• Realizada a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado

    Nesta segunda-feira (22) de abril de 2024, ocorreu a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. O presidente Renato Santos, deu início aos trabalhos da Casa Legislativa, solicitando a leitura da Ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Durante a sessão, os edis debateram diversos assuntos.   Essa sessão teve a participação dos vereadores: Renato Santos, Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (Lia Teixeira), Paulo Cesar de Souza Ferreira (Cesar Bar), Amarildo Bomfim Oliveira (Amarildo Bomfim), Vanderlei Bastos Miranda (Boca), João Vasconcelos, Harley Souza Lopes (Harley Lopes), Juvêncio Rubens Araujo ( Rubens Araújo) , Tiago de Souza Amorim (Dr. Tiago), Verimar Dias da Silva (Verimar do Sindicato),José Santos (Santinho), Luís Carlos (Palito), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão) e Alberto Elizeu de Jesus (Beto Bonelly). Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), teve sua ausência justificada. Houve aprovação por unanimidade de 18 indicações e Projeto de Lei.

    Confira todos os textos aprovados clicando no link abaixo. As decisões tomadas na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado são importantes para nossa comunidade. Acesse o link para mais detalhes.

    Link da 12ª Sessão Ordinária.docx







  • Em Vitória da Conquista, PRF recupera veículo com registro de roubo sendo transportado em caminhão cegonha

    No final de semana em Vitória da Conquista,  a Polícia Rodoviária Federal identificou um veículo com adulterações em seus elementos identificadores. O automóvel, que estava sendo transportado junto a outros carros, em um caminhão cegonha, tratava-se de um clone, seus dados originais correspondiam a um veículo com ocorrência de roubo registrada em Mairinque (SP) em 2022. Durante a fiscalização dos automóveis que estavam sendo transportados no compartimento de carga do caminhão cegonha, foram constatados sinais de remarcação nos elementos identificadores de um dos carros. O motorista do caminhão era funcionário da empresa responsável pelo transporte dos veículos, que tinham como destino o município de Euclides da Cunha. Diante do constatado, o automóvel recuperado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local, para aplicação das medidas legais cabíveis.







  • Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

    Um homem foi preso em flagrante após se passar por professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), nesta segunda-feira (22), em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. O suspeito foi liberado após prestar depoimento e vai responder a acusação por falsa identidade.  Segundo informações divulgadas pela 8ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin/Teixeira de Freita), o homem afirmava, em suas redes sociais, ser mestre e doutor em Ciência da Computação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).  Investigações revelaram que o falso professor teria cometido o mesmo crime em outra instituição de ensino. A equipe da Polícia Civil fez contato com universidades da região e constatou que todas as informações eram falsas. A motivação do crime ainda não foi esclarecida.







  • Duas mulheres morrem após acidente na BR-030 em Guanambi

    Na noite de segunda-feira (22), um acidente deixou duas vítimas fatais na BR-030 em Guanambi. As vítimas fatais foram identificadas como  Senhorinha Fiúza da Silva, 71 anos, e a filha, Marli Senhorinha da Silva, de 44 anos. As mulheres teriam sido atingidas por um caminhão-baú VW 24-250, licença de Brasília–DF, quando atravessavam a BR-030, no Trevo de acesso ao distrito de Morrinhos. Elas estavam retornando de Vitória da Conquista, e tinham acabado de descer de um ônibus TFD (Tratamento Fora de Domicílio), quando ocorreu o acidente. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e estiveram no local. Senhorinha e Marli não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local do acidente. A Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e Polícia Militar estiveram no local coletando informações para realização do registro. Após perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), os corpos foram removidos para o IML – Instituto Médico Legal de Guanambi. O veículo que se envolveu no acidente foi apresentado na delegacia de polícia.







  • PF investiga ataque ao sistema de pagamentos do governo

    A Polícia Federal abriu uma investigação para apurar um possível ataque ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável pelos pagamentos do Governo Federal. O ataque teria ocorrido neste mês de abril e há a suspeita de que recursos da União foram transferidos ilegalmente por meio de emissão de ordens bancárias. A invasão foi noticiada nesta segunda-feira (22) pelo jornal Folha de S.Paulo. O Tesouro Nacional adotou medidas adicionais de segurança para autenticar os gestores autorizados a usar o sistema que autoriza os pagamentos. De acordo com informações divulgadas pelo jornal, o ataque teria sido ao sistema de autenticação e os envolvidos teriam utilizado dados de acesso de pessoas habilitadas a fazer as operações financeiras. Até o momento, não há informações sobre os valores transferidos pelos autores do ataque.







