melhorias dos sistemas de abastecimento. Agradeço aos Secretários Manoel Ribeiro e Tico Xavier que me acompanharam nas visitas e a colaboração dos moradores das comunidades”, disse o prefeito Gil Rocha. 







  • Prorrogado até 13 de setembro decreto que proíbe aulas, eventos e aglomerações na Bahia

    Foto: Charles Lima/Destaque Bahia

    Aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e eventos com mais de 50 pessoas seguem proibidos em toda a Bahia. O decreto estadual n° 19.586, que determina a proibição das atividades e venceria neste domingo (30), ficará em vigor até o dia 13 de setembro. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (29). O decreto proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. A prorrogação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em diversas cidades baianas com registros recentes (menos de 14 dias) de casos da Covid-19. Continuam suspensas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

    Prorrogado até 13 de setembro decreto que proíbe aulas, eventos e aglomerações na Bahia


  • Brumado: 100 pessoas estão em tratamento para a Covid-19

    A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado informou, em Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (31), que há 1003 casos confirmados da Covid-19, sendo 891 curados.  São ainda 06 internações e 100 pacientes em tratamento. No momento, 78 ainda aguardam resultado laboratorial e 1559 já foram descartados. São 4131 casos notificados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



  • Mortes violentas em queda de 9,7% na Bahia no segundo semestre

    Foto: Alberto Maraux

    As mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) registraram queda de 9,7%, no segundo semestre de 2020, na Bahia. Nos meses de julho e agosto, deste ano, foram contabilizados 727 casos, contra 805 no mesmo período de 2019. Separando por macrorregiões, na capital baiana, a polícia registrou 148 mortes em 2020, contra 156, no ano passado. Nas treze cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), aconteceram 83 casos, este ano, enquanto em 2019, foram computados 108. Fechando os dados, nas 403 cidades do interior da Bahia ocorreram 496 mortes violentas, em 2020, contra 541 registros no ano passado.

    Mortes violentas em queda de 9,7% na Bahia no segundo semestre


  • Livramento: Caesg detém indivíduo suspeito de tráfico de drogas no bairro Estocada

    Por volta das 22h dessa terça-feira (08), guarnições da Cipe Sudoeste (Caesg), após informações de populares sobre um possível tráfico de entorpecentes no bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora, se deslocaram até o endereço informado, onde ao avistar a aproximação das viaturas um indivíduo empreendeu fuga, pulando diversos muros e invadindo algumas casas, sendo detido posteriormente por populares e entregue as guarnições. Segundo a polícia, ao proceder com a abordagem, foi encontrado no bolso do indivíduo 03 (três) petecas de substância análoga a maconha. Em seguida, ao realizar uma busca na residência onde o elemento evadiu, foi encontrada mais 38 (trinta e oito) petecas de substância análoga a maconha, embaixo de um colchão. Diante dos fatos, o  indivíduo e todo material apreendido foi conduzido até a delegacia  de Brumado, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.



  • Condeúba: Polícia Militar recupera veículo Fiat Strada roubado

    Foto: Divulgação /80ª CIPM

    Na manhã dessa terça-feira (08), por volta das 11h, durante a realização de rondas na cidade de Condeúba, uma guarnição da 80ª CIPM se deparou com um veículo Fiat Strada estacionado, cujas características eram semelhantes ao veículo que havia sido roubado no dia anterior, naquela mesma cidade. Ao ser realizada uma verificação mais próxima, ficou constatado que se tratava do veículo roubado e utilizado para fuga pelos criminosos, após roubo a residência. Diante da confirmação, a Polícia Civil compareceu ao local e apreendeu o veículo para a realização dos procedimentos legais.



