• Bahia cria 16.437 postos de trabalho em outubro de 2020 e lidera o Nordeste

    Foto: Charles Lima/Destaque Bahia

    A Bahia gerou 16.437 postos de trabalho com carteira assinada em outubro de 2020, resultado que decorre da diferença entre 54.399 admissões e 37.962 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (26) e sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan). O resultado ficou acima do verificado no mesmo mês do ano anterior, quando 589 postos de trabalho foram fechados, sem as declarações fora do prazo. O registro positivo de outubro de 2020 se aproximou do total encontrado no mês imediatamente anterior, quando 16.923 postos celetistas foram gerados. “Os destaques foram o Comércio, com 4.758 postos gerados, a Construção, com 3.007 postos, e a Indústria geral, com 2.740 postos. O desempenho evidencia uma boa recuperação da geração de empregos, com tendência à possível reversão das perdas deste ano”, destacou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães. Exceto o segmento de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-47 postos) que contabilizou saldo negativo e os Serviços domésticos com saldo nulo, todos os outros setores geraram postos no mês de outubro de 2020. Completam a lista Informação, comunicação e outras atividades (+2.431 postos), Alojamento e alimentação (+1.729 postos), Transporte, armazenagem e correio (+1.402 postos), Outros serviços (+262 postos) e Administração pública (+155 postos). No somatório de janeiro a outubro de 2020, os resultados foram negativos no estado (-16.950 postos), na região nordestina (-31.823 postos) e no país (-171.139 postos). Quanto ao saldo de emprego acumulado no ano de 2020 na Bahia, enfatiza-se o fechamento de postos de trabalho com carteira assinada na RMS (-18.936 postos) e criação de posições celetistas no interior (+1.986 postos). No  interior do estado,  foram geradas 8.706 posições celetistas.







  • Bahia registra 1.472 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas






  • Embasa oferece condições facilitadas para quitação de débitos

    Foto: Destaque Bahia

    A Embasa está oferecendo, até o dia 22 de dezembro, condições especiais de pagamento de contas atrasadas para os usuários de seus serviços, a exemplo de facilidades para valor e prazo para pagamento da entrada, anistia de multa e juros de mora, entre outras vantagens. “Em um ano atípico, consequência da pandemia do novo coronavírus, muitas famílias e alguns setores do comércio tiveram dificuldades para honrar o pagamento das faturas de serviços essenciais devido às perdas financeiras que sofreram com o isolamento social. Esta campanha foi pensada para contemplar os usuários dos serviços da Embasa que querem por em dia suas contas atrasadas e precisam de um apoio, pois estão reerguendo suas finanças aos poucos”, explica Thalita Vieira, gerente comercial da empresa. As condições especiais de pagamento podem ser simuladas na Agência Virtual Embasa com acesso via web ou por aplicativo ou pelo teleatendimento (0800 0555 195). “Esses canais permitem que o usuário ache a oferta que melhor se adeque à sua condição econômica com segurança e comodidade”, explica Vieira. Para quem preferir atendimento presencial, os postos da Embasa na rede SAC estão funcionando em todo o estado através de agendamento. Além das várias opções de acesso a atendimento e simulação do pagamento facilitado de contas atrasadas, os usuários dos serviços da Embasa ainda podem fazer o pagamento da conta por cartão de crédito ou cartão Elo Caixa do Auxílio Emergencial. A simulação do pagamento da dívida na Agência Virtual Embasa, acessível nos canais de atendimento, permite que cada usuário com débito conheça as facilidades oferecidas e organize, de acordo com sua conveniência e capacidade de pagamento, a melhor forma de quitar suas contas atrasadas. Para negociar a dívida, basta o responsável pela matrícula entrar em contato com a Embasa e ter em mãos seu RG e CPF. Caso seja preciso realizar atualização ou alteração da titularidade, é necessário apresentar também um comprovante de vínculo com o imóvel (escritura, compra e venda, contrato de aluguel, carnê do IPTU, conta da Coelba, etc).







  • Polícia Militar da Bahia publica nesta sexta (27) resultado final de concursos públicos

    Foto: Reprodução /34ª CIPM

    A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publica, nesta sexta-feira (27), o resultado final e a homologação de dois concursos públicos para a Polícia Militar da Bahia. As portarias, disponíveis no Diário Oficial do Estado (DOE), trarão a relação dos candidatos por ordem de classificação. O anúncio da divulgação dos resultados foi feito pelo governador Rui Costa, por meio das redes sociais, nesta quinta-feira (26).Os candidatos a soldado irão ingressar no curso de formação, e os oficiais de saúde serão matriculados no estágio de adaptação.



