• Natal Solidário: UPA de Vitória da Conquista inicia campanha para arrecadar brinquedos

    Foto: Reprodução

    Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista deram início, nesta quarta-feira (18), a uma campanha de arrecadação de brinquedos. As doações poderão ser feitas até o dia 17 de dezembro, e os brinquedos arrecadados serão doados para as crianças internadas na UPA. Ramona Couto, gerente de Enfermagem deu detalhes sobre a campanha intitulada ‘Natal Solidário’, já iniciada com o objetivo de acolher e alegrar os pequenos assistidos na unidade. “Em tempos de pandemia, a ação se tornou ainda mais importante, já que o contato dos pacientes pediátricos com os familiares foi reduzido, em razão das medidas de segurança. Então, a ação visa acolher e alegrar as crianças internadas aqui na UPA”, afirmou. A direção da Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista garante que todas as medidas de prevenção ao Covid-19 serão adotadas também durante o recebimento dos brinquedos e distribuição dos mesmos. A Campanha Natal Solidário tem o envolvimento dos setores: Comissão de Humanização, Diretoria e Gerência de Enfermagem, mas já está sendo abraçada por todos os funcionários. Vale destacar que inúmeras campanhas são realizadas na UPA de Vitória da Conquista e sempre os resultados são bastante positivos e satisfatório por parte das famílias, crianças e instituições atendidas.







  • Decreto que proíbe aulas na Bahia é prorrogado até 2 de dezembro

    Foto: Reprodução

    O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (14) e vale até o dia 2 de dezembro. O decreto, que venceria neste domingo (15), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas. A publicação também suspende o recadastramento de servidores inativos e pensionistas que fazem aniversário nos meses de março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.







  • Bahia registra 2.071 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.071 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.423 recuperados (+0,4%). Dos 377.445 casos confirmados desde o início da pandemia, 362.017 já são considerados recuperados e 7.415 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,33%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (9.019,07), Itabuna (6.756,31), Madre de Deus (6.741,57), Almadina (6.698,39) e Aiquara (6.590,19). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 775.117 casos descartados e 91.757 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (18). Na Bahia, 30.255 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.







  • Covid-19: Primeiro lote da vacina CoronaVac chega ao Brasil

    Foto: Reprodução / Jovem Pan

    O governo do estado de São Paulo recebeu na manhã desta quinta-feira (19) as 120 mil primeiras doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. O material foi importado da China e desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com informações do G1, a CoronaVac é uma das quatro candidatas a vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) que estão sendo testadas no Brasil. O governo de São Paulo firmou acordo para a compra de 46 milhões de doses e para a transferência de tecnologia para o Instituto Butantan. Para ser aplicada na população, a vacina ainda precisa ser autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso só pode ocorrer após a conclusão da realização de testes. Atualmente, a CoronaVac está na terceira e última fase de testes, quando é avaliada em humanos. Não há ainda, no entanto, estudos conclusivos sobre a fase 3 dos testes.



  • Guanambi: MPF denuncia secretário de Saúde por fraudes em projeto de tratamento de glaucoma pelo SUS

    Foto: Reprodução

    Manoel Paulo Fraga Rodrigues, secretário de saúde da cidade de Guanambi, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por estelionato e falsificação em um projeto para tratamento de glaucoma pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Três médicos também foram denunciados pelos mesmos crimes, além de lesão corporal. Segundo informações do G1, o MPF informou que os procedimentos do projeto de tratamento do glaucoma eram feitos em uma clínica, que chegou a receber R$ 9,4 milhões do SUS para atendimentos em Guanambi e em outros 30 municípios próximos, entre 2013 e 2017. A clínica tem sede em Salvador e filiais em outras cidades. Na denúncia, as apurações do MPF apontam que os médicos responsáveis colocaram em risco a saúde dos pacientes, inseriram dados falsos no sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e descumpriram diversos requisitos da Política Nacional de Atenção Oftalmológica. O Ministério Público Federal afirma ainda que os crimes só aconteceram, porque o secretário foi "omisso e conivente". Ele é o responsável por credenciar, regular, controlar e avaliar a empresa, além de ser quem reporta ao Ministério da Saúde as irregularidades encontradas, o que segundo o MPF não foi feito. Os médicos devem responder ainda por entrega de substância nociva à saúde cometida contra pacientes. O MPF pediu à Justiça a condenação dos três e do secretário. Os nomes dos médicos denunciados não foram divulgados.

