• STF forma maioria para manter foro privilegiado mesmo ao deixar cargo

    O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (11), maioria de votos para ampliar o alcance do foro privilegiado. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela manutenção da prerrogativa de foro em casos de crimes cometidos no cargo e em razão dele, mesmo após a saída da função. O julgamento, entretanto, voltou a ser suspenso por um pedido de vista do ministro André Mendonça. Em seu voto, Barroso concordou com o argumento do relator, ministro Gilmar Mendes, de que o envio do caso para outra instância quando o mandato se encerra gera prejuízo. “Esse sobe e desce processual produzia evidente prejuízo para o encerramento das investigações, afetando a eficácia e a credibilidade do sistema penal. Alimentava, ademais, a tentação permanente de manipulação da jurisdição pelos réus”. Além de Barroso e de Gilmar Mendes, já haviam votado pela ampliação do alcance do foro privilegiado os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Barroso chegou a pedir vista para analisar melhor os autos e, por esse motivo, o julgamento foi retomado nessa sexta-feira. Mesmo com o novo pedido de vista, de André Mendonça, os demais ministros da Corte têm até as 23h59 do dia 19 de abril para votar, caso queiram.







  • Segunda-Feira é Dia D de Vacinação Contra a Influenza em Guajeru

    O Governo de Guajeru, através da Secretaria de Saúde, convida toda a população para o Dia D de Vacinação contra a Influenza que acontece segunda-feira (15/04) das 08h00minh às 12h00minh no Quiosque da Praça da Feira. Esta campanha é uma oportunidade importante para proteger os grupos mais vulneráveis e garantir a saúde pública.

    Público-alvo:

    - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

    - Trabalhadores da saúde;

    - Gestantes e puérperas;

    - Pessoas com comorbidades;

    - Caminhoneiros;

    - Profissionais das forças armadas;

    - Professores;

    - Idosos.

    É essencial que todos participem, reforçando a barreira de proteção contra o vírus da influenza na nossa sociedade. A vacinação é segura, gratuita e a melhor forma de prevenção contra a gripe.







  • Colégio em Rio de Contas monta litoteca para estudos de indígenas e quilombolas

     Aproximar o conhecimento da pesquisa acadêmica com a vivência ancestral dos povos tradicionais que habitam na região de Rio de Contas é a proposta das professoras de Biologia, Dilcinéia Anjos, e de Química, Naiara Ramos, com a Litoteca Intercultural do Colégio Estadual Carlos Souto (CECS). O projeto, lançado no início de março, no município de Rio de Contas, será implantado dentro da biblioteca da escola e terá a exposição de materiais, como amostras de tipos diferentes de solos, pedras, argilas e minerais. A ponte entre os saberes geológicos e culturais da região é uma iniciativa inédita na rede estadual de ensino e está sendo possível graças à parceria com o Instituto de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ao apoio dos povos tradicionais, como lideranças quilombolas e indígenas do Território de Identidade da Chapada Diamantina. Para a comunidade escolar do CECS, a litoteca tem uma dimensão bem maior do que seu próprio significado, que vem de lithos - rocha e teca - local de armazenamento. A ideia de sua criação veio para complementar a linha sustentável permeada pela escola, onde os 520 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) abraçam os princípios da permacultura -- utilização dos recursos naturais de forma eficiente que preserve o meio ambiente, como a criação de horta orgânica; captação de água de chuva; e viveiros de mudas nativas da região.  “O projeto fortalece o saber científico e promove o respeito pela diversidade cultural e a valorização dos saberes tradicionais dos povos indígenas e quilombolas, contribuindo também para uma educação mais inclusiva e contextualizada”, explica a professora de Biologia, Dilcinéia Anjos. Segundo ela, o projeto irá proporcionar uma oportunidade única de aprendizagem para os alunos, que passam a compreender o ensino da Geologia em um contexto intercultural. “A colaboração de integrantes das comunidades indígenas e quilombolas será fundamental para aprimorar o entendimento do espaço e dos territórios em que vivemos”, ressalta, referindo-se à região do Rio de Contas, que, além da importância histórico-cultural, também forma um dos mais importantes geoparques brasileiros. As estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Stefany da Silva Santos e Andrea Luzia Ribeiro Nunes, ambas de 17 anos, estão animadas com o projeto e aguardam ansiosas para o início das atividades em campo. Para elas, além de levar os estudantes a conhecerem na prática o conteúdo teorizado em sala de aula, será uma oportunidade de reconhecer tipos diferentes de amostras geológicas e seu vínculo com a história da região. “É uma forma de preservar e transmitir conhecimentos sobre a história dos povos tradicionais da região, que é importante tanto para a escola quanto para a cidade”, esclarece Stefany. Sua colega Andrea acrescenta: “O projeto em si tem uma bagagem não só cultural e científica, como proporciona o contato com outros saberes, proporcionado pela Geologia”.







