• Operação Verão será realizada em Bom Jesus da Lapa e mais 49 municípios baianos

    Foto: Divulgação

    Turistas e baianos terão o reforço de 25 mil policiais e bombeiros no trabalho ostensivo e preventivo em todo a Bahia durante a Operação Verão 2019/2020, lançada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (4), no Jardim dos Namorados, em Salvador. No esquema especial, que segue até 29 de fevereiro, serão investidos mais de R$ 2,7 milhões em plantões extras. A Polícia Militar (PMBA) empregará 23 mil servidores a mais, o Corpo de Bombeiros terá 3.175 profissionais, enquanto a Polícia Civil disponibilizará 327 servidores.

    Os serviços de segurança serão reforçados com o apoio de viaturas de duas e quatro rodas, aeronaves, lanchas, motos aquáticas, unidades de atendimento pré-hospitalar, autobombas tanques, assim como animais da polícia montada e cães especializados em busca de pessoas e de materiais ilícitos. 

    Entre as cidades e localidades litorâneas beneficiadas com o apoio policial estão: Salvador, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Arraial D'Ajuda, Trancoso, Santa Cruz Cabrália, Santo Amaro, Morro de São Paulo, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Juazeiro, Paulo Afonso, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim. 







  • ENSF adota ensino bilíngue em 2020

    Em 2020 a Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF) em Brumado adotará o ensino bilíngue para as turmas do 2º e 6º ano. 

    A escola é considerada bilíngue quando adota, em seu Regimento Escolar e, principalmente, em sua Proposta Pedagógica uma segunda língua como meio de desenvolvimento de competências. Ou seja, além do uso da língua materna, o aprendizado é complementado em outra língua.

     



  • Estudantes da rede estadual devem renovar a matrícula pelo SAC Digital até a próxima terça-feira

    Os estudantes matriculados e com frequência regular nas escolas da rede estadual de ensino, em 2019, devem fazer a pré-matrícula até o próximo terça-feira (10). A grande novidade deste ano, é que a matrícula é 100% online. Todo o processo poderá ser feito por dispositivos móveis como tablets e celulares. Basta que os estudantes, pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play, ou façam o cadastro através do link https://www.sacdigital.ba.gov.br/ para realizar a pré-matrícula e garantir a vaga nas escolas onde os estudantes estudaram em 2019.



  • Câmara de Rio do Antônio poderá afastar presidente nesta quinta-feira por omissão e irregularidades

    O afastamento do presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Antônio, Nelson Antônio Soares poderá ser efetuado pelos vereadores em sessão que acontece na manhã desta quinta-feira (05), por denúncia por parte da maioria dos parlamentares da casa, devendo assumir o cargo o vice-presidente até a conclusão do processo.

    Nelson Antônio Soares é acusado de irregularidades, omissão e ineficiência no desempenho de suas funções regimentais na função de chefe do poder legislativo do município.

    Entre as irregularidades do presidente citadas pelos vereadores estão a não realização de sessão ordinária em dia e horário fixado em regimento interno; não pagamento de subsídios aos vereadores no valor fixado em lei municipal; omissão em mandado de segurança da Lei Municipal Nº 165/2019; contratação e nomeação de advogados para atuar em defesa de interesses particulares; projetos de lei que não foram encaminhados às comissões e ausência de inclusão em pauta.

    O procedimento das denuncias será encaminhado ao Ministério Público.



  • Operação da PF apura tráfico internacional de drogas na Bahia

    Foto: Reprodução

    A Polícia Federal de São Paulo deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas. O grupo era comandado por um empresário, que promovia a compra e distribuição de cocaína boliviana.

    Ao todo, foram expedidos 46 mandados judiciais, sendo 13 de prisão temporária e 33 de busca e apreensão nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Minas Gerais.

    Por volta das 11h30 desta quarta, 11 pessoas tinham sido presas e sete aviões tinham sido apreendidos — dois só em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. De acordo com a PF, desde maio do ano passado, foram apreendidas 2,6 toneladas de cocaína nesta mesma operação. (G1)







  • Concurso para Policia Militar e Corpo de Bombeiros alcança mais de 110 mil inscritos

    Foto: Reprodução

    Encerradas no último dia 19 de novembro, as inscrições para o concurso público para as corporações da Polícia Militar da Bahia e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia receberam 112.335 submissões. Deste total, 99.560 são para o cargo de soldado da PM e 12.775 para a mesma função dentro do Corpo de Bombeiros Militar. Este é o segundo certame realizado pelo Governo do Estado para as duas corporações – o primeiro foi realizado em 2017, alcançando o total de 141.878 candidatos, já encerrado. As inscrições foram realizadas no site da empresa organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) .