    Guanambi: MPF denuncia secretário de Saúde por fraudes em projeto de tratamento de glaucoma pelo SUS


  • Brumado: MP instaura Inquérito Civil Público para apurar supostas irregularidades em contratos da Câmara de Vereadores

    Foto: Reprodução

    O Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, Millen Castro Medeiros de Moura, tendo em vista a necessidade de prosseguir as investigações iniciadas em 17 de junho de 2020, para averiguar se os contratos de nº 046/2017, 030/2019 e 12/2020, firmados pela Câmara de Vereadores de Brumado, possuem similitude quanto ao objeto executado e se o primeiro deles foi integralmente cumprido, inclusive quanto à troca do telhado metálico (forro), resolve converter o Procedimento Preparatório em Inquérito Civil.

     



  • Brumado registra 35ª morte por Covid-19

    A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado informou, em Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta--feira (18), que foi registrada a 35ª morte em decorrência da Covid-19. Trata-se do comerciante Jazon Xavier dos Santos, 78 anos. O município registra um total de 2779 casos confirmados da Covid-19, sendo 2525 curados. São 05 internações, 35 óbitos, e 219 pacientes em tratamento. No momento, 114 ainda aguardam resultado laboratorial e 5022 já foram descartados. São 8536 casos notificados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.







  • Ministério da Agricultura proíbe venda de nove marcas de azeite

    Foto: Ilustração

    O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) proibiu a comercialização de nove marcas de azeite. São produtos investigados como fraudados e falsamente declarados como azeite de oliva extra virgem. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) foi comunicada sobre a proibição. De acordo com informações da Agência Brasil, as marcas sob investigação, que seriam rótulos fictícios, são: Casalberto, Conde de Torres, Donana (Premium), Flor de Espanha, La Valenciana, Porto Valência, Serra das Oliveiras, Serra de Montejunto e Torezani (Premium). Os investigados criavam as marcas, supostamente importadas, e colocavam para venda no mercado nacional. A determinação do Mapa é um desdobramento de operação da Polícia Civil do Espírito Santo, que desarticulou, semana passada, uma organização criminosa especializada em falsificação de azeites. Segundo as investigações, os produtos vendidos como azeite de oliva extra virgem eram, na verdade, óleo de soja. Assim, os mercados que tiverem algum desses rótulos à venda em suas prateleiras deverão informar as Superintendências Federais de Agricultura nos estados. Os produtos deverão ser destruídos, com apoio de uma empresa habilitada por órgão estadual de meio ambiente ou recicladora de óleos e embalagens.

     







  • Procon-BA divulga dicas para o consumidor realizar compras com segurança na Black Friday

    A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) divulgou, nesta terça-feira (17), dicas e recomendações aos consumidores para a Black Friday deste ano. No Brasil, o evento ocorrerá no dia 27 de novembro, mas muitas lojas já estão oferecendo descontos. Uma das principais datas do ano para o comércio nacional, a Black Friday oferece descontos em produtos e serviços, mas os consumidores devem ficar atentos e tomar alguns cuidados. A primeira e principal dica do Procon-BA para o consumidor é pesquisar os preços dos produtos com antecedência. Segundo o órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), esta é a melhor forma para o consumidor saber se o preço da Black Friday está vantajoso ou não. Outra dica é em relação às compras online. Alguns produtos podem apresentar valor do frete mais elevado, o que torna a compra alta, mesmo com o “desconto” na compra do produto. O consumidor deve ficar atento e pesquisar em mecanismos que permitem realizar um comparativo de preços. O órgão alerta ainda os consumidores para ficarem atentos a outras dicas, como: verificar o CNPJ (em local visível) e endereço físico da loja no site, caso a compra seja efetuada pela internet; exigir sempre o comprovante de compra, como cupom, nota fiscal e contrato; além de requisitar ao fornecedor que estipule a data e turno de entrega do produto a ser entregue. Caso desconfie das ofertas, os consumidores podem denunciar por meio do aplicativo Procon BA Mobile, pelo e-mail (denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br) ou pelo Formulário Eletrônico disponível no site da SJDHDS.







