• Procura por curso de ensino superior na modalidade 'tecnológica' dobra em 10 anos

    Foto: Divulgação

    O número de alunos que ingressaram em cursos de graduação tecnológica no Brasil cresceu 119,4% entre 2007 e 2017, de acordo com o Censo da Educação Superior. Foi a modalidade de educação superior que registrou o maior crescimento percentual no período.

    Apesar de estar atrás dos cursos de bacharelado, que concentraram 60,1% dos ingressantes em 2017, e dos de licenciatura, que ficaram com 20,1%, os de grau tecnológico apresentaram o maior aumento percentual de procura.

    No Brasil, existem três modalidades de ensino superior. Bacharelado e licenciatura têm duração similar, de em média quatro anos, podendo chegar a seis. Já os cursos tecnológicos variam de dois a três anos, mas são igualmente reconhecidos pelo MEC como graduação, podendo o aluno, depois de concluir, seguir direto para uma pós graduação, por exemplo.

    O número de concluintes da modalidade tecnológica também dobrou no período, saltando de 84.341 em 2007 para 196.999 em 2017. Já as matrículas cresceram 140%.

    Em 2018, foram 310.226 inscrições para cursos de graduação tecnológica no Sisu. Mais da metade delas, 51%, se concentrou nos seguintes cursos:

    Análise e desenvolvimento de sistemas, Gestão pública, Alimentos, Gestão ambiental, Gestão de turismo, Radiologia Logística, Redes de computadores, Automação industrial e Sistemas para internet.

    CONTINUE LENDO


  • Prefeito diz que quer universalização do sistema de água em Brumado e torce para que a Embasa seja vencedora do certame

    Foto: Destaque Bahia

    Diante das diversas discussões a respeito do projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Brumado a realizar uma licitação para o setor de fornecimento de água e esgotamento sanitário do município, o prefeito Eduardo Vasconcelos afirmou em entrevista ao Destaque Bahia, que deseja que a própria Embasa vença o certame. Eduardo revelou que o objetivo da licitação é colocar nas mãos do município o poder de decisão do que será ou não feito pela empresa, saindo do domínio de concessão para o contrato mediante ampla concorrência. “A razão da licitação é buscar a melhor prestação de serviço com o menor preço possível, com a definição prévia das obras a serem executadas e o prazo de execução das mesmas.” Disse. O prefeito ressaltou também que deseja universalizar o serviço de abastecimento, levando água a todos os cantos do município onde houver pessoas habitando.







  • Câmara de Vereadores de Brumado paga 1/3 de férias dos servidores pela primeira vez

    Foto: Divulgação

    Pela primeira vez, nos 147 anos de existência da Câmara de Vereadores de Brumado, os servidores da Casa Legislativa estão recebendo nesta quarta-feira, 12 de dezembro, o pagamento relativo a 1/3 de férias.

    Esse fato, inédito, se dá devido a visão moderna e arrojada de gestão do presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos, que vem efetivando ações dinâmicas e significativas em toda a estrutura do legislativo, que coadunam com o progresso e o desenvolvimento do município.

    Essa mudança de paradigmas vem atestar que, realmente, a gestão do presidente vem cumprindo com seu efetivo desejo de realizar uma administração com seriedade e transparência. 

    “Realizar pela primeira vez o pagamento de 1/3 de férias de todos os servidores é, com certeza, uma grande satisfação para nós, que nos comprometemos em gerir da mais correta forma os recursos públicos, oferecendo uma estrutura moderna e eficaz para o desenvolvimento dos trabalhos e acima de tudo atendendo aos anseios de nossos cooperadores, pois não seríamos capazes de efetivar tantas ações sem a imprescindível dedicação desses que diariamente trabalham conosco para que possamos oferecer um legislativo atuante e eficaz”, salientou Léo Vasconcelos.







  • Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico será realizada em Malhada de Pedras

    Foto: Divulgação

    Será realizada nesta quinta-feira (13), em Malhada de Pedras, a Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico, através do programa IFBA Saneando a Bahia. A conferência tem como objetivo elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico (PSMB), o precisa contemplar os quatro serviços básicos de abastecimento de água potável, Esgotamento Sanitário, Manejo de Resíduos Sólidos, Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas.