  • Tiro de Guerra de Brumado realiza cerimônia de formatura da 61ª Turma de Atiradores

    Reconhecidos como uma das unidades mais bem estruturadas do estado, o Tiro de Guerra de Brumado realizou na última sexta-feira (29) a cerimônia de formatura da 61ª Turma de Atiradores. Com a execução do Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, foi feita a abertura que contou com a presença de autoridades civis e militares.

    O ponto alto foi a entrega dos certificados aos atiradores, que receberam os cumprimentos de familiares, dos amigos e das autoridades, entre eles o prefeito Eduardo Vasconcelos, diretor do TG e do comandante da 34ª CIPM, major Mário Cabral.

    No final a tropa realizou o seu último desfile, para depois participar do momento final de confraternização.13:15

     



  • EAD Unicesumar oferece mais de 10 mil bolsas de estudo em vestibular nacional

    Já pensou em fazer o curso dos sonhos com uma bolsa integral, ou seja, 100% isenta de mensalidade? Essa é a proposta da Educação a Distância da Unicesumar, que realizará, neste sábado (7), uma ação de Vestibular Nacional em seus mais de 600 polos pelo Brasil. O processo seletivo ocorrerá em dois horários: às 10h e às 14h. Os candidatos terão até duas horas para realizar a prova, composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha, onde, de acordo com a pontuação, podem conquistar uma bolsa de estudo de 20% a 100% de desconto.

    O Vestibular Nacional oferece oportunidade para mais de 50 graduações, entre elas: Pedagogia, Administração, Educação Física, Gastronomia, Ciências Contábeis, Design de Interiores e mais diversos cursos nas áreas de Gestão, Tecnologia e Educação.

    As inscrições podem ser feitas nos polos, via 0800 600 6360 ou pelo site www.unicesumar.edu.br/ead. O regulamento da campanha está disponível em: http://unicesumar.edu.br/ead/regulamentos

    Mais informações:

    Unicesumar em Brumado - Ba

    Endereço: Rua Tibúrcio da Silva, 70 - Centro

    Telefone: (77) 99934-8556 

    EAD Unicesumar oferece mais de 10 mil bolsas de estudo em vestibular nacional

    Unicesumar em Brumado - Endereço: Rua Tibúrcio da Silva, 70 - Centro



  • Programa Criativos na Escola: Município de Rio do Antônio representa a Bahia na Itália

    Alunas do Centro de Educação Municipal Florindo Silveira, do município de Rio do Antônio, e estudantes de mais 6 estados representaram o Brasil em Roma, na Itália, através do Programa Criativos na Escola 2019.

    Os estudantes e professores do Centro de Educação Municipal Florindo representaram a Bahia nesse evento.

    Eu posso, você pode, nós podemos”. O chamado para a ação é um dos trechos da música oficial da Conferência Global de Crianças e Jovens “Eu Posso”, que teve início na última quarta-feira (27), em Roma, na Itália, reunindo jovens transformadores de todo o mundo. No último sábado (30), o encerramento foi celebrado em um evento que contou com a presença do Papa Francisco, no Vaticano.
    A delegação brasileira é composta por sete grupos, com representantes dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, premiados no Desafio Criativos da Escola, de 2019.

    Trocas de saberes
    A abertura do evento foi marcada por fortes emoções, pois foi o primeiro momento em que os estudantes brasileiros encontraram com crianças e jovens dos demais países do mundo. Nos dias 28 e 29 de novembro, os estudantes apresentaram seus projetos e também conheceram iniciativas de outras partes do mundo, podendo trocar experiências e se inspirar ainda mais pelas possibilidades de atuação enquanto crianças e jovens e para nós é motivo de muito orgulho.

    CONTINUE LENDO


  • Empresas emissoras da nota eletrônica já são 67,8 mil em toda a Bahia

    Foto: Reprodução

    A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) alcançou em outubro um número recorde de empresas emissoras na Bahia desde que foi lançada: 67,8 mil.

    Esse total representa um crescimento de 105% em relação a dezembro de 2018, último mês antes do início da obrigatoriedade da emissão do documento eletrônico pelas micro e pequenas empresas, válida a partir de janeiro de 2019. Os dados são da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).