  • Rio do Antônio possui apenas 01 caso ativo da Covid-19; paciente é do distrito de Ibitira

    Até às 08 horas desta terça-feira, (08), Rio do Antônio registou 26 pessoas que chegaram de viagem em monitoramento, 05 casos monitorados com isolamento (pacientes em monitoramento e isolamento sem exigência de notificação para coleta de exames, 25  descartado, 10 confirmados com teste rápido,  07 confirmados com exames realizado no laboratório (lacen). São 16 casos curados, 01 pessoas infectadas em tratamento.  Exames estão sendo avaliados pelo laboratório Lacen. “Todas as notificações estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde do município. Sua participação é fundamental para conter o avanço do vírus, adote as medidas de higiene e não saia de casa”, informa a Secretaria Municipal de Saúde.  



  • Lei Aldir Blanc: Aberto cadastramento para os espaços e/ou coletivos culturais de Brumado

    A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) comunica aos interessados sobre a disponibilização do link https://forms.gle/MeE2ocFh3faKykAG6  para cadastro dos espaços e/ou coletivos culturais para fins de mapeamento e habilitação para recebimento do Benefício Emergencial concedido pelo Governo Federal através da Lei Aldir Blanc (nº 14.017), de 29 de junho de 2020. Importante: o período para preenchimento do formulário é de 08 a 10/09. Após a efetivação do cadastro, os documentos obrigatórios listados devem ser enviados para o e-mail cultura@brumado.ba.gov.br :  RG e CPF do responsável legal; Comprovante de endereço;  Cartão do CNPJ (Caso não possua CNPJ, enviar CPF do responsável pelo espaço); Foto do espaço cultural.







  • Bahia registra 851 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 851 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.448 curados (+0,6%). Dos 272.814 casos confirmados desde o início da pandemia, 259.239 já são considerados curados e 7.841 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,32%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.054,08), Almadina (5.893,12), Itabuna (5.221,29), Dário Meira (4.957,98) e Salinas da Margarida (4.793,52). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 512.440 casos descartados e 84.124 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta terça-feira (08). Na Bahia, 24.034 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.







  • Brumado: Bares e clubes são autorizados a funcionar com medidas de segurança contra a Covid-19

    Mesmo em atividade há algumas semanas, bares e restaurantes não estavam oficialmente liberados a funcionar abertos ao público em Brumado, devido as medidas de restrição impostas em decorrência da Covid-19. Após reuniões com representantes da prefeitura e  equipe de saúde, proprietários destes estabelecimentos comerciais e ainda dos clubes da cidade apresentaram propostas para a flexibilização destes setores, bastante prejudicados pela crise provocada em virtude da pandemia. Para o retorno das atividades, estes setores apresentaram à Prefeitura Municipal de Brumado um protocolo de segurança, com as medidas que serão adotadas para garantir a segurança dos clientes e associados (no caso dos clubes), com adoção de procedimentos para evitar a disseminação do novo Coronavírus. O documento foi aprovado pela administração.







  • Brumado: Tabletes de pasta base de cocaína são encontrados em tanque de combustível de carro

    Foto: Divulgação /PRF-BA

    Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar da Bahia (PM/BA) apreenderam cerca de 10Kg de pasta base de cocaína no início da tarde desta terça-feira (08), durante fiscalização de combate a criminalidade, em Brumado. Inicialmente, as equipes desconfiaram de um veículo Honda/FIT transitando na rodovia em atitude suspeita, quando resolveram abordá-lo na altura do quilômetro 360 da BR 030. Na abordagem, o motorista demonstrou intenso nervosismo e desconforto com a presença da polícia. Os policiais descobriram que o Honda/FIT seguia em comboio com um segundo veículo, que também foi abordado. Diante das contradições na entrevista decidiram vistoriar os dois veículos, quando encontraram vários tabletes de pasta base de cocaína, equivalente a cerca de dez quilos, marcada com figura alusiva ao personagem do Saci Pererê. A pasta base de cocaína é um primeiro produto resultante do beneficiamento da folha de coca. A apreensão realizada em Guanambi representa um impacto financeiro na ordem de mais de meio milhão de reais ao crime organizado. A dupla, veículos e carga ilícita foram levados para a Delegacia de Polícia Judiciária para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis.

    Brumado: Tabletes de pasta base de cocaína são encontrados em tanque de combustível de carro

    Foto: Divulgação /PRF-BA







Estamos nas redes sociais