• Brumado: Homem é encontrado morto na Fazenda Rodeador

    Foto: Charles Lima/Destaque Bahia

    Um homem identificado como Edmundo Miranda de Souza foi encontrado morto na noite do último domingo (13), na Fazenda Rodeador, zona rural de Brumado. De acordo com informações da polícia, até o momento, não há informações sobre a autoria do homicídio. Edmundo  foi encontrado com afundamento no crânio e marcas no corpo de pauladas. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil investiga o homicídio.

    Brumado: Homem é encontrado morto na Fazenda Rodeador


  • STJ determina prisão de temporária desembargadoras TJ-BA e Secretário da SSP-BA

    Foto: Mauro Anchieta/TV Bahia

    Na manhã desta segunda-feira (14), foram alvos de mandados de prisão temporária da operação Faroeste (Contra um suposto esquema criminoso de venda de decisões judiciai), deflagrada pela Polícia Federal, as desembargadoras Lígia Maria Ramos Cunha Lima e Ilona Márcia Reis, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). De acordo com informações do G1, outros alvos da operação foram o secretário de Segurança Pública (SSP) da Bahia, Maurício Barbosa, e a delegada chefe de gabinete da pasta, Gabriela Caldas Rosa de Macêdo. Ambos foram afastados do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O subsecretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, assumiu a pasta. Através de nota, os advogados do secretário Maurício Barbosa dizem que ele nega o envolvimento no esquema. A nota diz ainda que não existe "qualquer indício comprovado que indique suas participação". No entanto, a defesa informou depois que ele foi afastado por "omissão de apuração de fatos que deveriam ser investigados". A defesa de Lígia Ramos informou que a prisão temporária é medida por demais grave e precipitada e que a desembargadora nunca foi chamada para ser ouvida. O G1 não conseguiu contato com a defesa de Ilona Reis. Um mandado de prisão preventiva também foi emitido para Ronilson Pires de Carvalho. A investigação aponta a existência de um suposto esquema de venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores da Bahia, com a participação de membros de outros poderes, que operavam a blindagem institucional da fraude.



  • PRF na Bahia apreende quase 45 Kg de maconha dentro de ônibus de turismo na BR 242 em Barreiras

    Foto: Divulgação /PRF-BA

    Quase quarenta e cinco quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Barreiras, na Região Oeste da Bahia. O flagrante ocorreu durante fiscalização de combate a criminalidade no Km 800 da BR 242 e causou um prejuízo de 45.000 reais para o tráfico de drogas. Inicialmente, foi dada ordem de parada ao veículo que seguia de São Bernardo do Campo (SP) com destino a Natal (RN). Ao subir no ônibus e conversar com os ocupantes, a equipe decidiu aprofundar à fiscalização no compartimento de bagagens. Durante os procedimentos de fiscalização, os policiais encontraram duas caixas térmicas (isopor) “lotadas” com tabletes de maconha pronta para consumo. Ao verificarem uma caixa de papelão descobriram também mais uma quantidade da droga. Após pesagem, o volume apreendido correspondeu a aproximadamente 43,95 Kg (quarenta e três quilos e novecentos e cinquenta gramas). Após conferência nos documentos apresentados pelo motorista, os policiais descobriram que as caixas térmicas foram despachadas em Uberlândia (MG) e seriam levadas para a cidade de Currais Novos (RN). Já a caixa de papelão foi embarcada em Rio Verde (GO) e tinha como destino a cidade baiana de Capim Grosso. Todo o material possuía identificação dos responsáveis pelo despacho do material ilícito e serão investigados. Diante dos fatos, o produto apreendido foi apresentado a autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Civil em Barreiras (BA). O crime de tráfico de drogas previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, tem pena que varia de 5 a 15 anos de prisão. Estrangular a logística criminal e enfraquecer as fontes de receita do crime organizado, em especial relacionadas ao tráfico de drogas, é uma das ações pontuais de fiscalização de pronta resposta federal da PRF na Bahia.







  • Motorista de carro morre em batida com ônibus na BR-242, na Bahia; veículo ficou destruído

    Foto: Gazeta 5

    Na tarde do último sábado (12), na BR-242, um motorista morreu em uma batida entre um carro e um ônibus na tarde de sábado (12), na BR-242, trecho de Ibotirama. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em dados fornecidos ao G1, o acidente, do tipo frontal, aconteceu por volta das 17h, no Km 571. Não há informações sobre as circunstâncias da batida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local. Conforme a PRF, o condutor do ônibus, de identidade não revelada, não teve ferimentos. O motorista do carro, que também não teve a identidade revelada, morreu no local e foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.



