• Exército vai concluir trecho da Fiol entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério

    Foto: Divulgação Ministério da Infraestrutura

    O Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitaram, nesta sexta-feira (11), em São Desidério, as obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) que será uma importante via de escoamento de grãos e minério do estado da Bahia. Na ocasião, foi assinada uma parceria com o Exército para a execução de um trecho da obra. A obra completa terá aproximadamente 1.527 quilômetros e ligará o futuro Porto Sul, em Ilhéus , à cidade de Figueirópolis (TO), com um investimento previsto de R$ 8,9 bilhões. Quando pronta, a ferrovia deve se tornar um caminho de escoamento do minério das cidades de Caetité e Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, e de grãos da região oeste do estado para os mercados interno e externo. A via deve, ainda, reduzir custos de transporte. Futuramente, a Oeste-Leste deverá se conectar à malha da Ferrovia Norte-Sul, o que traria vantagens competitivas e melhorias para a logística nacional. Na cerimônia, durante a visita às obras, foi assinado o termo de parceria entre a Valec e o Exército Brasileiro que será responsável pela conclusão de trecho de 18 quilômetros do Lote 6 da ferrovia próximo à Correntina . A parceria marca a retomada da participação do batalhão do Exército às obras em ferrovias. É a primeira vez, desde 1990, que um batalhão assume uma obra de ferrovia. A obra, entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério ,será executada pelo 4º Batalhão de Engenharia de Construção, de Barreiras (BA), e o 2º Batalhão Ferroviário, de Araguari (MG). A previsão é que o trecho seja concluído em 2022.







  • Aplicativo de pesquisa de preços é arma contra alta do arroz, diz Procon

    O aplicativo de pesquisa de preços disponível para celulares Android e iOS, o Preço da Hora Bahia, está sendo apontado pelo Procon-Ba como uma alternativa eficaz para os consumidores diante da alta de alimentos que tem o arroz como o destaque do noticiário, mas atinge também itens como feijão, óleo de soja, carne e pão. O órgão estadual de defesa do consumidor está atuando para identificar e punir abusos, mas aponta a boa e velha pesquisa como uma arma eficaz para promover a regulação do mercado, e indica o app que encontra em segundos as melhores ofertas para qualquer produto vendido no varejo em todos os municípios baianos, com base nas informações geradas pelas 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas emitidas diariamente na Bahia e armazenadas pela Secretaria da Fazenda do Estado (SefazBa). O Procon-Ba já vinha recomendando o Preço da Hora Bahia desde o lançamento da ferramenta pelo Governo do Estado, em abril. Para o órgão, é importante não apenas utilizar o app, que constitui  um poderoso instrumento de economia nas mãos dos usuários, mas também solicitar sempre a nota fiscal, de forma a manter atualizado o sistema que pesquisa os preços a partir das informações armazenadas pela SefazBa. “O Preço da Hora Bahia tem estimulado a concorrência entre as empresas, contribuindo para a redução de preços e para dar maior visibilidade ao pequeno comerciante, e constitui um avanço na relação com o consumidor, que passou a contar com a garantia de uma pesquisa consistente para adquirir o produto mais barato”, avalia o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.



  • Durante Operação Independência, PRF faz flagrantes de ultrapassagens irregulares nas estradas da Bahia

    Foto: Divulgação /PRF-BA

    Nunca é demais enfatizar que a colisão frontal, quase sempre causada pelas ultrapassagens indevidas, é tipo de acidente que mais fere gravemente e mata pessoas em rodovias do país inteiro, além de ocasionar perdas irreversíveis. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, às 23h59 de segunda-feira (7), a Operação Independência 2020 na Bahia. Neste ano, durante os quatro dias de operação, que teve início no dia 4 (sexta), agentes da PRF flagraram 702 motoristas ultrapassando em local proibido. Esse tipo de infração é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário. A conduta irregular de ultrapassar em faixa amarela contínua é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e rende 7 pontos na carteira. Em caso de reincidência em 12 meses, a multa é dobrada. Um leito utilizado pela vítima de um acidente de trânsito que poderia ter sido evitado é um leito a menos para o tratamento das vítimas da Covid-19. Este ano, durante os quatro dias da Operação Independência a PRF na Bahia registrou um total de 52 acidentes. Destes, 18 foram acidentes graves, quando resultam em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente. De sexta-feira (04) até às 23h59 de segunda-feira (07), 10 pessoas morreram durante os nas estradas baianas. Já o número de feridos totalizou 67 pessoas.