  • Sindicato diz que Bahia corre risco de ficar sem gasolina e gás de cozinha

    O Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro-Ba) informou que algumas unidades da Refinaria de Mataripe, administrada pela empresa Acelen, estão paradas ou apresentando problemas operacionais provocados pelas fortes chuvas que caem no estado. Segundo a entidade, por conta disso, a refinaria não está operando com plena capacidade e já apresenta baixo estoque de gasolina e gás de cozinha (GLP). O sindicado informou ainda que, na tentativa de retomar a operação das unidades, um compressor da Unidade-39 (U-39) apresentou problemas, impossibilitando o retorno do craqueamento do petróleo (um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores). A Acelen teria chamado de volta um navio que foi carregado com GLP para que devolvesse o produto. A preocupação é o impacto no abastecimento das distribuidoras, pois a previsão para a volta do craqueamento na U-39 seria de 10 dias, correndo risco de faltar os produtos no mercado baiano. Além disso, o aumento do barril do petróleo, que gerou o reajuste das gasolina na Bahia na última semana, também deve contribuir para uma nova escalada de preços. Em nota, a Acelen informou que as unidades responsáveis pela produção de gasolina e GLP da Refinaria de Mataripe, encontram-se em manutenção não-programada, o que reduziu a capacidade produtiva da refinaria. “A empresa está adotando todas as medidas possíveis com vistas a reduzir a possibilidade de impacto no fornecimento dos produtos ao mercado, o que inclui compra de carga extra de GLP para reforçar os estoques e suprir o fornecimento durante a parada não-programada”.







  • Prefeitura de Tanhaçu e Minas Stones buscam gerar empregos e renda na cidade

    A mineradora Minas Stones realizou uma importante reunião com membros da prefeitura de Tanhaçu com o objetivo de buscar investimentos que possam gerar empregos e renda para a cidade. 
    A parceria entre a Minas Stones e a prefeitura de Tanhaçu promete trazer benefícios significativos para a região, fortalecendo a economia local e melhorando a qualidade de vida dos moradores. A expectativa é que novos projetos sejam desenvolvidos em conjunto, consolidando essa importante parceria em prol do desenvolvimento sustentável de Tanhaçu.

    Prefeitura de Tanhaçu e Minas Stones buscam gerar empregos e renda na cidade






  • Duas pessoas ficam feridas após engavetamento entre carro e duas carretas em Vitória da Conquista

    Duas pessoas ficaram feridas e outras duas presas às ferragens após um engavetamento entre um carro e dois caminhões neste domingo (21), na BR-116, no trecho de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Por causa do impacto, o veículo ficou destruído. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro ficou entre os dois veículos de carga. Os ocupantes das carretas não sofreram lesões, no entanto, duas pessoas que estavam no carro tiveram ferimentos e precisaram ser levadas para uma unidade de atendimento. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas. As duas pessoas que ficaram presas às ferragens estavam no banco de trás do carro. Elas foram retiradas e não precisaram de atendimento médico. 







  • Caculé confirma primeira morte por dengue no município

    Uma idosa de 94 anos, com histórico de comorbidades, foi o primeiro óbito registrado em Caculé, em decorrência da dengue. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Caculé, através da Secretaria de Saúde. A morte foi confirmada pela Câmara Técnica do Estado como sendo causada por dengue e ocorreu durante a 15ª Semana Epidemiológica. A Secretaria de Saúde, Caculé registra 560 notificações para dengue, com 16 casos confirmados. 







  • Terra indígena em Arraial d'Ajuda é homologada pelo Governo Federal

    A terra indígena Aldeia Velha, localizada em Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, foi homologada pelo Governo Federal nesta quinta-feira (18). O decreto foi assinado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de encerramento da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília. Na ocasião, também foi assinado o decreto de homologação da terra Cacique Fontoura, no Mato Grosso. Juntas, as terras pertencentes à Aldeia Velha medem cerca de dois mil hectares, onde vivem 1.465 indígenas Pataxó. O dado é do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Desde 1998, o processo para demarcação do território da Aldeia Velha está em vigor. Após dez anos de estudo, o local foi reconhecido e delimitado em 2008. Quatro anos depois, passou pelo contrato que demarcou a terra e, agora, 12 anos depois, a demarcação foi homologada. Nesse estágio, não há mais espaço para contestação de pessoas não-indígenas que tenham interesse na área. De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, para finalizar o processo, agora cabe ao órgão proceder com o registro das terras indígenas na Secretaria do Patrimônio da União e nos cartórios de registros de imóveis, por ser uma terra pública de usufruto exclusivo dos povos indígenas.







  • Governador autoriza obra de pavimentação em Botuporã

    A estrada que liga a BA-156 ao povoado de Boa Vista, no município de Botuporã, sudoeste da Bahia, vai receber, em breve, uma nova pavimentação. A autorização foi dada, na tarde desta quinta-feira (18), pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, e contou com a presença de lideranças da região. Com um investimento de R$ 9,4 milhões de reais, a obra realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), terá 17,5 km de extensão e vai contribuir para a mobilidade e escoamento da produção agrícola. O período de execução será de 10 meses. “A partir do dia 1º de maio, a empresa já estará em Botuporã para dar início aos trabalhos. Aproveitamos esta tarde de trabalho para fazer um balanço de outras demandas trazidas pelo grupo político nas áreas de educação, saúde, dentre outras, que vamos avaliar individualmente para atendê-las”, pontuou o governador. Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para a reforma do Pelotão da Polícia Militar (PMBA) de Botuporã. “Quero agradecer ao governador por todo o apoio e por atender aos pedidos da nossa comunidade. É com união e muito trabalho que as transformações acontecem. Toda a população de Botuporã ganha com isso” comemorou o prefeito da cidade, Edmilson Saraiva.







