• Pelo quarto ano consecutivo, a Unicesumar é finalista no prêmio ‘Reclame Aqui’

    Pelo quarto ano consecutivo, a Unicesumar é finalista no prêmio “Reclame Aqui”. Para ser indicada a premiação, a Uncesumar manteve sua reputação como “Boa” ou “Ótima” no site do Reclame Aqui no decorrer do ano 2020. A votação é popular e já está aberta até o dia 31 de setembro. Para cultivar os bons índices a Unicesumar tem uma equipe dedicada a aender e solucionar tudo que chega via “Reclame Aqui”, o que garante que 100% das reclamações recebidas sejam atendidas e que quase 80% solucionadas, sendo apta a concorrer com outras cinco instituições na categoria “ Universidades” e “Faculdades”.



  • Bahia: 90 kg de maconha são encontrados em carro adaptado para ser utilizado como ambulância

    Foto: Divulgação Polícia Civil

    Durante investigações acerca de furtos e adulteração de sinal identificador de veículos, policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) e da Delegacia Territorial (DT), de Jequié, encontraram 90 quilos de maconha prensada, dentro de um carro adaptado para ser utilizado como ambulância, na terça-feira (15). O veículo onde estava a droga foi apreendido dias antes por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em um caminhão cegonha, que seguia para São Paulo. Segundo o titular da DRFR / Jequié, delegado Ivan Rodrigues, os desdobramentos das investigações apontaram para o tráfico do entorpecente. “A maconha estava escondida em um compartimento falso do carro, mas nossas equipes conseguiram acessar e retirar a droga”, explica. A droga foi encaminhada para perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). As investigações continuam, com a finalidade de identificar e prender os envolvidos no crime.







  • Estão abertas as inscrições para bolsas remanescentes do Prouni

    Teve início as inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o segundo semestre deste ano. Ao todo, serão ofertadas cerca de 90 mil bolsas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular. De acordo com informações da Agência Brasil, a disponibilidade dessas bolsas ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo. O prazo para inscrição termina em 30 de setembro e o estudante interessado deve acessar a página do Prouni na internet. De acordo com o Ministério da Educação, nesta edição, o prazo de inscrição será único, tanto para candidatos não matriculados na instituição de ensino superior para a qual desejam se inscrever para disputar uma bolsa, como para candidatos já matriculados na mesma instituição para a qual querem fazer a inscrição.

    Estão abertas as inscrições para bolsas remanescentes do Prouni


  • Bahia registra 2.237 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.237 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.490 curados (+0,9%). Dos 287.685 casos confirmados desde o início da pandemia, 274.617 já são considerados curados e 6.983 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,85%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.223,88), Almadina (6.131,04), Itabuna (5.535,99), Madre de Deus (5.210,26) e Dário Meira (5.023,34). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 564.654 casos descartados e 69.822 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta-feira (16). Na Bahia, 24.333 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.







  • Aracatu: Convenção confirma nomes de Vavinha e Silvane como candidatos a prefeito e vice

    Nesta quarta-feira, 16 de setembro, o Partido Social Democrático (PSD) realizou em Aracatu convenção municipal que confirmou os nomes de Vavinha e Silvane, como candidatos  a prefeito e vice, respectivamente. Na ocasião, também foram apresentados os candidatos a vereador e vereadora. A reunião contou com a presença do deputado estadual Marquinho Viana.

    Aracatu: Convenção confirma nomes de Vavinha e Silvane como candidatos a prefeito e vice


  • Rio do Antônio zera casos ativos da Covid-19

    Até as 14 h desta quarta-feira (16), Rio do Antônio registou 23 pessoas que chegaram de viagem em monitoramento, 05 casos monitorados com isolamento (pacientes em monitoramento e isolamento sem exigência de notificação para coleta de exames), 27 casos descartados, 10 casos confirmados com teste rápido e 07 casos confirmados com exames realizados no laboratório (Lacen). Todos os 17 casos estão curados e não há casos suspeitos notificados. “Zeramos todos os casos de pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus no município de Rio do Antônio. Não se esqueça de usar máscara da maneira correta, cobrindo a boca e o nariz ao sair de casa, fazer higienização constante das mãos com álcool em gel 70 e evitar locais com aglomeração de pessoas”, reforçou a Secretaria Municipal de Saúde do município.