  • Atividades turísticas crescem 24,4% na Bahia em outubro, maior taxa do país

    Foto: Reprodução

    Em outubro de 2020, o índice de atividades turísticas na Bahia cresceu 24,4% em outubro, a variação positiva mais expressiva do país para o período. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (11), através da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.  Em todo o país, as medidas contra a COVID-19 (como o estímulo ao isolamento social) atingiram de forma mais intensa e imediata boa parte das atividades turísticas, principalmente ao transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis. No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, a Bahia teve queda de 31,9%. Em termos regionais, todas as 12 unidades da federação pesquisadas tiveram recuo nos serviços voltados ao turismo, nesta base de comparação, com destaque com destaque para São Paulo (-40,9%), Pernambuco (-38,2%), Distrito Federal (-36,3%), Rio Grande do Sul (-35,8%), e Ceará (-35,2%). Em relação à receita nominal, a Bahia registrou a segunda maior variação positiva do país, com expansão de 24,4% em relação a setembro de 2020. Devido aos impactos da pandemia do Coronavírus, o índice retraiu 34,0% na comparação com o mesmo mês do ano passado, sendo que todas as 12 unidades marcaram o mesmo ritmo de decrescimento.







  • Bahia registra 1.196 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.196 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.006 recuperados (+0,5%). Dos 444.661 casos confirmados desde o início da pandemia, 424.473 já são considerados recuperados e 11.578 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,43%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.730,93), Jucuruçu (7.637,52), Muniz Ferreira (7.396,93), Conceição do Coité (7.353,03) e Aiquara (7.332,43). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 838.509 casos descartados e 121.350 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (13/12). Na Bahia, 34.233 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.



  • Covid-19: Mais 10 novos leitos de UTI são abertos em Vitória da Conquista

    Foto: Divulgação Sesab

    Com o aumento do número de pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus na região Sudoeste, o Governo do Estado abriu nesta sexta-feira (11), dez novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Agora a região conta com 156 leitos ativos, sendo 70 de Terapia Intensiva e 86 clínicos. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia, evitando a transferências de pacientes entre regiões. Com estes novos leitos, reduzimos a taxa de ocupação das UTIs Covid-19, estando agora em 73%”, afirma o secretário. A subsecretário da Saúde, Tereza Paim, alerta que as duas próximas semanas serão fundamentais para conter o avanço da Covid-19 na região. “Se faz necessário um esforço adicional da população, pois esta é uma doença que já matou mais de 8.500 baianos e precisamos conter o avanço do vírus com hábitos que aprendemos ao longo da pandemia, como usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos frequentemente”, ressalta a subsecretária, ao lembrar que isto se faz necessário para evitar medidas ainda mais restritivas, como já ocorre em outras cidades.



  • Rio do Antônio possui 10 casos ativos da Covid-19

    A Prefeitura Municipal de Rio do Antônio, por meio de Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, informou quais são as regiões onde vivem os 10 casos ativos do novo coronavírus no município de Rio do Antônio (Veja na imagem). Ainda de acordo com a secretaria, há 20 casos suspeitos notificados com isolamento aguardando resultado de exame.







  • Malhada de Pedras: Está em fase final a obra na Praça do Evangelho Quadrangular

    Foto: Divulgação

    A Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está executando os serviços finais de retoques na obra da Praça do Evangelho Quadrangular, que brevemente será entregue a população, e de um modo especial  um presente aos membros da Igreja Quadrangular.

    Malhada de Pedras: Está em fase final a obra na Praça do Evangelho Quadrangular


  • Brumado: Polícia Militar apreende drogas no bairro Mercado

    Foto: Divulgação /34ª CIPM

    Na noite do último sábado (13), por volta das 21h30, a guarnição PETO da 34ª CIPM, em rondas pelo bairro Mercado, avistaram um elemento em uma moto preta em atitude suspeita. O indivíduo, ao ver a viatura, tentou evadir do local. Em certo local do acompanhamento, o indivíduo abandonou a moto e invadiu uma residência na Rua Dois de Julho, onde a guarnição conseguiu alcançar o mesmo, na casa se encontrava outros dois rapazes, uma mulher e uma criança. Ao fazer a busca no indivíduo da moto foram encontrados 05 pinos de cocaína e na residência dentro do quarto 15 petecas de maconha, 01 trouxa maior de maconha, 09 papelotes de cocaína, 01 caixa de plástico rosa contendo pó com características de cocaína, R$400.00 em dinheiro e 03 aparelhos celular da marca LG. Os três indivíduos, juntamente com todo material apreendido, foram conduzidos a delegacia para que as medidas cabíveis fossem tomadas.



  • Processos de investigação e judicial do feminicídio estão sendo aprimorados na Bahia

    Foto: Camila Souza/GOVBA

    Os processos de investigação e judicial do feminicídio estão sendo aprimorados pelo Governo do Estado. O Protocolo de Feminicídio, documento que vai apresentar orientações, diretrizes e linhas de atuação para o aprimoramento, foi assinado nesta quinta-feira (10), quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no CAB. As Diretrizes Nacionais do Feminicídio, publicadas em abril de 2016, serviram como base para a formulação e aplicação dos Protocolos de Feminicídio por estados-piloto – Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. Também aderiram ao projeto os estados de São Paulo, Pernambuco, Paraíba e agora a Bahia. O ato de assinatura do documento contou com a participação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão; da secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa; e de representantes de instituições que integraram o grupo de trabalho (GTI) responsável pela elaboração do Protocolo. São exemplos a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública (DPE), Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público (MP), além de secretarias de Estado e representações da sociedade civil como a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia (OAB-Bahia). O secretário da SSP afirmou que a Bahia vem apresentando a redução de todos os índices de violência contra mulher, com exceção do feminicídio, que este ano apresentou seis casos a mais. Para fazer a denúncia, as mulheres podem ir presencialmente a alguma das delegacias de Proteção à Mulher. A delegacia digital é uma opção se a mulher não quiser ou não tiver condições de ir presencialmente às unidades, podendo registrar a ocorrência e também requerer à autoridade policial algum tipo de medida protetiva contra o agressor.