  • PM da Bahia entrega 84 viaturas para tropa da capital e interior

    A Polícia Militar realiza, nesta segunda-feira (15), às 7h, na Lagoa do Abaeté, uma solenidade de entrega de 84 viaturas, incluindo semiblindadas, que irão reforçar a frota de veículos de Salvador e em cidades do interior do estado, fortalecendo as ações da PM na Bahia. O evento contará com a presença do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, oficiais e praças da corporação. A modernização e renovação da frota tem como objetivo melhorar as condições de trabalho do policial militar e, consequentemente, a prestação de serviço ao povo baiano. Entre os veículos a serem entregues, sete são locados e representam um custo anual de R$ 232 mil e 77 são viaturas próprias, que contaram com um investimento de R$ 19,3 milhões. Ao todo, 47 automóveis são semiblindados, além de oito caminhonetes, três caminhões baú, um ônibus, quatro motocicletas, sete micro-ônibus, seis viaturas para transporte de cães e uma van. Os veículos atenderão unidades sediadas na capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior baiano.







  • Idoso é preso com suspeita de estuprar as netas na Bahia

    Um idoso de 68 anos foi preso sob a suspeita de cometer estupros contra duas netas, de 12 e 14 anos. O caso foi descoberto após a neta mais velha passar mal na escola. A mãe da garota que descobriu a gravidez da adolescente mais velha. Ao ser questionada, a vítima contou que era abusada e ameaçada de morte pelo avô desde os 13 anos. Uma equipe de psicólogos, que atuava na escola, descobriu em paralelo que a garota de 12 anos também era vítima da violência. Ela passou a ser acompanhada por profissionais por causa do baixo rendimento escolar. E, quando esteve em contato com a rede de assistência, descreveu a situação. Ela era vítima dos abusos desde os 10 anos.







  • Incêndio atinge residência em Caetité; idoso é socorrido com queimaduras e militares combateram o fogo

    Na noite de quinta-feira (11/04), um incêndio atingiu um residência na Avenida Otacília Batista de Souza em Caetité. As chamas foram debeladas com a ajuda de uma equipe de motociclistas da 94ª CIPM. Os motociclistas realizavam policiamento no Estádio Municipal, quando por volta das 22:30 h, perceberam uma fumaça e gritos de socorro vindos de uma rua próxima. Ao chegar no local, os policiais perceberam que um imóvel estava em chamas. Os policiais se depararam com populares carregando um senhor que apresentava queimaduras em diversas partes do corpo, o qual estava em um cômodo nos fundos da residência onde se iniciou o fogo. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e realizaram os primeiros atendimentos ainda no local, depois conduziram o idoso para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h). Com acesso a uma residência vizinha, os policiais utilizaram mangueiras e combateram o incêndio até que ele se extinguisse por completo, evitando que se alastrasse pela vizinhança.







  • Leilões do Detran têm mais de mil opções de veículos à venda na Bahia

    O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) está com está com cinco leilões abertos com oferta de sucatas aproveitáveis, veículos conservados e custodiados em 23 cidades baianas. Ao todo, são 1.268 lotes. O órgão ressalta que é importante ler as regras constantes no edital, que deverá ser baixado através do portal oficial do Detran. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar dos certames oferecidos pelo departamento. Para participar das hastas públicas de forma online, basta acessar o site indicado do leiloeiro que conduzirá o certame, realizar o cadastro e ofertar os lances, e acompanhar os lances de terceiros. Nos editais 06, 07, 08, 09 e 10/2024, respectivamente, os sites dos leiloeiros são: www.cravoleiloes.com.br, www.kcleiloes.com.br, www.patiorochaleiloes.com.br, www.rjleiloes.com.br e www.danielgarcialeiloes.com.br. As visitações ocorrem sempre nos cinco dias úteis que antecedem a data da disputa e são indispensáveis para o interessado ter real noção das condições dos veículos, embora sejam disponibilizadas fotos e informações adicionais no site. Os editais abertos contemplam 23 municípios. O primeiro leilão acontece para lotes custodiados em Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi. O Leilão 10/2024 detalha veículos conservados em Salvador, Camaçari, Irecê, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. As datas de visitação nos respectivos municípios bem como os endereços também estão nos editais. Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Comissão de Leilão, através do telefone (71) 3116-2300 ou pelo e-mail comissao.leilao@detran.ba.gov.br.







