• Brumado: Nesta segunda (11) tem Live Cultural Dança Afro, Ancestralidade e Arte
    Brumado: Nesta segunda (11) tem Live Cultural Dança Afro, Ancestralidade e Arte


  • Brumado: Estão abertas as inscrições para vagas na Policlínica Regional

    Está aberto – até o dia 17 de janeiro, com taxa de inscrição de R$ 60 a R$ 90 -  o processo seletivo para a contratação de profissionais de saúde para a Policlínica Regional de Brumado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), são vagas para ensino médio e superior, nas seguintes áreas: médico, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessor técnico, assistente social, técnico em enfermagem, técnico em radiologia e assistente administrativo. Os interessados em atuar na unidade devem se inscrever pelo site da Fundação Cefet Bahia. A contratação será através do regime de Consolidação das Leis do Trabalho [CLT]. A seleção tem validade por dois anos, com a possibilidade de prorrogação por mais dois.







  • Nove pessoas são detidas após garota de 12 anos ser abusada sexualmente no sul da Bahia

    Foto: Ilustração

    Nesta quinta-feira (7), nove pessoas foram detidas para prestar esclarecimentos sobre a violência sexual sofrida por uma garota de 12 anos na cidade de Una, no sul da Bahia. Mais dois suspeitos do crime são procurados pela Policia Civil. De acordo com informações do G1, a polícia informou que a garota era vítima dos abusos desde março do ano passado. Um dos suspeitos é um comerciante da cidade, que utilizava o próprio estabelecimento para cometer o crime. O segundo homem é um amigo da família, que ficou sabendo dos abusos e passou a chantagear a vítima para também cometer os abusos sexuais. Segundo a polícia, ele ameaçava a garota. Dizia que informaria a família dela sobre os abusos cometidos pelo comerciante caso ela também não cedesse a ele. Na operação, feita em conjunto pelos agentes da Delegacia Territorial de Una e Canavieiras, foram apreendidos oito telefones celulares e dois computadores. O grupo e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Civil.







  • CNPG e MP baiano aderem à campanha da Copevid contra feminicídio

    CNPG e MP baiano aderem à campanha da Copevid contra feminicídioO CNPG, bem como o Ministério Público do Estado da Bahia, aderiram à campanha da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid) que pretende unir membros do MP de todo o Brasil no combate à violência contra a mulher. De acordo com a presidente da Copevid e coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e População LGBT (Gedem), promotora de Justiça Sara Gama, o lançamento da campanha no período do final de ano se dá por conta do aumento de casos nessa época, em que as famílias estão reunidas. “Toda mulher é uma vítima em potencial. Os chamados feminicídios íntimos, aqueles cometidos por parceiros ou ex-parceiros das mulheres, correspondem a 70% do total do casos”, afirmou Sara Gama. A ideia da campanha é, por meio de postagens nas redes sociais, unir procuradoras, procuradoras, promotoras e promotores de Justiça de todo o Brasil, numa única voz, contra o feminicídio. Para isso, o MP baiano convidou seus membros para que integrem a campanha, vinculado sua imagem a peças de divulgação que serão postados nas redes sociais do MP, alertando sobre a gravidade desse problema em nossa sociedade.  Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que a Bahia é o terceiro estado em número de feminicídio no país. Só este ano, mais de 100 mulheres baianas foram mortas vítimas desse crime.  No período natalino, pelo menos quatro mulheres sofreram feminicídio no Brasil.

    CNPG e MP baiano aderem à campanha da Copevid contra feminicídio


  • Bahia recebeu mais de 56 mil novos doadores de sangue em 2020

    Foto: Charles Lima/Destaque Bahia

     “Não imaginávamos o quanto a pandemia poderia sensibilizar as pessoas à doação de sangue”, diz Fernando Araújo, diretor da Hemoba, sobre número de novos doadores nas unidades de coleta da Bahia. Ao todo, foram 56.517 novos candidatos à doação e 41.302 pessoas doando sangue pela primeira vez em 2020. Somados aos doadores fidelizados, o estado recebeu 106.451 voluntários com o intuito de doar sangue e mais de 8 mil novos cadastros no banco de doadores de medula óssea.  Apesar das doações de sangue total terem caído 10% em 2020 por consequência da pandemia, houve um aumento das doações de plaquetas. Foram 544 doações por aférese em 2020. Em 2019 foram 475 doações. Com o resultado, a instituição conseguiu produzir mais de 103 mil bolsas de sangue e de 270.346 hemocomponentes.  De acordo com Araújo, os dados refletem os esforços de projetos elaborados pela Hemoba durante a pandemia para conter a queda de doadores. “No começo caímos quase 40%. Apesar dos doadores fidelizados saberem da importância da doação e realizarem com frequência, era essencial a presença de novos doadores para conseguirmos atender a demanda transfusional do estado”, completa.  Em 2020, a Fundação Hemoba deu início ao projeto Hora Marcada, com agendamento das doações de sangue por telefone e pela internet, ao projeto Hemoba em Casa, com coletas dentro de condomínios de Salvador e região, e à coleta itinerante nos shoppings Salvador Norte Shopping e Salvador Shopping, com abertura de duas unidades fixas de coleta nos centros comerciais. Além de campanhas grandes com corporações como a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), o Comando Conjunto Bahia, o Corpo de Bombeiros, e parcerias com diversas empresas e instituições. 