     



  • Cipe Sudoeste inaugura sala de leitura Cel PM Antônio Medeiros de Azevedo

    Foto: Divulgação Cipe Sudoeste

    A Base CAESG, bem como a Polícia Militar da Bahia, na Região Sudoeste, agora conta com uma Sala de Leitura própria para os Policiais Militares aperfeiçoaram seu conhecimento. Contando com quase 500 (quinhentos) exemplares de obras COM O Direito, Administração, Legislações diversas, Assuntos PM, etc, a nova Sala de Leitura será um areopago do conhecimento para todos que assim desejarem pesquisar sobre os mais diversos assuntos. "Não poderia me despedir de forma melhor, deixando um legado Operacional e de construção da base que sedimenta o conhecimento policial. Estimular a leitura e o indissociável aprimoramento intelectual da nossa Tropa, que além de hígidos física e moralmente, serão insuperáveis com melhor nível intelectual e cultural", falou o Major PM Mascarenhas. Assim, mais um objetivo estratégico é concluído e a Polícia Militar se torna cada vez mais forte emanadas na Corrente do Bem.



  • Covid-19: Instituto Butantan começa produção da vacina CoronaVac no Brasil

    Foto: Reprodução

    O Instituto Butantan, em São Paulo, já começou a produzir a vacina CoronaVac, da fabricante chinesa Sinovac. Cento e vinte técnicos reforçam o time de 245 funcionários envolvidos na fabricação da vacina. “A fábrica do Butantan, que funcionava em escalas, passará a partir de agora a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Com isso, a capacidade de produção da vacina chegará a um milhão de doses por dia”, explicou João Doria, governador de São Paulo. De acordo com informações do G1, o governador João Doria confirmou a data de 25 de janeiro para início do plano estadual de imunização em São Paulo. E voltou a prometer 4 milhões de doses para outros lugares do país. Segundo o governo, além de São Paulo, 11 estados já solicitaram formalmente a vacina do Butantan para imunizar trabalhadores de saúde. Mais de 900 cidades também manifestaram interesse na vacina.



  • Solenidade virtual marca diplomação de prefeitos e vereadores eleitos das cidades de Guanambi e Candiba

    Foto: Divulgação

    Por meio de solenidade virtual realizada na plataforma Zoom na manhã desta sexta-feira (11), foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) os prefeitos e vereadores eleitos das cidades de Guanambi e Candiba. Um vereador suplente de cada partido também participou do ato. A solenidade foi apresentada pelo chefe do Cartório Eleitoral da 64ª Zona de Guanambi, João Hélio da Cruz. O Juiz Eleitoral Bel. Ronaldo Alves Neves Filho abriu a transmissão saudando os eleitos e agradecendo os servidores e colaboradores pelo sucesso e tranquilidade do processo eleitoral nas duas cidades. O Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º BPM também participou da transmissão e agradeceu a tropa pelo empenho em todo processo eleitoral e saudou os eleitos e servidores da Justiça Eleitoral. A solenidade virtual foi acompanhada pela imprensa e assessores. Os diplomas dos eleitos já podem ser retirados no Fórum Eleitoral de Guanambi a partir das 13h de hoje. Prevista no artigo 215 do Código Eleitoral, a diplomação é considerada o último ato do processo eleitoral e atesta que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse no cargo.

    Solenidade virtual marca diplomação de prefeitos e vereadores eleitos das cidades de Guanambi e Candiba

    Foto: Divulgação



  • Guajeu: Visitação a Decoração de Natal na Praça da prefeitura seguirá protocolos de segurança

    Foto: Divulgação

    A tradição da Decoração Natalina da Praça da Prefeitura foi mantida: a equipe de Cultura preparou com carinho e muitas luzes.  Esse ano, o tema é "Natal Luz" trazendo a esperança nos corações guajeruenses e o prefeito Gil Rocha estabeleceu os protocolos de utilização do espaço: o acesso ao espaço será somente pra quem tiver com máscara; será disponibilizado totem com álcool em gel para higienização das mãos; manter a distância mínima de 1,5 m de distância entre as pessoas. Além da praça da prefeitura, a Praça Marcelino Meira Neto, a Praça Deoclides Pereira Dias, Rua das Palmeiras também receberam decoração. A Guarda Municipal estará presente 24 horas na Praça para orientar os visitantes.

    Guajeu: Visitação a Decoração de Natal na Praça da prefeitura seguirá protocolos de segurança

    Foto: Divulgação







Estamos nas redes sociais