  • Em entrevista ao Destaque Bahia, Artista Plástico brumadense Alex Lobo conta sua história

    O artista plástico brumadense Alex Lobo está a 26 anos transformando peças em verdadeiras obras de arte. Em entrevista ao Destaque Bahia, ele relatou que a paixão pelas artes começou quando ainda tinha 14 anos de idade, ocasião em que passou a observar um vizinho que morava próximo a sua residência, o qual trabalhava produzindo esculturas de madeira. “ Ele fazia as esculturas e sobravam aqueles toquinhos (sic), restos de madeira, e eu pedia a ele que me desse aqueles pedaços. Então eu levava para casa aqueles pedaços e produzia pequenos bonecos e outras peças bem simples. A partir daí, já com 15 anos, minha avó me conseguiu um emprego em uma oficina, e parei de produzir esculturas de madeira”, contou o artista. Com o trabalho direto com o ferro, o pensamento criativo não parou e Alex passou a manipular também este material.

    Em entrevista ao Destaque Bahia, Artista Plástico brumadense Alex Lobo conta sua história

     “Comecei a trabalhar com o ferro, fazendo pequenas esculturas. Na época não havia a internet de modo tão fácil  para ver outras artes de ferro, ter inspirações, então fui desenvolvendo aquilo que me despertava, com uma ideia ou outra e com o passar do tempo fui desenvolvendo as técnicas e peças. Sem rede social, este trabalho não era divulgado, e só quem conhecia eram amigos próximos”, disse.   Algum tempo depois, com a popularização das redes sociais, Alex passou a compartilhar fotos de suas artes, alcançando várias pessoas e o interesse delas em seus trabalhos. Isso o levou a participar de dois concursos da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), com destaque para as esculturas de um cavalo e um guitarrista por ele produzidos. Recentemente, ele expôs algumas de suas obras na rotatória da Horta, que segundo ele teve o objetivo de mostrar a população a beleza além do cotidiano, interagindo com as pessoas por meio de suas artes.

    Em entrevista ao Destaque Bahia, Artista Plástico brumadense Alex Lobo conta sua história

    “A última obra que fiz foi um cowboy estilo americano, faroeste, assim como sou fã de filmes deste estilo. Trabalho nesta peça há quase um ano e consegui uma exposição em um posto de gasolina. Inclusive, agradeço ao pessoal do posto por este apoio e aqueles também que curtem o meu trabalho, que faço com muito amor e carinho. Quero também inspirar outros artistas a mostrarem suas artes, compartilhar seus trabalhos”, concluiu o artista plástico.



  • Brumado: 1010  pessoas estão curadas da  Covid-19

    A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado informou, em Boletim Epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (16),  que atualmente há 1157 casos confirmados da Covid-19, sendo 1010 curados.  São 07 internações, 15 óbitos, e 132 pacientes em tratamento. No momento, 117 ainda aguardam resultado laboratorial e 1625 já foram descartados. São 4465 casos notificados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



  • SSP oficializa criação da Coordenação de Combate à Corrupção

    Foto: Alberto Maraux

    SSP oficializa criação da Coordenação de Combate à Corrupção

    A Secretaria da Segurança Pública oficializa, nesta quarta-feira (16), através de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), a criação da Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (CECCOR/LD) da Polícia Civil.A unidade será integrada por delegados, escrivães e investigadores que já atuavam no combate a casos de corrupção e a crimes contra a ordem econômica,  tributária e contra a Administração Pública, no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), através da Dececap. A coordenação ficará subordinada ao Draco. Com esta mudança, a Bahia atende a um dos critérios de rateio dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, equivalente a 5%.



  • Sem eficácia comprovada, Ministério da Saúde quer distribuir ‘kit covid’ com hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina

    Foto: Reprodução

    O Ministério da Saúde discute distribuir gratuitamente um “kit covid-19” na Farmácia Popular. A ideia é reembolsar os estabelecimentos conveniados todo o valor de sulfato de hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina retirados por pacientes de Covid-19. Embora não haja comprovação da eficácia sobre o uso destes medicamentos contra o novo coronavírus, o tratamento tornou-se aposta do governo Jair Bolsonaro. Como o Estadão revelou, desde julho a Saúde faz estudos sobre a “viabilidade” da inclusão dos produtos no Farmácia Popular. O programa distribui gratuitamente ou com desconto de 90% medicamentos para controle de doenças crônicas, que atingem milhões de brasileiros, como diabetes, hipertensão e asma. Será preciso prescrição médica para retirar o “kit covid”.O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, defende o uso da cloroquina no tratamento da doença. Após dois ministros deixarem a pasta (Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich) por divergências sobre a aposta no medicamento, coube ao general aprovar nova orientação da Saúde sobre o combate à covid-19, que estimula o uso, desde os primeiros sintomas da doença, de hidroxicloroquina ou cloroquina, associadas ao antibiótico azitromicina. Procurado, o Ministério da Saúde reconheceu que avalia incluir o tratamento no Farmácia Popular. Em nota, a pasta afirma que “a portaria está em estudo”. “Tanto em relação ao valor de financiamento da dotação extraorçamentária, quanto ao acordo tripartite com Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).”