  • Referência nacional em Saúde Digital, Bahia discute com o Ministério da Saúde integração de sistemas

    Referência no país em saúde digital, a Bahia investiu, em 2023, mais de R$ 60 milhões em tecnologia. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu, nesta quinta-feira (11), representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para discutir a integração de sistemas de saúde.  O coordenador-geral de Gestão de Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), Diego Daltro, recebeu Blanda de Mello, líder de interoperabilidade na RNDS, e Felipe Ferré, assessor técnico do Conass, para discutir a integração da Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia (Reds) e da tecnologia de prontuário eletrônico AGHUse à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e sobre o fortalecimento do SUS Digital no Estado. Na Bahia, o programa SUS Digital foi implantado nos 417 municípios baianos, e com isso, o Estado recebeu um investimento de R$ 18 milhões do Ministério da Saúde para o custeio e avanço de tecnologias em Saúde Digital. A reunião ocorreu para tratar da melhor forma de aplicação do incentivo financeiro para desenvolver ainda mais o avanço tecnológico. “A Bahia registrou 100% de adesão ao SUS Digital, por isso, recebeu o incentivo financeiro de R$ 18 milhões para custeio. Este valor é dividido entre o Estado e os municípios e, hoje estamos aqui para discutir a melhor forma de aplicação deste investimento. A Bahia é referência e será um espelho importante para o Brasil”, destacou Ferré.







  • Ex-vereador atropelado por motociclista morre após ficar 21 dias internado em Vitória da Conquista

    O ex-vereador Noeci Salgado, de 74 anos, que foi atropelado por um motociclista em 21 de março em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, morreu na quinta-feira (11). Desde o acidente, ele estava internado em um hospital particular da cidade. O acidente aconteceu na Av. Otávio Santos. O vídeo de uma câmera de segurança da região filmou o momento exato da colisão. No vídeo, é possível ver que Noeci esperou que os carros parassem para atravessar a pista, mas uma moto em alta velocidade atingiu o ex-vereador quando ele já terminava o percurso. Após a batida, o suspeito levantou a moto, observou a vítima e fugiu. As investigações apontaram que ele não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O homem responde pelo crime em liberdade. Noeci Salgado foi socorrido e ficou internado em estado grave durante 21 dias. Ele perdeu um rim e não resistiu às consequências do atropelamento. O velório do ex-vereador está marcado para esta sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. O local e o horário do enterro ainda não foram divulgados. Durante as investigações, a Polícia Civil de Vitória da Conquista apurou que o motociclista suspeito do atropelamento não tem habilitação e usava os dados de outra pessoa para trabalhar como piloto de aplicativo. A moto que o suspeito pilotava no momento do acidente, que estava escondida, foi apreendida pela polícia e passará por perícia.







  • Aprovação dos governadores de oposição é maior do que a de Lula, revela pesquisa

    Cotados para assumir o espaço deixado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na eleição de 2026, os governadores Tarcísio de Freitas(Republicanos-SP), Romeu Zema(Novo-MG), Ratinho Júnior(PSD-PR) e Ronaldo Caiado(União-GO) têm aprovação da gestão estadual superior à do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira. A diferença na aprovação entre o governo petista e o estadual é maior no estado de Goiás, totalizando 37 pontos percentuais. Em seguida, aparecem o Paraná (35 pontos percentuais), São Paulo (12 pontos percentuais) e Minas Gerais (10 pontos percentuais). A aprovação dos governadores de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) varia de 62% a 86% em quatro estados, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (11). A maior aprovação é do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 86%. Já 12% desaprovam sua administração e 2% não sabem ou não responderam. Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná, por sua vez, é aprovado por 79% dos paranaenses. A desaprovação ficou em 17% e 4% não sabem ou não responderam. A gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é aprovada por 62% dos paulistas. Outros 29% desaprovam e 9% não sabem ou não responderam. Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, também tem a aprovação de 62%, com a desaprovação indo a 31%. Não sabem ou não responderam são 7%. Os participantes do levantamento foram ouvidos nos quatro estados diferentes entre 4 e 7 de abril.







  • Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da primeira Constituição

    Este ano é atingido a marca de 200 anos da primeira Constituição do Brasil, assinada em 1824, pelo imperador D. Pedro I. Nesta quinta-feira (11), o Banco Central lançou uma moeda comemorativa para celebrar a data. Feita em prata, a moeda tem o valor de face de R$ 5, mas custará R$ 440 para interessados em colecionar o item.  “Com o lançamento desta moeda, o BC homenageia o Poder Legislativo, celebrando o bicentenário da primeira Constituição, que deu origem à Câmara dos Deputados e ao Senado”, afirma Rodrigo Teixeira, diretor de Administração. Em uma das faces da moeda mostra o livro da primeira Constituição brasileira aberto com suas páginas retratadas em cor sépia, que representa a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito remetem à forma como o livro, há 200 anos, foi redigido. Essa é a primeira vez que o recurso da cor é utilizado em uma moeda de prata no Brasil. Na outra face é apresentado um símbolo do Poder Legislativo, prédio do Congresso Nacional, O conjunto arquitetônico do Congresso, composto por duas cúpulas, uma voltada para cima e outra para baixo, representando o Poder Legislativo bicameral, modelo proposto já na primeira Carta Magna do Brasil, com as duas Câmaras, de deputados e de senadores, que formavam a Assembleia Geral.