    Durante Operação Independência, PRF faz flagrantes de ultrapassagens irregulares nas estradas da Bahia

    Foto: Divulgação /PRF-BA







  • Covid-19: Bahia firma parceria com a Rússia para comercializar 50 milhões de doses da vacina

    O fundo soberano da Rússia (RDIF) e o Governo da Bahia assinaram um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, a primeira contra coronavírus registrada no mundo. O acordo permitirá que a Bahia, por meio da Bahiafarma, comercialize a vacina em território brasileiro, com a possibilidade de entrega a partir de novembro de 2020, desde que aprovada pelos órgãos reguladores do Brasil. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “a vacina está sendo testada em cerca de 40 mil pessoas em todo o mundo, se mostrando segura e eficaz até o momento. Ministrada em duas doses, ela utiliza a plataforma de adenovírus humano, que é conhecida e estudada há décadas. Outras vacinas em estágio de pesquisa utilizam adenovírus de macaco ou mRNA, o que significa que seus efeitos e reações adversas precisam ser estudados por mais tempo”. O adenovírus humano é uma plataforma para o desenvolvimento de vacinas que tem se mostrado segura ao longo de décadas, incluindo 75 publicações científicas internacionais e mais de 250 ensaios clínicos. A vacina Sputnik V está sendo avaliada, na fase 3, em aproximadamente 40 mil pessoas em todo o mundo. No Brasil, o Governo da Bahia, por meio do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Couto Maia, submeterá à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para testes clínicos em 500 brasileiros. A expectativa é que os testes tenham início no próximo mês.







  • MEC publica edital com 90 mil bolsas para o Prouni

    O Ministério da Educação (MEC) publicou  um edital para o processo de seleção de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). Serão ofertadas cerca de 90 mil bolsas que não foram preenchidas no processo seletivo regular para o segundo semestre de 2020. As inscrições devem ser feitas via internet, na página do Prouni. O período de inscrições começa no dia 15 e vai até as 23h59 do dia 30 de setembro. O prazo será único, tanto para candidatos não matriculados na instituição de ensino superior para a qual desejam disputar uma bolsa remanescente, como para candidatos já matriculados na mesma instituição para a qual querem fazer a inscrição. Para concorrer às bolsas integrais (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

    MEC publica edital com 90 mil bolsas para o Prouni


  • Cartilha traz orientações para sociedade sobre prevenção ao suicídio

    Uma cartilha foi lançada  para orientar a sociedade sobre a prevenção do suicídio. Com o tema “Acolha a vida! Porque a vida vale a pena”, o documento foi elaborado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em celebração ao Setembro Amarelo, mês da campanha de conscientização da prevenção ao suicídio. A cartilha é destinada às famílias, educadores, conselhos tutelares, líderes comunitários, religiosos e à toda sociedade. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o suicídio representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo, e, entre os jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios. Um outro dado revela que, entre 2006 e 2015, houve um aumento significativo no número de suicídios no Brasil. E a taxa de casos entre adolescentes que vivem nas grandes cidades brasileiras aumentou 24%. O problema, muitas vezes, pode estar relacionado à depressão ou circunstâncias que envolvam perdas de parentes, de emprego e de relacionamentos. A cartilha traz frases de alerta e sinais que demandam atenção. Traz também dicas de como iniciar uma conversa com alguém que está com algum tipo de sofrimento. Acesse aqui a cartilha.