  • Bahia registra 2.213 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.213 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.237 curados (+0,8%). Dos 285.448 casos confirmados desde o início da pandemia, 272.127 já são considerados curados e 7.281 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,93%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.191,22), Almadina (6.131,04), Itabuna (5.493,78), Madre de Deus (5.082,25) e Dário Meira (5.023,34). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 559.941 casos descartados e 68.741 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta terça-feira (15). Na Bahia, 24.568 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.







  • Rio do Antônio: Justiça Eleitoral determina retirada do ar de Live do PP por violar legislação

    O Partido Social Democrático (PSD) impetrou representação na Justiça Eleitoral por propaganda irregular extemporânea, em face de Carlos Tadeu Xavier Nunes, Progressistas – PP Rio do Antônio e Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. Na denúncia, o partido alegou, em síntese, que Carlos Tadeu, durante a realização de convenção partidário, fez pedido de voto e divulgação do número que pretende utilizar nas eleições vindouras , como também fez menção ao número de candidatura dos pré-candidatos a prefeito e vice do município de Rio do Antônio. Aduziu, ainda, que o Partido Progressista divulgou o conteúdo em sua página, não tendo tomado providência para sua retirada, de modo a sanar a propaganda irregular. Deste modo, solicitou que seja determinada a remoção do conteúdo. Diante documentos, vídeo e print apresentados, o Juiz Eleitoral, Tadeu Santos Cardoso determinou que “ o Progressistas – PP Rio do Antônio, remova o conteúdo descrito na rede social Facebook (ID 4138793), consoante links descritos na peça vestibular, sob pena de multa no valor de até R$ 25,000,00 (vinte e cinco mil reais)., informando nos autos o cumprimento. Ainda, a Facebook Serviços Online do Brasil Ltda., deverá ser intimada para remover o conteúdo de ID 4138793, sendo a presente decisão acompanhada do petitório que traz a URL para cumprimento, no prazo de 48 horas, na forma do art. 38, § 4º, da Resolução n. 23.610/19”, escreveu o magistrado em decisão assinada no dia 15 de setembro.







  • Termina nesta quarta (16) o prazo para partidos definirem candidatos às eleições

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que termina nesta quarta-feira (16) o prazo para os partidos realizarem suas convenções internas para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições municipais de novembro. A Justiça Eleitoral espera receber mais de 700 mil registros de candidaturas no pleito deste ano. De acordo com informações da Agência Brasil, o prazo está previsto na Lei das Eleições e deveria ter sido encerrado em agosto. No entanto, o período das convenções foi prorrogado por 42 dias devido ao adiamento das datas do calendário eleitoral em função da pandemia da covid-19. O Congresso adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. O registro dos candidatos escolhidos pelas legendas deverá ser feito até 26 de setembro na Justiça Eleitoral dos estados.



  • Aracatu: PSD realiza convenção municipal nesta quarta (16)

    Nesta quarta-feira, 16 de setembro, o Partido Social Democrático (PSD) realiza em Aracatu convenção municipal para apreciação dos nomes de Vavinha e Silvane, pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Na ocasião, serão apresentados também os pré-candidatos  a vereador e vereadora. A reunião acontecerá no Colégio Estadual Cel. Cândido Silveira Santos, das 13h às 18h, e contará com a presença do deputado estadual Marquinho Viana.



  • Malhada de Pedras: TRE-BA mantém mandatos da prefeita Terezinha Baleeiro e vice Adriano Reis

    Em outubro do ano passado, a prefeita e do vice-prefeito de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) e Adriano Reis Paca (PSD), respectivamente, tiveram os mandados cassados após decisão foi tomada pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, o qual atendeu a um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), referente a acusação da prática, pelos gestores, de crimes de captação ilícita de sufrágio, abuso de poder econômico e abuso de poder político. Segundo a denúncia, o ex-prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, e ex-servidores municipais da cidade também estariam envolvidos nos crimes praticados pelo vice e pela prefeita. Os gestores recorreram da decisão e, nessa terça-feira (15), venceram, por 5 a 2  em 2ª instância , o processo de cassação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). De acordo com o advogado de defesa, Magno Silva, a sentença foi reformulada, sendo retirada a inelegibilidade, após entendimento que não houve prática de abuso de poder econômico ou político.



Estamos nas redes sociais