  • Festa em homenagem as mulheres será realizada próximo sábado em Guajeru

    A cidade de Guajeru via receber no próximo sábado (13/04), uma festa em homenagem ao Dia das Mulheres. A denominada Festa Deleas-Mulheres de Guajeru, será a bordo do trio Me Ama, com shows da talentosa Indira Charles e a incrível Robertinha. A concentração começa na Praça da Saudade, às 17h, e seguimos em direção à Praça da Prefeitura de Guajeru. E o melhor de tudo: teremos transporte disponível por toda a zona rural a partir das 15h00! Não percam essa oportunidade de se reunir com amigas, familiares e todas as mulheres incríveis de Guajeru para uma noite inesquecível!







  • Lei de Saidinhas: Lula deve remover trecho que proíbe que os presos visitem familiares

    A lei que proíbe a “saidinha” de presos em feriados deve ser vetada parcialmente pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), em trecho que impede a visita a familiares. O uso de tornozeleira eletrônica durante as saídas temporárias e o exame criminológico ainda permanecem no projeto de lei. Segundo informações da CNN, confirmada com fontes de governo, divulgadas nesta quinta-feira (11), o presidente vetaria recursos da lei. A orientação foi da ala jurídica do governo, como o ministério da Justiça e Segurança Pública e a Advocacia-Geral da União.Ricardo Lewandowski,  ministro da Justiça e Segurança Pública, é contra o fim das saidinhas. A avaliação é de que a medida ajuda na ressocialização e no bom comportamento dos presos. Ainda de acordo com o portal de notícias, o presidente mencionou sua experiência pessoal na prisão ao sinalizar que vetaria trechos do que foi aprovado pelo Congresso. Durante a ditadura militar, Lula relembra que o direito à saidinha para visita à família lhe foi concedido e, posteriormente, em situação reversa, ele chegou a tero pedido negado pelo ministro Dias Toffoli para participar do velório do irmão, em 2019.







  • Acidente de trânsito deixa vítima fatal na BR-030 entre Ibitira e Caetité

    Na manhã desta quinta-feira (11/04), um acidente com vítima fatal foi registrado na BR-030, no trecho entre Ibitira e Caetité. De acordo com informações, da Polícia Rodoviária Estadual, supõe que o condutor do caminhão VW, trafegava pela rodovia quando em uma curva ali existente, acabou perdendo o controle do veículo, vindo a se  precipitar na ribanceira e em seguida vindo capotar. Tendo como consequências danos pessoais e materiais. O condutor do caminhão identificado como Fernando F.S.D.J, de 23 anos, foi encaminhado para UPA de Caetité e segue internado em observação. A outra pessoa identificada como Rodrigo D.S.P, 28 anos, veio a óbito ainda no local, sendo encaminhado para o Departamento de Polícia Tecnica de Guanambi.  







  • Apontado como chefe de facção criminosa, 'Wolverine'  o Valete de Copas do Baralho do Crime da Bahia é preso

    Equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e das Polícias Civis da Bahia (DEIC) e do Espírito Santo localizaram nesta quarta-feira (10), durante a Operação ARKTOS, na cidade capixaba de São Mateus, Daniel dos Santos Silva, o “Wolverine” ou “Vovô Urso”. O líder de uma facção ocupava a carta Valete de Copas do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança. Há cerca de dois meses, a FICCO/Bahia e o Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) da PC/BA ampliaram as investigações para localizar Vovô Urso. O criminoso é o responsável por assassinatos em cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com apoios da FICCO/ES e da PC/ES, o criminoso foi encontrado na cidade de São Mateus, que fica a 64 km da divisa com a Bahia. Com carro clonado e documento falso, o Valete de Copas do Baralho da SSP foi interceptado próximo ao Centro da cidade. O traficante, que possuía três mandados de prisão, levava uma vida acima de qualquer suspeita. Não ostentava armas de fogo, como costumava fazer nas redes sociais. Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido na residência utilizada como esconderijo. “Nossa prioridade é localizar e prender os líderes de organizações criminosas envolvidos diretamente com homicídios. A preservação da vida será sempre o nosso principal objetivo”, destacou o coordenador da FICCO Bahia, delegado federal Eduardo Badaró.







Estamos nas redes sociais