  • Vídeo: Em coletiva de imprensa, prefeito de Brumado fala sobre parecer do Ministério Público Eleitoral Estadual

    Em setembro deste ano o Juiz Eleitoral de Brumado cassou os mandatos do prefeito Eduardo Vasconcelos e de seu vice Édio Pereira. Após recorrer da decisão, o Ministério Público Eleitoral Estadual deu parecer favorável em decisão divulgada ontem (03), aos gestores. Em coletiva de imprensa o prefeito falou sobre o caso, veja a reportagem feita pelo repórter Fabiano Neves.







  • TSE reconhece assinaturas eletrônicas para criação de partidos

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (3) reconhecer assinaturas eletrônicas para formalizar a criação de partidos políticos. A decisão pode ter impacto na criação no Aliança pelo Brasil, novo partido do presidente Jair Bolsonaro, que pretende agilizar o processo de obtenção de registro do partido por meio de certificados digitais.  

    Apesar da decisão, não há prazo para que a Justiça Eleitoral possa criar aplicativos e programas de computador para efetivar a decisão, que ainda precisará ser regulamentada para passar a ter validade. Segundo a presidente do TSE, Rosa Weber, as soluções não estarão prontas para as eleições municipais de 2020. 

    O julgamento foi motivado por uma consulta apresentada no ano passado pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS). O parlamentar pediu que o tribunal responda a seguinte pergunta: "Seria aceita a assinatura eletrônica legalmente válida dos eleitores que apoiem dessa forma a criação de partidos políticos nas listas e/ou fichas expedidas pela Justiça Eleitoral?" 

    Novos partidos

    Para a criação de partidos políticos, um dos requisitos exigidos é a apresentação de fichas de apoiamento de eleitores, cuja autenticidade das assinaturas em papel é feita pela Justiça Eleitoral. 

    Por 4 votos a 3, o tribunal seguiu voto do ministro Luís Felipe Salomão. Segundo o ministro, o setor técnico do tribunal informou que há viabilidade técnica para desenvolver os aplicativos necessários para implementar a medida. Salomão também afirmou que o uso da assinatura digital trará mais segurança na conferência, que é feita manualmente pela Justiça Eleitoral. O voto foi acompanhado pelos ministros Tarcísio Vieira, Sergio Banhos e Luís Roberto Barroso.  

    "No cenário jurídico inexiste óbice à certificação digital de assinaturas. A adoção dessa sistemática é viável”, disse Salomão.  

     Barroso também votou a favor das assinaturas eletrônicas, mas ponderou que a efetivação da medida depende de regulamentação pelo TSE e do desenvolvimento dos aplicativos e sites, que ainda não tem prazo para ocorrer. 

    “Vai que a gente não consegue desenvolver essa ferramenta? disse Barroso.  

    O relator do caso, ministro Og Fernandes, ficou vencido por entender que o apoio por meio eletrônico não pode ser aceito por não estar previsto em lei ou nas regras do TSE. Edson Fachin e a presidente, Rosa Weber, acompanharam o relator.

    Rosa Weber disse que o tribunal não tem recursos para verificar a autenticidade das assinaturas que serão entregues pelos partidos. (AgênciaBrrasil)

    CONTINUE LENDO


  • Governo lança guias e habilita 66 novos serviços para deficientes

    O Ministério da Saúde anunciou hoje (3) - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - a habilitação de 66 novos serviços de odontologia e ortopedia com atendimento especializado a pessoas com deficiência. A medida deverá beneficiar mais de um milhão de pessoas.

    Para qualificar o atendimento a esse público, o ministério também lançou dois guias com orientações para os profissionais de saúde que atuam nas áreas de odontologia e ortopedia da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCPD). Os materiais estão disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde. (Agência Brasil)



  • A Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Brumado preparou um calendário com o horário especial para este mês de dezembro. Confira abaixo

    Comércio em Brumado tem horário especial no mês de dezembro; confira


  • Artista brumadense com destaque internacional fala de sua trajetória; veja o vídeo com a reportagem especial

    A brumadense Sílvia Mello viaja para Portugal onde estará lançando o single ATÉ O FIM, um projeto que visa estreitar ainda mais as relações entre Brasil/ Portugal, nas vozes de Sílvia Mello e Zeze Miranda, Sílvia também participará de eventos literários onde será homenageada. Em entrevista ao repórter Fabiano Neves, a artista falou de sua trajetória e conquistas, tanto no Brasil quanto no exterior, veja o vídeo com a reportagem especial.