  • Brumado: Já pensou em fazer sua faculdade por apenas R$ 99,00

    A Unicesumar, reconhecida pelo Mec, com qualidade e excelência no ensino a distância, traz sua espetacular  promoção em todos os cursos de graduação por R$ 99,00 mensais. Mas atenção, a quantidade bolsas é limitada! Então corra!  Matricule-se  ou transfira  para a Unicesumar. Garanta já sua vaga na melhor Ead do Brasil. A Unicesumar está localizada na galeria Jurema center, 400, telefone (77) 99934 8556.  



  • Brumado: 200 pessoas aguardam resultado de teste para Covid-19

    A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado informou, em Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (26), que o município registra um total de 2913 casos confirmados da Covid-19, sendo 2669 curados. São 04 internações, 38 óbitos, e 206 pacientes em tratamento. No momento, 200 ainda aguardam resultado laboratorial e 5091 já foram descartados. São 9091 casos notificados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.







  • Aproveite o super Black Friday da Óticas Sol em Brumado, confira a promoção

    A Óticas Sol em Brumado também está no Black Friday, e você pode aproveitar esta oportunidade para comprar seu óculos de sol ou de grau (armações e lentes) com descontos e condições de pagamento incríveis.
    Passe na loja que fica na Rua Euclídes da Cunha, no Centro de Brumado e confira!



  • Covid-19: Pfizer inicia pedido de registro para vacina na Anvisa

    A farmacêutica Pfizer informou hoje (25) que deu início ao processo de pedido de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da vacina que desenvolve para o combate à covid-19. É o primeiro passo para que o tratamento possa obter a autorização da agência e seja disponibilizado no país. De acordo  com informações da Agência Brasil, o anúncio foi feito pela companhia após reunião com técnicos da Anvisa realizada hoje. O requerimento será realizado na modalidade de “submissão continuada”, criado pela agência para vacinas específicas contra a covid-19 com o objetivo de agilizar procedimentos de análise. A vacina, denominada tecnicamente de BNT162b2, é desenvolvida pela Pfizer e pela empresa alemã BioNTech. Neste mês, as companhias anunciaram a conclusão dos testes e declararam que a vacina obteve 95% de eficácia no tratamento contra a doença causada pelo novo coronavírus. Os dados sobre a vacina serão repassados em etapas. Entre eles os resultados dos exames da fase 3, quando foram avaliados pacientes tanto infectados quanto sem o novo coronavírus. Este foi iniciado no fim de julho e contou com a participação de 43,6 mil pessoas de 150 locais de países diversos, como Estados Unidos, África do Sul, Argentina e Brasil. Aqui, foram incluídos no estudo 2,9 mil voluntários. O processo foi conduzido pelo Centro Paulista de Investigação Clínica, de São Paulo, e pelas Obras Assistenciais Irmã Dulce, em Salvador. Também serão entregues informações sobre amostras de 38 mil pessoas que participaram dos processos de análise sobre a eficácia e a segurança da vacina.







  • Universidade para Todos prorroga inscrições até sexta-feira (27)

    Foto: Divulgação Ascom/Secretaria da Educação do Estado

    Foram prorrogadas, até sexta-feira (27), as inscrições para o Universidade para Todos (UPT). Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com as universidades públicas UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB, o programa, que oferta 12.105 vagas, tem o objetivo de contribuir para o acesso dos estudantes ao Ensino Superior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Portal da Educação. De acordo com o cronograma, o resultado dos selecionados será divulgado no dia 1º de dezembro. O período de matrículas será de 3 a 7 de dezembro e as aulas iniciam no dia 8 de dezembro. O UPT é voltado para estudantes matriculados, em 2020, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes), além de egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.  No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição.







  • Bahia registra 3.123 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.123 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.455 recuperados (+0,7%). Dos 390.909 casos confirmados desde o início da pandemia, 373.929 já são considerados recuperados, 8.815 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,98%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.175,81), Aiquara (6.882,59), Itabuna (6.829,00), Madre de Deus (6.817,43) e Almadina (6.734,99). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 790.624 casos descartados e 100.821 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (25).







  • Vitória da Conquista: Polícia Militar faz a alegria da criançada Big Mac's

    Foto: Divulgação /SSP-BA

    Um dos momentos mais prazerosos do dia, a hora do lanche, foi mais que especial para crianças de diversos bairros do município de Vitória da Conquista na tarde de terça-feira (24), após a chegada de 200 sanduíches 'Big Mac', entregues pela Patrulha Solidária da Polícia Militar durante o 'MC dia Feliz', evento solidário da rede de fast-food MC Donald's. Procurados pelas equipes do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) da região, os policiais receberam os lanches e entregaram para crianças assistidas pela Casa de Acolhimento de Vitória da Conquista e para a garotada carente dos bairros Vila Bonita e Morada Nova. A coordenadora da Patrulha Solidária, tenente Maria Alice de Santana, contou que, ao chegar com a base móvel repleta de lanches do MC Donald's, os pequenos ficaram radiantes. “Muitos deles disseram que nunca imaginavam comer aquele lanche que só conheciam pelas propagandas da TV. Foi um momento muito especial”, disse.  A oficial ainda reforçou que as embalagens dos alimentos foram previamente higienizadas para evitar a contaminação da Covid-19 (novo Coronavírus) e que as crianças retiraram as máscaras apenas na hora de comer.