    Além disso, a intenção também é viabilizar os recursos, por meio de diretrizes, metas e cronogramas para os investimentos e reduzir as incertezas e riscos na condução da Política Municipal.

    Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico será realizada em Malhada de Pedras

    Foto: Destaque Bahia

    Não obstante, o Plano deve interagir com outros instrumentos e planos setoriais existentes. Como por exemplo, o Plano Diretor do Município, para um melhor planejamento das ações.

    Hoje (12), foi realizada a oficina de planejamento, que contou com a presença do Representante da Funasa Zenildo Aves, representante da Embasa, Presidentes de Associações, Presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais , dos Vereadores Onesimo e Antônio Marcos, Representante do setor de infraestrutura da prefeitura eLimpeza urbana, Assistentes Sociais, Pedagoga, representante do Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Representante das Vigilâncias em Saúde e dos secretários de Administração, Saúde, Educação e Assistência Social.

    Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico será realizada em Malhada de Pedras

    Foto: Divulgação



  • Catedral de Campinas recebe flores em homenagem a vítimas de atirador

    Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    A Catedral Metropolitana de Campinas permaneceu fechada na manhã de hoje (12), após a tragédia envolvendo Euler Grandolpho, de 49 anos, que entrou ontem na igreja e matou quatro pessoas a tiros, antes de tirar a própria vida. Ainda não foram esclarecidas as razões do ataque. Foram colocadas flores em homenagem aos mortos no portão principal da catedral.

    A igreja deve ser reaberta no início da tarde para a celebração da primeira missa desde o ataque.

    Na Praça José Bonifácio, em frente ao templo, um grupo de curiosos e jornalistas se aglomeram no local. Uma viatura da Guarda Civil Metropolitana está próxima à escadaria da catedral. O caso virou destaque na imprensa internacional.

    No centro de Campinas, no entanto, o comércio funciona normalmente, sem sinais da tragédia do dia anterior. O prefeito Jonas Donizette (PSB) decretou ainda ontem luto oficial de três dias. A expectativa é que os velórios das vítimas ocorram a partir desta quarta-feira (12).







  • Campanha de arrecadação de brinquedos será realizada pelas polícias Civil e Militar em Aracatu

    Foto: Divulgação

    O Natal está se aproximando e pensando nas crianças carentes do município de Aracatu, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar e Polícia Civil estarão realizando uma campanha de arrecadação de brinquedos. A comunidade poderá depositar sua doação na caixa de arrecadação que está disponível na sede da delegacia até o dia 24 de Dezembro, ou se dirigir até uma viatura para realizar a doação. Qualquer brinquedo novo ou em bom estado de conservação será bem vindo e com certeza fará a diferença para as crianças carentes do município. As Polícias Civil e Militar conta com a participação de toda a comunidade para faze o Natal mais feliz para essas crianças.







  • Brumado: Praça da Prefeitura começa a receber decoração de Natal

    Foto: Destaque Bahia

    A Praça Cel. Zeca Leite, praça da Prefeitura de Brumado, irá receber ornamentação de Natal. A empresa que realiza a instalação das luzes já está trabalhando no local e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, deve confeccionar e recuperar materiais utilizados em anos anteriores para a ornamentação.







  • Feche o ano com mais uma especialização, participe do curso de confeitaria promovido pela Bella Vista

    Durante este ano de 2018 e vários cursos foram promovidos pela Bella Vista Embalagens e Festas, muitas pessoas de Brumado e região puderam aprimorarar os seus conhecimentos com os profissionais conceituados nas áreas de culinária e confeitaria. E para fechar o ano em grande estilo, a Bella Vista realizará no dia 13 pela manhã, mais um curso de Confeitaria: Rechear, Blindar, Prensar, Cobrir e Decorar bolo com Pasta America. Desta vez com a renomada Viviane Heine. Se inscreva e aproveite mais esta oportunidade. Contato: 77 3453.1830 / 34531835 e 9. 9993 1260. 

    Feche o ano com mais uma especialização, participe do curso de confeitaria promovido pela Bella Vista

    A Bella Vista fica na Avenida Centenário, 226, no centro de Brumado



  • Homem mata quatro pessoas e comete suicídio durante missa na Catedral de Campinas

    Foto: Reprodução | Whatsapp

    Um homem matou quatro pessoas e deixou quatro feridas durante uma missa na Catedral Metropolitana, no Centro de Campinas (SP), na tarde desta terça-feira (11), segundo o Samu, Bombeiros e Polícia Militar. O suspeito pelos disparos na igreja cometeu suicídio em seguida.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, o suspeito teria entrado na Catedral com uma pistola e um revólver calibre 38, e se matado em frente ao altar após os crimes.