  • Brumado: pré-candidato a vereador, Fabiano Neves será entrevistado nesta sexta (11) na Rádio Alternativa

    Nesta sexta-feira (11), ao meio dia, o pré-candidato a vereador Fabiano Neves, 34 anos, será entrevistado pelo radialista Luciano Santos, na Rádio Alternativa, no Programa Jornal da Alternativa. Fabiano Neves é Radialista, Jornalista , líder Comunitário e tem relevantes serviços prestados a comunidade brumadense. Ele falará sobre sua trajetória, atual cenário político e sua expectativa para as eleições  deste ano. Acompanhe a entrevista também pelas redes sociais: Facebook :  Fabianoneves  - Instagram: Fabiano_Neves – Youtube: Fabianoneves.



  • Aracatu: Criança de 10 anos é diagnosticada com Covid-19

    Em Boletim Epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde de Aracatu informou que foi confirmado mais um caso de Covid-19, por meio de teste rápido. Trata-se de uma criança de 10 anos de idade, que tem vínculo epidemiológico com um caso positivo do município de Brumado. A mesma encontra-se com sintomas leves e sendo monitorada pela equipe do Centro de Atendimento a sintomas gripais, cumprindo o período de isolamento recomendado, assim com os contatos serão rastreados e monitorados. “Aproveitamos para alertar a toda a população quanto aos cuidados: uso de máscara , distanciamento social, evitar aglomerações, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel”, informou a secretaria.



  • Rio do Antônio: Vereador André Berkovitz reitera cobrança ao governador de ambulância para o município

    Em visita recente a Rio do Antônio, ocasião em que inaugurou diversas obras, o governador Rui Costa recebeu o vereador André Berkovitz, que entregou ao chefe do executivo estadual  requerimento solicitando a  liberação  de uma ambulância para o município, conseguida por meio do seu empenho, através de emenda parlamentar do ex-deputado Erivelton Santana, que disponibilizou R$ 160 mil. O vereador destacou que o veículo é de extrema importância para atender as necessidades do município, principalmente neste momento de pandemia, onde as ações devem ser efetivas para garantir a saúde da população. Em resposta ao edil, o governador  se comprometeu a viabilizar a ambulância para o município.  



  • Brumado: Mais 02 pessoas morrem vítimas da Covid-19; total é de 14

    A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado informou, em Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (10), que  mais 02 mortes em virtude do novo Coronavírus (Covid-19) foram registradas no município. Segundo a pasta, trata-se de dois pacientes do sexo masculino: um de 94 anos, hipertenso, que teve o início dos sintomas em 30 de agosto e o óbito registrado em domicílio dia 05 de setembro. O segundo tinha 46 anos e não há relato de comorbidades na notificação. Ele teve diagnóstico da doença em 01 de setembro, óbito nesta quinta-feira (10) no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Em Brumado, atualmente há 1018 casos confirmados da Covid-19, sendo 900 curados.  São ainda 05 internações e 104 pacientes em tratamento. No momento, 111 ainda aguardam resultado laboratorial e 1559 já foram descartados. São 4192 casos notificados. O total de mortes é 14. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.







  • PM e Hemoba iniciam Campanha de Doação de Sangue

    Com o tema “Doe uma gota de carinho”, a Polícia Militar da Bahia, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) iniciou hoje, no dia 08 de setembro a Campanha de Doação de Sangue 2020. O objetivo é sensibilizar e mobilizar tanto a tropa como a sociedade baiana a realizarem a doação de sangue para os bancos da Hemoba que se encontram em situação crítica na capital e interior da Bahia. A iniciativa amplia as ações de responsabilidade social e respeito aos direitos humanos já desenvolvidas pela PMBA. Procure o Hemoba, faça a sua doação de sangue e nos mande a sua foto para podermos compartilhar em  nossas redes sociais. Faça  parte desta corrente  do bem. 