  • Estão abertas as inscrições para vagas do Universidade Para Todos

    Foto: Cindi Rios/UPT-Uneb

    As 12 mil vagas gratuitas de preparação para o ingresso no ensino superior, por meio do programa Universidade Para Todos (UPT), estão disponíveis a partir desta terça-feira (17). O edital do programa foi lançado em uma videoconferência realizada pelo canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira. Podem participar os estudantes que estão terminando o ensino médio ou profissionalizante na Rede Pública. A preparação é desenvolvida em parceria com as universidades públicas Uneb, Uefs, Uesb, Uesc e Ufrb, com o objetivo de contribuir para o acesso de estudantes ao Ensino Superior. O edital, com o manual de instruções e o passo a passo para a inscrição, pode ser acessado no site do Programa. As dúvidas podem ser esclarecidas através do email upt@educação.ba.gov.br ou ainda por telefone, pelo 0800-2858000.







  • Palmas de Monte Alto: Dos 11 vereadores eleitos, 06 são mulheres

    Foto: Reprodução / Agência Sertão

    No município de Palmas de Monte Alto, as mulheres serão maioria na próxima legislatura. Dos onzes assentos, seis serão ocupados por vereadoras. São elas: Patrícia do Rancho (PSD), Selma de Leotério (PSD), Rose da Barriguda (PP), Adenúsia Araújo (PT), Bárbara de Nadir (PP), e Adriana Santos (PSB). Para o executivo municipal, Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD) foi reeleito.







  • Eleitor tem até 60 dias para justificar ausência nas eleições

    Quem não compareceu às seções eleitorais neste domingo (15), dia do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, tem até 60 dias para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral. Para tanto, é preciso levar documentação que comprove por que não foi possível participar do pleito. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica, acessível via internet; ou ainda entregando um Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral, sempre acompanhado do documento que comprove a ausência. É possível ainda enviar o requerimento por via postal ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito. Para saber a zona eleitoral à qual está vinculado, o eleitor deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do seu estado ou fazer a consulta no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o eleitor não compareça no segundo turno, nas cidades onde houver, marcado para o dia 29 deste mês, ele terá até o dia 28 de janeiro para estar quite com a Justiça Eleitoral.







  • Barra da Estiva: Polícia identifica homem encontrado morto no bairro Alto México

    Foto: Reprodução

    Nesta terça-feira (17), por volta das 11h00min, José Lúcio Pires Silva, 39 anos, foi encontrado morto próximo a um matagal, na Rua da Baixada, s/n, Bairro Alto Mexico, em Barra da Estiva. De acordo com informações da Polícia Civil, ele apresentava ferimentos indicativos de projétil de arma de fogo. A Polícia adotou as providências iniciais, tais como, isolamento e preservação local e acionou DPT para a realização dos exames periciais. A autoria do crime e motivação do crime são investigadas.



  • SSP contabiliza 215 flagrantes de crimes eleitorais na Bahia

    Foto: Alberto Maraux

    As forças de segurança estaduais contabilizaram 215 crimes eleitorais, na Bahia, até às 19h do último domingo (15). Compra de votos, boca de urna, transporte de eleitores, abuso de autoridade e desobediência foram registrados na Região Metropolitana de Salvador e no interior. Em Salvador não houve flagrante. A polícia contabilizou 210 casos nos municípios do interior e cinco crimes eleitorais na RMS. Os autores foram apresentados à Justiça Eleitoral. Equipes das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, de forças federais, municipais e organizações privadas seguem acompanhando a apuração. As instituições atuam de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no prédio operacional da Secretaria da Segurança Pública. 



  • Reino Unido espera distribuir vacina contra Covid-19 antes do Natal

    Foto: Reprodução

    O Reino Unido espera começar a distribuir a vacina da Pfizer contra a covid-19 pouco antes do Natal, se ela for declarada segura e eficaz, disse o ministro da Saúde Matt Hancock nesta segunda-feira, 16. De acordo com informações do Portal Terra, o ministro declarou durante entrevista que "Estamos trabalhando em estreita colaboração com a empresa. Estaremos prontos para lançá-la assim que chegar, estaremos prontos a partir do início de dezembro (...), mas o mais provável é que possamos começar a distribuí-la antes do Natal", disse ele à BBC TV. Questionado sobre quantas doses da vacina o Reino Unido precisaria, ele disse que isso depende de sua eficácia na prevenção da doença.

    Reino Unido espera distribuir vacina contra Covid-19 antes do Natal