    Homem mata quatro pessoas e comete suicídio durante missa na Catedral de Campinas

    Foto: Reprodução | Whatsapp



  • Contas de Carcará são rejeitadas e ex-candidato terá que devolver dinheiro de campanha

    O TER-BA opinou pelo julgamento das contas de Carcará como não prestadas, com a devolução ao Tesouro Nacional no valor de R$ 30 mil.

    O Tribunal Eleitoral Regional da Bahia (TER-BA) rejeitou as contas de Manoel Rodrigues Filho (Carcará), candidato ao cargo de Deputado Estadual pelo MDB no pleito de 2018. Conforme informado pela Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (ID 510632), o candidato deixou de apresentar prestação de contas final, tendo sido notificado para se manifestar, no prazo de 72 horas, sob pena de as contas serem julgadas como não prestadas.

    Em cumprimento ao disposto no art. 52, § 6º, I, “a” da Resolução TSE nº 23.553/2017, a unidade técnica informou a omissão do candidato Carcará de prestar suas contas finais de campanha, mas, apesar de devidamente notificado para esse fim, o candidato se manteve inerte. Os autos foram instruídos com os extratos bancários e dados disponíveis na base de dados da Justiça Eleitoral.

    O Procurador Regional Eleitoral, Rui Carlos Barata Lima Filho, opinou pelo julgamento das contas como não prestadas, com a devolução ao Tesouro Nacional no valor de R$ 30 mil dos valores recebidos como repasse do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), sob pena de cobrança executiva, bem como pela remessa de cópia dos autos para os fins previstos no art. 85 da Resolução TSE nº 23.553/2017. Com vista dos autos, o Procurador Regional Eleitoral, de igual modo, opinou pela desaprovação das contas.







  • Prefeito de Brumado fala sobre homenagem do TCM ao trabalho realizado na educação em Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    O Prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, concedeu uma coletiva de imprensa no último sábado (08), onde falou sobre as ações realizadas no município, principalmente nas áreas da Educação e Infraestrutura. Na ocasião Eduardo explicou os transtornos causados pela chuva com a queda do muro do canal de drenagem que está sendo construído no município. (veja aqui).

    Na área da educação, fez questão de citar do evento em que participou em Salvador a convite do Tribunal de contas, juntamente com a Secretária de Educação.

    “Estivemos em Salvador, eu e Edneia, para sermos homenageados pelo Tribunal de Contas do Estado e dos municípios, pelo aproveitamento e aprendizado no ensino fundamental em Brumado”, disse o prefeito. Eduardo fez questão de exaltar o quanto à cidade de Brumado está acima da média da Bahia e do Brasil, nos índices de educação, motivo pelo qual se deu os elogios.

    Outro assunto discutido pelo gestor foi com relação à implantação de unidades de ensino superior, como a faculdade de medicina, curso de Engenharia Civil do IFBA, diversas graduações oferecidas pela UAB e UNEB, entre outras que contemplam a população brumadense com maior qualificação para o mercado de trabalho.







  • Acidente com vítima fatal é registrado na BR-030, próximo ao distrito de Sussuarana

    Um grave acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (11), na BR-030, próximo ao Distrito de Sussuarana. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, o veículo teria capotado deixando uma vítima fatal, que ainda não foi identificada. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado e deve encaminhar o corpo ao IML de Brumado para realização de necropsia. A Polícia Rodoviária também foi acionada para registrar o ocorrido. Mais informações a qualquer momento.







  • Girson Ledo é empossado novamente vereador na Câmara de Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    Após um mandado de segurança impetrado pelo suplente ao cargo de vereador, Girson Ledo, e acatado em Mérito de Sentença pela juíza da comarca de Brumado, Adriana Pastorele da Silva, a Câmara de Vereadores de Brumado realizou na manhã desta terça-feira (11), uma sessão solene para posse do solicitante. Vale ressaltar que o mandado do suplente supracitado deve ser cumprido até o dia 16 de Dezembro de 2018, tendo em vista que a licença médica do titular do cargo, vereador Eduardo Cunha Vasconcelos no prazo de 120 dias, vence na mesma data.