  • Apenas segurados agendados serão atendidos nas agências do INSS

    Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão reabrir na próxima segunda-feira (14), mas o atendimento será exclusivo para quem fizer agendamento. Para marcar hora, o segurado deve acessar o site Meu INSS e aplicativo ou ligar no 135. De acordo com informações da Agência Brasil, obtidas junto ao INSS, estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O instituto ressalta que os segurados sem agendamento não serão atendidos, para evitar aglomerações dentro e fora das agências, de acordo com orientações do Ministério da Saúde. Em agosto, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS informaram a nova data de retorno ao atendimento presencial - 14 de setembro. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos segue até amanhã (11). E mesmo com a abertura das agências, o atendimento remoto continuará a ser oferecido. Segundo o INSS, a reabertura será gradual e considerará as especificidades de cada uma das Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.



  • CRLV-e alcança a marca de um milhão de solicitações pela internet

    Foto: Itailuan dos Anjos/Detran

    O documento de veículos pelos Correios, em papel moeda de cor verde, foi extinto no fim do mês de abril e substituído pelo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e), que, na última sexta-feira (04), alcançou a marca de um milhão de solicitações no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), por meio do SAC Digital. Do total de procedimentos, 79% estão relacionados a pessoas físicas e 21% a empresas. No SAC Digital, o cidadão tem a facilidade de baixar o documento do veículo e imprimir uma cópia em papel comum, no formato A4, que sai com um código bidimensional (QR Code) para atestar sua validade. O serviço está disponível também no aplicativo SAC Digital. A pessoa precisa se cadastrar na plataforma e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). No caso de empresa sem identidade virtual, é necessário ainda informar a placa. O CRLV-e obrigatório é liberado para quem está com o licenciamento em dia. O proprietário do carro pode compartilhar o documento eletrônico com outras pessoas.

    CRLV-e alcança a marca de um milhão de solicitações pela internet


  • Bahia registra 2.274 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.274 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.245 curados (+0,9%). Dos 275.088 casos confirmados desde o início da pandemia, 261.484 já são considerados curados e 7.830 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,36%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.067,14), Almadina (5.911,41), Itabuna (5.264,44), Dário Meira (4.967,32) e Salinas da Margarida (4.793,92). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 518.122 casos descartados e 85.196 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta-feira (9). Na Bahia, 24.104 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.







  • Bahia: 9,3 mil empregos devem ser gerados em quatro complexos eólicos

    Foto: Reprodução

    A empresa Casa dos Ventos estima gerar 9,3 mil empregos, entre diretos e indiretos, na fase de operação e de construção de quatro complexos eólicos nos municípios de Jacobina, Ibitiara, Mirangaba e Campo Formoso, com investimento de R$ 9,1 bilhões. Os dados constam nos protocolos de intenções assinados com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta quarta-feira (9). Esses números, somados aos protocolos assinados de janeiro a até agora, trazem um horizonte de geração de 12,7 mil empregos na Bahia nos próximos anos, segundo a SDE. “Assinamos protocolos para a implantação de quatro parques eólicos, que vão favorecer aos moradores da região, onde existe todo um trabalho de arrendamento da terra, pagamento desse arrendamento e a terra continua disponível para que eles possam plantar, cultivar, ter agropecuária. É geração de energia limpa, renovável e a gente está muito satisfeito com este novo passo que demos aqui na Bahia”, afirma Eugênio Dupin, diretor da Casa dos Ventos. Os parques Ventos de Santa Diana (Jacobina), Santa Luzia (Ibitiara), Santo Adalberto (Mirangaba) e São Carlos (Campo Formoso) preveem capacidade instalada de produção de energia de 6,6 Terawatt hora/ano. No primeiro semestre de 2020, o estado foi responsável pela geração de 32,4% de energia por fonte eólica no país.  A previsão é que sejam investidos R$ 13,2 bilhões e gerados 52,5 mil empregos diretos e indiretos nos 123 parques que estão sendo construídos e com construção prestes a iniciar.