  • Número de mortos pela dengue chega a 43 na Bahia

    A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou mais três mortes por dengue no estado nesta sexta-feira (19). De acordo com a pasta, de janeiro até 18 de abril, são 43 registros. As vítimas não foram identificadas, mas se sabe que eram moradores de Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro. Até o momento, a taxa de letalidade é de 2,8% na Bahia, índice menor do que a média nacional. Ainda na Bahia, há mortes registradas em Vitória da Conquista (10), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1). De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram notificados 134.953 casos prováveis de Dengue na Bahia até o dia 13 de abril de 2024, com a macrorregião de saúde do Sudoeste concentrando 44% dos casos e 65% dos óbitos. No mesmo período de 2023, foram notificados 17.595 casos prováveis. Até o dia 15 de abril, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a Dengue, com 110.448 já administradas.







  • Atendendo solicitação do vereador André Berkovitz, válvula de descarga da barragem da Lagoa da Horta poderá ser aberta para atender comunidades ribeirinhas

    Por intermédio do vereador André Berkovitz, a válvula de descarga da barragem da Lagoa da Horta poderá ser aberta para atender as demandas de moradores das comunidades ribeirinhas como, Passagem da Raiz, Rancho do Negro, Pau de Colher, Pau Ferro, Fazenda Quebra Galho e Bastião. Segundo o vereador, após a barragem atingir seu nível máximo e sangrar, a água só teria chegado até a Fazenda Juazeiro, então ele fez o pedido junto ao prefeito, para que fosse aberta a válvula de descarga para atender uma maior quantidade de pessoas.

    Atendendo solicitação do vereador André Berkovitz, válvula de descarga da barragem da Lagoa da Horta poderá ser aberta para atender comunidades ribeirinhas

    Foi solicitada ao Sr. Glauber Vieira, do INEMA, por meio da prefeitura, uma visita técnica para averiguar a possibilidade da abertura da válvula. A visita foi feita na última quinta-feira (18/04), onde foi realizado um estudo técnico e agora o vereador André aguarda que a liberação do INEMA possa ser feita para abertura da válvula. Um documento elaborado pela administração municipal e assinado pelo Secretário Marcone César da Silva Santos, com o pedido do vereador, foi de fundamental importância para que o técnico estive analizando a abertura dessa válvula.







  • Prefeito de Guajeru ouve demandas da comunidade de Descoberto de Baixo

    Na noite de quinta-feira (19/04), o prefeito de Guajeru, Jilvan Teixeira, o Galego, esteve na comunidade de Descoberto de Baixo, acompanhado do vice Gilberto, do vereador Sílvio Batista, do secretário de Administração Zé Carlos e do engenheiro Danilo Coutinho, onde participaram de uma reunião a convite dos amigos e comerciantes;  Luís,  Antônio, Zé e demais moradores do entorno. A  reunião foi de extrema importância onde foi tratado de significantes melhorias para a comunidade. "Muitíssimo obrigado e assim quero agradecer o amigo Luís e sua esposa Neuza por conceder o espaço de sua casa para a realização da maravilhosa reunião e em tempo agradecer todos os presentes pelo caloroso carinho, atenção e tamanha receptividade", relatou Galego nas redes sociais. 







  • Renda domiciliar avança 3,7% na Bahia, mas desigualdade salarial volta a crescer

    O rendimento médio mensal real de todas as fontes da população com algum rendimento na Bahia ficou em R$ 1.806 em 2023. Frente ao valor de 2022, quando essa renda média alcançou R$ 1.742, houve um aumento de 3,7%. A alta deste ano foi puxada pelos salários (+7,2%), que voltaram a crescer após dois anos em queda O avanço foi o segundo consecutivo registrado no período, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelo IBGE e compilados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). De acordo com o levantamento, a renda média total do estado no ano passado ainda estava 9,6% abaixo da verificada em 2020 (R$ 1.998) —ponto mais alto da série histórica. Além disso, mesmo com o aumento da renda média total entre 2022 e 2023, a Bahia caiu mais uma posição no ranking nacional para esse indicador. Em 2022, o estado tinha o 3o menor rendimento médio de todas as fontes, entre as 27 unidades da Federação. Já no ano seguinte passou a apresentar o 2º menor do país, ultrapassada por Alagoas (R$ 1.839), e ficando acima apenas do Maranhão (R$ 1.730). O rendimento médio mensal real de todas as fontes engloba o salário (rendimento de trabalho) e outras fontes de renda, como aposentadorias, aluguéis, aplicações financeiras, pensões, doações e programas sociais ou auxílios diversos pagos pelo governo. Ele é “real” pois sua série de valores é “inflacionada”, ou seja, considera os efeitos da inflação. Em 2023, o valor da renda média de todas as fontes na Bahia (R$ 1.806) representava menos que 2/3 da registrada no Brasil como um todo (R$ 2.846). No país, também houve aumento desse valor frente a 2022 (+7,5%), sendo o maior resultado desde 2014, quando o rendimento havia sido de R$ 2.850.







Estamos nas redes sociais