    Durante a sessão, o Presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Vasconcelos, fez questão de exaltar que a Câmara de Vereadores indeferiu um pedido de volta antecipada do vereador Eduardo, cumprindo o regimento da casa que diz que qualquer parlamentar deve cumprir com o tempo de afastamento aprovado pela legislação. 







  • Enem para presos começa nesta terça para 41 mil inscritos

    Foto: Reprodução

    A edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) começa nesta terça-feira (11). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 41.044 candidatos presos em unidades prisionais ou jovens sob medida socioeducativa atualmente privados de liberdade estão inscritos no exame.

    Ele será aplicado nesta terça e na quarta-feira (12).

    Além das pessoas privadas de liberdade, podem participar também candidatos da edição regular do Enem 2018, aplicada em novembro, que têm direito à reaplicação de um ou dois dias de provas.

    Segundo o Inep, 2.725 candidatos estão nessa situação e, até a manhã desta segunda-feira (10), cerca de 50% deles já haviam acessado as informações sobre o local de prova.

    Os candidatos da reaplicação do Enem devem checar o local de provas na página do participante.







  • Brasil abandonará Pacto para Migração da ONU

    O Brasil abandonará o Pacto Mundial para Migração das Nações Unidas, aprovado formalmente nesta segunda-feira em Marrakech, no momento em que Jair Bolsonaro assumir o governo, no dia 1º de janeiro, afirmou o futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Twitter.

    "O governo Bolsonaro se desligará do Pacto Global de Migração que está sendo lançado em Marrakech, um instrumento inadequado para lidar com o problema", escreveu Araújo na noite desta segunda-feira, acrescentando que a "imigração é bem-vinda, mas não deve ser indiscriminada". 

    O pacto, que pretende reforçar a cooperação internacional para uma "migração segura, ordenada e regular", ainda deve passar por 

    uma última votação de ratificação em 19 de dezembro na Assembleia Geral da ONU.

    O acordo, não vinculante, destaca princípios (defesa dos direitos humanos, das crianças, reconhecimento da soberania nacional) e enumera propostas para ajudar os países a enfrentar as migrações, como o intercâmbio de informação e de experiências, ou a integração dos migrantes.

    Também proíbe as detenções arbitrárias e apenas autoriza as prisões como medida de último recurso.

    Os ativistas dos direitos humanos consideram que o acordo não vai longe o suficiente em termos de ajuda humanitária, serviços básicos e direitos trabalhistas dos migrantes. Seus críticos o consideram uma incitação aos fluxos migratórios sem controle.

    A saída do Brasil do Pacto é um novo sinal de aproximação com a diplomacia do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que abandonou a elaboração do texto em dezembro de 2017.

    Na América Latina, países como Chile e República Dominicana também se afastaram do pacto.

    Bolsonaro e Araújo não escondem sua admiração por Trump e seu desejo de alinhar o futuro governo aos Estados Unidos em matéria de política externa.

    O futuro presidente do Brasil já havia manifestado sua intenção de abandonar o acordo de Paris sobre o clima.

    O anúncio do futuro chefe do Itamaraty chega horas após a aprovação do Pacto para a Migração na conferência que reuniu quase 160 países em Marrakech.

    A cerimônia contou com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, da chanceler alemã, Angela Merkel, e do atual ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, que se mostrou favorável ao acordo.

    Araújo concluiu sua série de mensagens no Twitter afirmando que os imigrantes venezuelanos "que fogem do regime de Maduro" continuarão sendo acolhidos pelo Brasil, mas avaliou que "o fundamental é trabalhar pela restauração da democracia na Venezuela".

     

    1/A imigração é bem vinda, mas não deve ser indiscriminada. Tem de haver critérios para garantir a segurança tanto dos migrantes quanto dos cidadãos no país de destino. A imigração deve estar a serviço dos interesses nacionais e da coesão de cada sociedade.

    2/O Governo Bolsonaro se desassociará do Pacto Global de Migração que está sendo lançado em Marraqueche, um instrumento inadequado para lidar com o problema. A imigração não deve ser tratada como questão global, mas sim de acordo com a realidade e a soberania de cada país.

    CONTINUE LENDO