  • Major Leila Gonçalves assume comando da Polícia Rodoviária Estadual em Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    A Major Leila Souza Gonçalves Silva, coordenadora do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), foi nomeada para o comando da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), conforme publicado nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da Bahia. Ela assume o cargo após a exoneração do tenente coronel Mucyo de Almeida Vasconcelos. A subcomandante da unidade será a capitã Lorena da Silva Vitória Santos.







  • Brumado: Processo licitatório é iniciado para contratar empresa que fará cogestão do presídio

    Foto: Reprodução

    A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) publicou aviso de licitação – que será realizada no dia 17 de dezembro de 2020, às 10h30min, para contratação de empresa especializada para operacionalização, em Sistema de Cogestão com o Estado da Bahia, do Conjunto Penal de Brumado.  Os interessados poderão obter informações e/ou edital e seus anexos na 3ª Avenida do CAB, nº 310, CEP: 41745-005, de segunda a sexta-feira, das 09h ás 16h, ou pelo site http://www.comprasnet.ba.gov.br/  . Maiores esclarecimentos através do telefone (71) 3118-7361/7360.  

    Brumado: Processo licitatório é iniciado para contratar empresa que fará cogestão do presídio


  • Enem: Candidatos com coronavírus terão nova chance de fazer o exame

    Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

    Com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 marcadas para o próximo mês de janeiro, os candidatos que forem diagnosticados com Covid-19 ou alguma outra doença infectocontagiosa e, portanto, não puderem comparecer ao teste, terão uma nova chance. “Pela primeira vez, os participantes terão a possibilidade de avisar, até um dia antes do exame, que estão com uma doença infectocontagiosa. Essa é uma novidade muito importante e muito boa para os participantes”, ressalta o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi. O edital do Enem detalha que as doenças infectocontagiosas consideradas para fins de reaplicação do Enem 2020 são coqueluche, difteria, doença invasiva por Iaemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19. Para a edição de 2020, o Enem teve mais de 5,7 milhões de inscrições confirmadas. As provas na versão impressa estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. A versão digital ocorre em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Aqueles participantes que identificarem que possuem uma doença infectocontagiosa até a data anterior a da prova, deverão acessar a Página do Participante e enviar o laudo médico que comprova a doença. E se confirmar a doença no dia, deverá ligar para a central de atendimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e comunicar a doença até um dia antes da data da prova. O número é 0800 616161 e a ligação é gratuita. As provas serão reaplicadas no fim de fevereiro.







  • TSE registra 264 crimes de violência contra candidatos desde janeiro

    De janeiro até agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 264 crimes de violência contra candidatos e pré-candidatos nas eleições municipais 2020. Desses, chegam a 100 os homicídios consumados ou tentados. De acordo com informações da Agência Brasil, os números do levantamento parcial foram apresentados hoje (24) pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e representam um aumento de cinco vezes em relação ao registrado no mesmo período de 2016, ano das eleições municipais anteriores, quando foram registrados 46 crimes de violência contra candidatos. Vale lembrar que em novembro de 2016 o segundo turno das eleições já havia ocorrido. Neste ano, devido ao adiamento da votação provocado pela pandemia do novo coronavírus, o segundo turno será realizado apenas em 29 de novembro. Os dados incluem ocorrências registradas antes da confirmação das candidaturas, em setembro deste ano. Nesses casos, foram contabilizados crimes contra pessoas que se declaravam dispostas a concorrer a eleição. Em um pronunciamento divulgado nesta terça-feira (24), Barroso destacou como ponto de atenção o aumento dos crimes contra candidatos nas eleições deste ano. “A violência é incompatível com a democracia. É preciso jogar limpo e civilizadamente e os órgãos de segurança pública estão vigilantes em relação ao crime organizado”, disse ele. De acordo com as informações do TSE, dos 100 homicídios tentados ou consumados contra candidatos desde janeiro, 67 ocorreram somente em outubro e dezembro, quando todas as candidaturas já estavam confirmadas pelos partidos. Desde janeiro, 45 candidatos e pré-candidatos foram assassinados, 12 dos quais entre outubro e novembro. A maior parte dos casos ocorreu no Sudeste. Em relação às ameaças, foram 146 registros desde janeiro até o momento, 109 dos quais entre outubro e novembro. Também desde o início do ano, o TSE contabilizou 18 crimes de lesão corporal conta candidatos e pré-candidatos.