     







  • Bahia registra 2.980 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.980 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.431 recuperados (+0,5%). Dos 505.918 casos confirmados desde o início da pandemia, 490.725 já são considerados recuperados e 5.860 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,45%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.442,79), Muniz Ferreira (8.609,54), Conceição do Coité (8.517,98), Jucuruçu (8.152,53) e Pintadas (8.096,20). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 895.305 casos descartados e 123.275 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (7). Na Bahia, 37.300 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.



  • Rio do Antônio registra 08 casos ativos da Covid-19






  • Aulão virtual do Enem 100% abordará Biologia nesta sexta-feira (8)

    Foto: Reprodução / Secom-BA

    Biologia será o destaque do aulão virtual do projeto Enem 100%, nesta sexta-feira (8), às 16h. A atividade, que contará com a participação do professor Ricardo Magalhães, é promovida pela Secretaria da Educação do Estado, sendo transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube da Educação Bahia (https://bit.ly/2G2kOpt). A ação pedagógica busca auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os aulões virtuais do projeto Enem 100% acontecem todas às terças e sextas-feiras, sempre das 16h às 17h, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela Secretaria da Educação para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o Enem. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, bem como a programação das próximas aulas que serão realizadas. Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o “Estude em casa”, programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa “Hora do Enem”, exibido de segunda a sexta, às 18h.



  • Dom Basílio: Homem é morto a tiros em posto de combustíveis

    Foto: WhatsApp/ Destaque Bahia

    Por volta das 20h40 desta quinta-feira (07) policiais lotados na Delegacia de Polícia Territorial de Livramento de Nossa Senhora foram informados da ocorrência deum homicídio na Avenida 7 de Abril, no centro da cidade de Dom Basílio, no interior de um posto de combustíveis.  Ao chegar ao local,  os policiais  encontraram, já sem vida,  identificado como José Carlos Ramos Santos Júnior, 32 anos de idade. De acordo com informações repassadas a polícia, a motivação de crime teria sido passional, já que a vítima tinha cortejado mulher casada. A vítima estava no local acompanhado de colegas de trabalho quando o fato ocorreu. Na ocasião, dois indivíduos em uma Motocicleta Honda CG 125 Fan KS, sem placa policial, cor vermelha, se aproximaram o carona saltou rapidamente e passou a deflagrar tiros de arma de fogo contra a pessoa de José,  o qual tentou empreender fuga, sem sucesso, sendo atingido por diversos projéteis de arma de fogo, caindo cerca de 100 metros de onde estava sentado com colegas de trabalho, vindo a óbito no próprio local.  Equipe do Departamento de Polícia Técnica  removeu o corpo para o IML de Brumado. A autoria do crime é investigada.







  • Governador Rui Costa quer vacinação na Bahia em até 30 dias

    Foto: Camila Souza/GOVBA

    O governador Rui Costa disse, nesta quinta-feira (7), que a estimativa é iniciar a vacinação contra a Covid-19 na Bahia dentro de um prazo máximo de 30 dias. “Já estamos preparados. Conseguimos fazer a aquisição das seringas e dos refrigeradores. Só estamos esperando a liberação da vacina para iniciar a imunização”, afirmou Rui, destacando que a prioridade serão os profissionais das áreas de saúde e da segurança, além dos mais vulneráveis, como os idosos. O governador fez o anúncio no município baiano de Presidente Tancredo Neves, onde entregou obras. Em dezembro, o Governo do Estado comprou 19,8 milhões de seringas e agulhas. Ainda como parte do processo de preparação para vacinação, já foi concluída a licitação para compra de até 100 ultrarrefrigeradores capazes de armazenar vacinas a temperaturas inferiores a -70°C.







  • Cidadão pode utilizar canais virtuais da Receita Federal para regularizar CPF

    Quem estiver com pendências no Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode utilizar os canais virtuais de atendimento da Receita Federal para regularização. A Receita alerta que é importante que o contribuinte esteja com o documento regular e os dados cadastrais atualizados. Um desses canais é o site da Receita Federal. O serviço é gratuito. Já quem utilizar a rede conveniada - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou cartórios - terá o custo de R$ 7. Para saber se existe algum problema com o CPF, o contribuinte pode consultar a situação cadastral no site da Receita. Para fazer o pedido de regularização do CPF via site é preciso que o contribuinte seja maior de 16 anos ou tenha um representante legal, judicial ou procurador e esteja com a situação cadastral suspensa. Ele também não deve ter sido obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos cinco anos. A Receita Federal também disponibiliza o aplicativo CPF Digital com o objetivo de oferecer ao cidadão diversos serviços vinculados ao documento. Além de utilizar tecnologia de inteligência artificial para identificação biométrica, tem funcionalidades para obter auxílio junto aos órgãos do Ministério da Economia.







