• PRF recupera caminhonete e prende motorista por uso de documento falso e receptação em Vitória da Conquista

    Foto: Divulgação/PRF

    Um carro roubado foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma abordagem no KM 838 da BR-116, em Vitória da Conquista. O fato aconteceu na noite de quarta-feira (22) e um homem foi preso, por suspeita de receptação e uso de documento falso.

    Inicialmente, foi dada ordem de parada ao veículo FIAT/Toro Volcano, com placas de Caruaru (PE). Durante a fiscalização, foram solicitados documentos pessoais do motorista e do veículo. Após realizadas consultas ao sistema de segurança e a identificação veicular, os agentes constataram que o documento apresentado pelo condutor apresentava indícios de falsificação e, também, que o carro era clonado. O veículo original havia sido roubado, em dezembro de 2019, na cidade pernambucana de Orobó.

     

    Para não levantar suspeitas, as placas originais foram trocadas por outras ‘clonadas’ de um veículo com características semelhantes.

    Questionado, o homem informou que foi contratado para levar a caminhonete do município de Uberlândia (MG) com destino a Feira de Santana (BA). Disse ainda que receberia 2.000 pelo serviço.

    Diante dos fatos, ele foi encaminhado juntamente a documentação apreendida e o veículo à Delegacia de Polícia Civil local, para os procedimentos legais.

    A PRF em 2019 recuperou quase 500 veículos furtados, roubados ou adulterados. Nos primeiros 20 dias deste ano já foram recuperados quase 30 veículos. O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desses crimes em determinadas regiões do país.

    CONTINUE LENDO






  • Guanambi: após forte chuva, Riacho Belém transborda deixando moradores ilhados

    Foto: Reprodução

    Após 12 horas de chuvas, o Riacho Belém, que corta a cidade de Guanambi transbordou e os moradores acordaram com a água na porta de suas residências e muitos deles ficaram sem poder trabalhar.

    O registro de chuva da noite de ontem (22) e da madrugada hoje (23) foi de 100mm.

    A Defesa Civil de Guanambi monitora as áreas críticas no município.







  • Coelba abre inscrições para formação gratuita de eletricistas em Brumado

    Foto: Ilustração

    As inscrições para formação de turmas da Escola de Eletricistas foram abertas pela Companhia de Energia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba), nas cidades de Ipirá, Irecê e Brumado. As inscrições vão até às 18h desta sexta-feira (24) e serão realizadas exclusivamente pela internet, pelo site www.fieb.org.br/senai, até atingir o limite de 600 inscritos por município.

    O curso de capacitação será gratuito e ministrado em parceria com o Senai-BA. Os selecionados terão formação como eletricistas para atuação em redes de distribuição de energia elétrica. Todos os formandos vão compor o ‘Banco de Talentos’ da Coelba para possíveis oportunidades de trabalho.

    Os candidatos (mulheres e homens), que serão selecionados em seis etapas, precisam ter concluído o ensino médio ou equivalente; ter no mínimo 18 anos na data de inscrição no processo seletivo; possuir carteira de habilitação definitiva B, C ou D.

    Ao final da seleção, 50 vagas serão preenchidas em cada município e 150 profissionais vão realizar o curso, que possui carga horária de 480 horas, e será ministrado nas Unidades do Senai-BA de Brumado, Irecê e Ipirá. Durante o período de formação, os selecionados terão auxílio transporte e alimentação.







  • Unicesumar oferece programa  de intercâmbio  na Holanda

    Quer viver uma experiência inesquecível este ano? Que tal estudar na Holanda?

    O Departamento de Relações Internacionais da Unicesumar tem uma dica pra você:

    O programa Orange Tulip Scholarsip, do Nuffic Neso Brazil, está oferecendo mais de 80 oportunidades de bolsas para brasileiros em 2020, em 20 universidades da Holanda. As bolsas oferecidas são em período integral com uma ajuda de custo em dinheiro que pode chegar a 50 mil euros.

    As datas para as inscrições variam entre 1 de fevereiro até 1 de maio, dependendo da sua escolha. É só optar pela bolsa que mais te interessa e se inscrever na instituição desejada. Para mais informações, contate com o polo de Brumado-Ba.