  • Peritos e investigadores serão capacitados para atuar em crimes de feminicídio

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o curso “Aspectos Procedimentais do Protocolo Nacional de Investigação e Perícia em Crimes de Feminicídio”, destinado a uma formação interinstitucional de peritos e investigadores. Esse já é o segundo curso sobre o tema e faz parte do compromisso assumido pelo ministro André Mendonça de ampliar a capacitação dos profissionais de Segurança Pública. O diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), Marcos de Araújo, explica que, ao concluir a capacitação, os profissionais estarão aptos a identificar as diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar as mortes violentas de mulheres. “Essa iniciativa mostra a importância de oferecer uma capacitação mais específica para difundir os procedimentos operacionais e os cuidados que os profissionais devem tomar ao investigar crimes com indícios de violência contra a mulher, assegurando que o tipo penal não se perca por imperícia dos atores da investigação.” Com quatro módulos e carga horária de 60 horas/aula, o conteúdo abordará temas relacionados às diligências investigativas e aos aspectos procedimentais do protocolo, tanto da perícia criminal e medicina legal quanto da perícia médico-legal. O material do curso foi desenvolvido por delegados, agentes de investigação e médicos legistas com expertise na investigação desse tipo de crime. Mesmo com um conteúdo voltado ao atendimento de especificidades da atividade investigativa, todos os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública poderão se inscrever. A capacitação on-line será oferecida por meio da Plataforma de Ensino a Distância da Segen.







  • Educação: Cartão de Confirmação do Enem já está disponível

    Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 14h desta quarta-feira (6), mais de 2,3 milhões de inscritos já visualizaram o Cartão de Confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O número corresponde a 41,1% do total de participantes. As provas do Enem 2020 ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa, e, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, na versão digital. As duas versões somam 5.783.357 inscritos no exame. Para esta edição, o Inep estabeleceu protocolos de segurança por conta da Covid-19 tanto para candidatos quanto para aplicadores das provas. O espaçamento entre as carteiras onde os estudantes farão as provas será maior. Além disso, o presidente da instituição, Alexandre Lopes, alerta para que todos os participantes usem máscara durante toda a aplicação do exame. Vale lembrar que o candidato pode levar mais de uma máscara para uso durante a prova, mas ele só pode retirar a mesma quando for se alimentar ou beber água.







  • Covid-19: 354 milhões de doses da vacina estão asseguradas em 2021, diz Pazuello

    O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (6), em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, que o Brasil tem asseguradas, para este ano, 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Do total, 254 milhões serão produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a AstraZeneca, e 100 milhões pelo Butantan, em parceria com a empresa Sinovac. De acordo com informações da Agência Brasil, Pazuello anunciou também a edição de uma medida provisória que trata de ações excepcionais para aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística. O ministro informou que o ministério está em processo de negociação com os laboratórios Gamaleya, da Rússia, Janssen, Pfizer e Moderna, dos Estados Unidos, e Barat Biotech, da Índia. Segundo Pazuello, estão disponíveis atualmente cerca de 60 milhões de seringas e agulhas. “Ou seja, um número suficiente para iniciar a vacinação da população ainda neste mês de janeiro”, disse o ministro. “Temos, também, a garantia da Organização Panamericana de Saúde [Opas] de que receberemos mais 8 milhões de seringas e agulhas em fevereiro, além de outras 30 milhões já requisitadas à Abimo [Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos], a associação dos produtores de seringas”.  Pazuello destacou que o Brasil está preparado logisticamente para a operação de vacinação. “Hoje, o Ministério da Saúde está preparado e estruturado em termos financeiros, organizacionais e logísticos para executar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”, disse. Sobre a vacina da Pfizer, o ministro destacou os esforços para resolver as “imposições que não encontram amparo na legislação brasileira”, como a isenção de responsabilização civil por efeitos colaterais da vacinação e a criação de um fundo caução para custear possíveis ações judiciais. O ministro disse ainda que em breve o Brasil será exportador de vacinas para a região.







  • Polícia descobre quadrilha que alugava carros em outros estados e vendia na Bahia

    Foto: Divulgação

    Um esquema criminoso que alugava veículos em outros estados e revendia por preços mais baixos, na Bahia, foi descoberto, na tarde de terça-feira (5), por equipes da Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste.  Quatro automóveis com restrição de roubo foram recuperados na Fazenda Valença, na cidade de Ribeira do Pombal. De acordo com o comandante da Cipe Nordeste, major PM Wellington Morais, três suspeitos foram conduzidos.  Acabaram localizados um Jeep Renegade placa QQW7B49, um HB20 placa QUS-9498, um Fiat Mobi placa PZS-9069 e um Sandero placa QUQ 5033. Segundo o titular da Delegacia Territorial (DT) de Ribeira do Pombal, delegado Thiago Alves Cunha, alguns veículos eram comercializados em grupos de aplicativo e sites por preços muito abaixo do valor de mercado. “Um automóvel avaliado em mais de R$ 50 mil era revendido por menos de R$ 10 mil”, detalhou. Os envolvidos responderão por receptação de veículo roubado e organização criminosa.