    Em caso de dúvida, escreva para: [email protected]

    Embarque nessa oportunidade!

    Unicesumar
    Graduação e Pós graduação
    77 99934-8556
    Brumado-Ba

     

    Unicesumar oferece programa  de intercâmbio  na Holanda


  • Com instabilidade do sistema, matrículas na rede estadual são prorrogadas

    Foto: Reprodução

    Estudantes relataram dificuldades para realizar as matrículas na rede estadual de ensino, por isso, o prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 3 de fevereiro. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 21, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).

    As matrículas foram iniciadas na segunda, 20, e tinha como prazo inicial o dia 31 de janeiro. Com a prorrogação, os interessados terão um dia a mais para realizar as inscrições nos colégios estaduais.

     

    Na segunda, os pais dos alunos relataram que encontraram dificuldades em matricular os filhos devido a uma instabilidade do sistema. O problema causou filas na frentes das escolas de Salvador, em Santo Antônio de Jesus e outras cidades do interior baiano. Nesta terça, as filas voltaram a se formar nas unidades.

    A SEC informou que o sistema começa a normalizar, e as matrículas estão sendo realizadas normalmente.

    A Secretaria também informou que “garante vaga a todos os estudantes que procurarem a rede estadual mesmo após o fim do cronograma de matrícula”, e que não existe a necessidade de pegar filas, já que as matrículas podem ser feitas por meio do aplicativo SAC Digital.

    De acordo com a SEC, quem não tiver acesso à internet poderá se dirigir a qualquer unidade escolar da rede estadual mais próxima e sem filas, independente de ser o colégio onde o aluno irá estudar, e solicitar a matrícula para a unidade a qual o estudante deseja estudar em 2020 e com disponibilidade de vagas. (Informações do ATarde)

    CONTINUE LENDO






  • Mais de 990 mil estudantes já se inscreveram no Sisu

    Foto: Reprodução

    O ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou hoje (22) que 993.311 estudantes se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro dia de registros.

    Como cada estudante pode se inscrever em até dois cursos, até o momento já foram registradas 1.870.751 inscrições. (AB)







  • Duas pessoas são presas em Caetité por porte ilegal de arma de fogo

    Foto: Reprodução

    Duas pessoas foram presas em flagrante em Caetité, na noite de ontem (21), após serem abordadas em uma motocicleta com atitude  suspeita. 

    A Polícia encontrou com os mesmos um revólver cal. 32. Os dois foram apresentados na sede da 22° COORPIN em Guanambi para realização de procedimentos legais e responderão pelo delito de porte ilegal de arma de fogo. 



  • Orçamento de 2020 prevê 51,3 mil vagas em concursos federais

    O Orçamento Geral da União de 2020, publicado nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União, prevê 51.391 vagas em concursos públicos federais nos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público da União e Defensoria Pública da União. Isso representa um aumento de 1.400% em relação à previsão de 3.369 servidores do Orçamento do ano passado.

    Do total de vagas previstas para este ano, 45.816 destinam-se ao provimento (preenchimento) de postos existentes que ficaram vagos, geralmente por morte ou aposentadoria. O Orçamento prevê ainda a criação de 5.575 vagas. (Agência Brasil)







  • Prefeito de Brumado assina convênio com a Caixa para a construção da Quadra Poliesportiva de Cristalândia; obras deverão ser iniciadas em fevereiro

    Uma das reivindicações constantes dos moradores do Distrito de Cristalândia, agora, está muito próxima de ser atendida, já que o prefeito Eduardo Vasconcelos esteve na GIGOV – Gerência de Governo de Vitória da Conquista, onde foi assinada com a Caixa Econômica a assinatura do convênio entre as partes para a construção da tão aguardada Quadra Poliesportiva. A obra está orçada em R$ 258 mil, resultado de uma emenda do deputado federal Daniel Almeida, atendendo uma solicitação do vice-prefeito e secretário municipal de Esportes, Édio Pereira, sendo que o início da construção deverá acontecer já em fevereiro. A vereadora Lia Teixeira comemorou muito a notícia, já que vem lutando há um bom tempo para que a quadra viesse a se tornar realidade. O prefeito Eduardo Vasconcelos expressou a sua satisfação por mais essa conquista destacando que “o nosso planejamento aponta também para a expansão do esporte e lazer para o meio rural, então é mais uma vitória nesse sentido”. Ele ainda observou que “essa foi mais uma ação do deputado federal Daniel Almeida, que, juntamente com nosso vice-prefeito Édio Pereira, vem obtendo grandes conquistas para o nosso Esporte, que vem tendo um salto qualitativo muito positivo”. 







  • Policiais Civis e Penais decidem parar por 48h na próxima segunda-feira, 27

    Foto: Reprodução

    Os Policiais Civis e Policiais Penais baianos decidiram nesta terça-feira, 21, durante Assembléia, aprovação do estado de greve e paralisação por 48 horas a partir da próxima segunda-feira, 27. As categorias protestam contra a reforma da Previdência estadual, Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 159/2020.

    O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários(Sinspeb), Reivon Pimentel, destacou que os Servidores Penitenciários e Policiais Penais serão extremamente afetados com a reforma, pois pretende retirar o direito à integralidade e a paridade. O valor pensão por morte e do abono permanência também serão reduzidos.







  • Cerca de 15 homens incendeiam ônibus em Vitória da Conquista

    Foto: Reprodução

    Na noite de ontem (21), um ônibus do transporte urbano de Vitória da Conquista foi incendiado ficando destruído. Não há registro de feridos.

    De acordo com testemunhas, cerca de 15 homens encapuzados invadiram o ônibus, exigiram que os passageiros descessem e em seguida colocaram fogo do veículo.

    As testemunhas contaram à polícia que o incêndio pode ter ocorrido por uma retaliação contra a morte de uma traficante na cidade.







  • Bahia lidera crescimento do número de passageiros em voos nacionais

    Foto: Carol Garcia/GOVBA

    A Bahia foi o estado com o maior crescimento no número de passageiros em voos nacionais. De acordo com a Vinci Airports, a Bahia cresceu 37%, número duas vezes superior à média do Brasil (16%).

    O volume de assentos comercializados para os destinos turísticos baianos são resultado da política adotada pelo Governo do Estado com três importantes ações: o investimento em infraestrutura no interior e na capital; a promoção do destino Bahia; e a redução do ICMS de querosene da aviação, que resultou em mais de 200 novas frequências de voos domésticos. 

     







  • Duplo homicídio: jovens são assassinadas na zona rural de Aracatu

    Foto: Destaque Bahia

    Na tarde desta terça-feira (21) duas jovens, identificadas pelos nomes de Paloma e Pretinha, foram encontradas mortas em uma estrada de Olho d’água do Ouro, zona rural de Aracatu.

    A Polícia se encontra no local fazendo o levantamento e identificação dos corpos que serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

    O motivo e a autoria do crime estão sendo investigados pela Polícia Civil.



  • Sisu 2020: inscrições são abertas com prazo estendido

    Foto: Reprodução

    O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu as inscrições do 1º semestre de 2020 na madrugada desta terça-feira (21). O sistema permite que o estudante concorra a 237,1 mil vagas em universidades federais de todo o país.

    Os estudantes podem se inscrever até as 23h59 do próximo domingo (26). O prazo, que antes se encerraria na sexta (24), foi prorrogado após erros nas correções de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, de acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afetou quase 6 mil candidatos, mas foi corrigido antes da abertura das inscrições do Sisu.







  • Três pessoas são presas com dinheiro proveniente do tráfico de drogas em Vitória da Conquista

    Foto: Divulgação

    Um trio que atuava com o tráfico de drogas, no bairro de Candeias, em Vitória da Conquista, foi capturado por equipes do Esquadrão Falcão da PM baiana e integrantes da PM de Minas Gerais, na segunda-feira (20). Com eles foram apreendidos R$ 1.473,20 proveniente da venda de entorpecentes.

    A unidade especializada foi acionada pela PM de Minas que informou sobre a presença de um criminoso detido na cidade mineira conhecida como Salinas e que residia em Conquista. Com o levantamento das informações, as equipes conseguiram localizar o bandido e, posteriormente, em um condomínio, mais dois comparsas, entre eles, a namorada.

    Além da quantia, também foram apreendidos 29 comprimidos de ectasy, uma porção de maconha e uma balança. O trio e todo material foram apresentados na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE).