-
Na noite de quinta-feira (16/11) um coquetel marcou lançamento do Hospital Elo na cidade de Brumado. Autoridades locais e regionais estiveram presentes para este momento que significa mais um paço de um novo empreendimento para a micro-região de Brumado.
Médicos, políticos, prestadores de serviços e população que estiveram presentes, conheceram o protejo em primeira mão.
Já na manhã desta sexta-feira (17/11), aconteceu outro marco importante, o lançamento da pedra fundamental no local onde o empreendimento vai ser instalado. O hospital Elo de Brumado, é uma iniciativa do médico Sandro Bahia, que entendeu a necessidade de se ter na cidade, um equipamento de saúde de grande porte para atender toda região. De inicio, o protejo foi apresentado ao prefeito Eduardo Vasconcelos, que aprovou a ideia juntamente com a Câmara de Vereadores, que autorizou a doação do terreno onde será instalado o hospital.
Com o lançamento da pedra fundamental, em breve terá inicio as obras para a construção, a qual deve empregar cerca de 200 pessoas de imediato. Segundo Sandro Bahia, na unidade serão oferecidos serviços de alta complexidade conveniados ao SUS, como neurocirurgia e hemodinâmica.
-
Na manhã desta sexta-feira (17/11), durante a realização de uma operação de combate ao narcotráfico, policiais militares da 77ª CIPM, receberam informações sobre um indivíduo que estaria traficando drogas em uma rua do bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista. De imediato o grupamento do PETO da 77ª CIPM dirigiu-se para o local apontado, onde abordou um indivíduo com as mesmas características, o qual foi flagrado portando porções de substância análoga à maconha. Ao ser indagado sobre o ilícito, o homem admitiu a prática delituosa e informou onde havia buscado material, acrescentando que havia mais porções guardadas na edificação, em um local próximo. Em diligência continuada os policiais foram até o local, onde foi encontrada uma grande quantidade da mesma substância. Na ação foram apreendidos 140 kg, distribuídos em 96 barras, 01 caixa com vários pedaços e 09 petecas de substância análoga à maconha, 03 balanças de precisão, 02 máquinas de cartão e 01 aparelho celular. Diante dos fatos, o nacional de 28 anos de idade, que já possui passagens por trafico de drogas, foi conduzido, juntamente com os materiais apreendido, para o Disep, onde a ocorrência foi registrada. “A Polícia Militar está atenta e trabalha diuturnamente no enfrentamento das diversas modalidades criminosas, em particular no combate ao narcotráfico, prática ilegal relacionada com uma série de outros crimes. Este foi mais um grande resultado da atuação policial no combate diário à criminalidade, o que é essencial para manter a tranquilidade, já tão característica da cidade de Vitória da Conquista”, declarou o Comandante de Policiamento da Região Sudoeste, Coronel PM Ivanildo da Silva.
-
A Infra S.A. publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16/11) o edital para contração de obras em um lote do trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste, a FIOL 2, que liga Caetité até Bom Jesus da Lapa na Bahia. O edital contempla a execução de obras em 140 quilômetros de extensão, e inclui a montagem de superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco. A atualização do projeto básico, transformando-o em projeto executivo, também será de responsabilidade da empresa que vencer a licitação. O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destaca que a retomada dos investimentos públicos no setor ferroviário é uma das principais diretrizes do Ministério dos Transportes. “O empreendimento da FIOL 2 foi um dos primeiros projetos a serem anunciados no Novo PAC. Isso reflete o tamanho da importância desse projeto para a infraestrutura do Brasil. O presidente Lula e o ministro Renan Filho sabem que o investimento público é fundamental para geração de empregos e para ampliar a participação das ferrovias no transporte de cargas”, afirmou. O orçamento para a contratação previsto no edital é de R$ 368.629.055,17. A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para ocorrer em 24 de janeiro de 2024, em atendimento ao inciso III do art. 39 da Lei 13.303, de 2016.
-
No feriado de 15 de novembro, a prefeita Braulina Lima e o vice-prefeito Wilber Aguiar deslocaram-se para a região da Pedra, mais precisamente nas localidades do "Retiro" e "Horta", para fiscalizar de perto os trabalhos de limpeza e abertura de aguadas. A iniciativa, parte do compromisso da gestão municipal com a zona rural, busca intensificar os esforços para preparar a região para as chuvas iminentes. Durante a fiscalização, a prefeita Braulina destacou a significativa frota de maquinários empenhada nos trabalhos. "Além das 8 máquinas da prefeitura que estão trabalhando na zona rural há 4 meses no campo, nós agora alugamos mais 4 máquinários", afirmou. Essa ação reforça o empenho da administração municipal em promover melhorias substanciais na infraestrutura rural, garantindo o bem-estar e a preparação adequada para os eventos climáticos na região.
-
O trabalho integrado entre os departamentos da Polícia Civil da Bahia resultou na apreensão de aproximadamente 600 kg de maconha, na madrugada desta sexta-feira (17), próximo ao município de Ibiassucê. A partir de informações de inteligência e de investigação, equipes da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi), com o suporte da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin) conseguiram interceptar um caminhão baú que transportava a droga e prender o motorista, um homem de 50 anos. Com o auxílio do Departamento de Inteligência Policial, a 6ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Itabuna) intensificou as investigações sobre o transporte da droga, realizando o tratamento das informações e o repasse à 22ª Coorpin. A abordagem ao caminhão foi realizada às margens da BR-030, rodovia que liga Caetité a Brumado. Ao ser questionado, o motorista afirmou ser comerciante de redes e estar a caminho de Feira de Santana, sem nenhuma carga. No entanto, durante vistoria ao veículo, foi localizado um teto falso, parafusado na estrutura da carroceria, onde estavam 724 pacotes de maconha.
-
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje (17) pela condenação de mais cinco réus acusados de participação na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.
As ações penais são julgadas no plenário virtual, em que os ministros têm um período para votar de forma remota. Nesse caso, a sessão de julgamento está prevista para durar até as 23h59 de 24 de novembro. Dessa vez, são julgados os réus: Ana Paula Neubaner Rodrigues, Ângelo Sotero de Lima, Alethea Verusca Soares, Rosely Pereira Monteiro e Eduardo Zeferino Englert. Relator, Moraes foi o único a votar até o momento. O ministro votou para que os réus cumpram 17 anos de prisão. No caso de Englert, o julgamento havia se iniciado em sessão anterior, mas foi suspenso após a defesa ter pedido “esclarecimento” sobre os fundamentos da condenação, que apontavam a presença do réu em um acampamento golpista, mesmo que um laudo pericial tenha demonstrado que ele nunca compareceu ao local. Com a retomada do julgamento, nesta semana, Moraes retificou o erro, mas manteve a mesma pena do acusado, considerando que a mudança em nada influenciaria na culpabilidade do acusado. Todos os réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por cinco crimes: associação criminosa armada, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, deterioração de patrimônio protegido da União e dano qualificado. Caso mais essas condenações sejam confirmadas pelo plenário do Supremo. Até agora, a Corte condenou 25 pessoas pelos atos golpistas. Em geral, as penas têm superado os 13 anos de prisão. Todos também estão sendo sentenciados a pagar, solidariamente, multa de R$ 30 milhões para cobrir os danos materiais causados aos prédios públicos.
-
Na tarde da última quarta-feira (15/11), um idoso de 76 anos acabou morrendo carbonizado. Segundo informações, ele teria colocado fogo em uma propriedade destinada a atividades agrícolas, localizada na comunidade Alto do Rosário, quando acabou perdendo o controle das chamas. Segundo informações, o incêndio tomou grandes proporções e acabou cercando a vítima no meio da vegetação. Propriedades vizinhas também foram atingidas. Após as chamas acabarem o idoso foi encontrado caído ao solo com várias queimaduras no corpo. Ele acabou socorrido pelo SAMU-192 sendo encaminhado para o Hospital Dr. Marilton Tanajura Matias, no entanto apesar dos esforços da equipe médica, infelizmente não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
-
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16) mostra que 46,2% das moradias brasileiras têm algum tipo de privação no saneamento. Segundo o levantamento, do total de 74 milhões de moradias, 8,9 milhões não possuem acesso à rede geral de água; 16,8 milhões contam com uma frequência insuficiente de recebimento; 10,8 milhões não possuem reservatório de água; 1,3 milhão não possuem banheiro; e 22,8 milhões não contam com coleta de esgoto.
O estudo, produzido pelo Instituto Trata Brasil, foi feito baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada Anual (PNADCA), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022. Considerando os cinco tipos de privações analisadas (acesso à rede geral, frequência insuficiente de recebimento de água, falta de reservatório, ausência de banheiro, e falta de coleta de esgoto), o estudo mostra que 53,8% dos domicílios brasileiros não têm nenhuma privação; 25,2% tem uma; 9,9%, duas; 9,3%, três; 1,4%, quatro; e 0,4%, cinco privações. “A falta de água tratada ou a exposição ambiental ao esgoto, problemas decorrentes da privação de saneamento, interferem decisivamente na incidência de doenças com consequências para a saúde das crianças, jovens e adultos”, destaca o texto do estudo.
-
A Prefeitura de Brumado irá realizar na próxima semana a 1ª entrega dos títulos definitivos da Regularização Fundiária do município. Neste primeiro momento serão entregues 86 títulos aos beneficiários do Bairro Jardim de Alah, que fazem parte da etapa inicial da Regularização Urbana de Brumado (REURB), O evento é um momento de muita alegria para toda a Administração Municipal, que está proporcionando aos cidadãos a oportunidade da regularização e documentação completa de suas residências, de maneira totalmente gratuita. A cerimônia que inicialmente seria realizada em setembro, foi adiada devido a forte chuva do final de agosto. A nova data para o evento foi marcada para a próxima quarta-feira (22), às 16h30, no auditório da Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo e será aberta a todo o público. Vale destacar que mais moradores de Jardim de Alah, assim como outros cidadão de outros bairros, serão contemplados com a REURB no decorrer dos próximos meses.
-
O governo descartou a possibilidade de alterar neste momento a meta de déficit zero para as contas públicas em 2024. A informação foi confirmada primeiro pelo relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), e, na sequência, pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A decisão representa uma vitória política do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que vem sofrendo pressão de outros colegas de governo e do PT para rever o alvo. O anúncio ocorreu após reunião nesta quinta, 16, no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Forte, Haddad e Padilha e ainda das ministras Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). Também era esperada a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que defendia a revisão da meta fiscal. Ele não participou porque, na hora da reunião, estava em Belém (PA) no lançamento de projetos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Estado.
-
Na última segunda-feira (13/11), a prefeita Braulina Lima, de Aracatu, liderou uma reunião com os secretários municipais, coordenadores administrativos e vereadores. O objetivo foi realizar um balanço abrangente das ações em andamento em cada pasta, promovendo a integração e o alinhamento estratégico. O encontro, que ocorre periodicamente, visa criar uma sintonia entre todas os setores municipais. A prefeita enfatizou a importância de cada secretaria e departamento estar ciente das atividades uns dos outros. “Cada representante municipal deve estar por dentro de tudo o que acontece no município, não apenas em relação à sua pasta”, destacou a prefeita. Durante a reunião, os secretários apresentaram um balanço detalhado das atividades realizadas até o momento e as iniciativas propostas para os próximos meses. As prioridades foram condicionais, delineando ações que exigem atenção imediata. Ezequias Lima, secretário de Administração, ressaltou a importância do alinhamento estratégico e do planejamento cuidadoso para melhorar o funcionamento da administração pública municipal. Este encontro reflete o comprometimento da gestão municipal em avaliar, ajustar e planejar de forma contínua, buscando a excelência na prestação de serviços à comunidade de Aracatu.
-
A cidade de Brumado está recebendo a unidade móvel do programa Energia Com Cidadania (ECC), projeto de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica,). Desde a última terça-feira (14/11) os brumadenses estão recebendo visita da distribuidora que está de porta-a-poreta nos principais bairros do município, oferecendo aos consumidores a troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED gratuitamente. A ação, voltada para os clientes residenciais, promoverá a troca de até cinco lâmpadas ineficientes por LED, gerando economia de energia para sua residência. Os consumidores interessados em participar do projeto devem seguir alguns critérios, como ser cliente residencial ou rural-residencial, além de ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica). É necessário também apresentar a conta de energia do mês anterior paga e não ter débitos com a distribuidora. A ação de troca de lâmpadas segue na cidade até a próxima sexta-feira (17/11).
-
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA) abriu novos leilões de veículos conservados e sucatas, depositados em seus pátios em onze cidades do interior do estado. Uma da cidades onde haverá leilão é Brumado. Os certames são orientados pelos 20/2023 e 21/2023, disponíveis site do Detran, na aba leilões, ou por meio do telefone do telefone (71) 3116-2300. Eles também podem ser encontrados nos sites dos leiloeiros: www.cravoleiloes.com.br e www.kcleiloes.com.br. Os 351 veículos e sucatas disponibilizados pelo edital 20/2023 estão depositados nas cidades de Itabuna, Senhor do Bonfim, Serrinha e Teixeira de Freitas. Já o edital 21/2023 disponibiliza 372 lotes em Brumado, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Juazeiro, Paulo Afonso e Simões Filho. Os veículos conservados podem ser arrematados por pessoas físicas e jurídicas. Já as sucatas aproveitáveis têm lances abertos apenas para pessoas jurídicas credenciadas no ramo de desmonte de veículos. Os leilões serão realizados de forma online, no dia 22 de novembro. O carro de leilão é entregue livre e desembaraçado. O arrematante é responsável, somente, pela taxa de licenciamento do exercício da aquisição e o valor proporcional do IPVA a partir da data da aquisição. O leilão é realizado, exclusivamente, na modalidade eletrônica. Há a necessidade de inscrição por meio dos endereços dos leiloeiros para arrematar um dos lotes. Os interessados devem estar atentos aos requisitos exigidos. Além disso, é essencial conferir o horário de fechamentos dos editais. As datas para visitação nos pátios são: para Brumado, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Juazeiro, Paulo Afonso e Simões Filho a data de visitação é entre 14/11 até 21/11/2023. Os endereços estão disponíveis no edital.
-
Em média, 287 ligações clandestinas são retiradas por dia na Bahia. Ou seja, a cada hora, 12 ligações clandestinas são desligadas no estado. De acordo com informações da Neoenergia, as operações de combate ao furto de energia na Bahia resultaram na identificação e remoção de 77.614 irregularidades de janeiro a setembro de 2023. As ações permitiram a recuperação de 287,5 milhões de quilowatt/hora de energia, o suficiente para abastecer 2,5 milhões de imóveis durante um mês ou todo o município de Salvador por mais de 30 dias. Nos nove primeiros meses do ano, mais de 115 mil inspeções foram realizadas, encontrando desvios de energia em todos os municípios e tipos de unidades consumidoras: residenciais, comerciais, indústrias, fazendas, dentre outros. As equipes que atuam em campo têm a tecnologia como aliada para aumentar a efetividade das ações. A Neoenergia Coelba vem investindo em softwares inteligentes que monitoram o consumo em tempo real, verificando, remotamente, possíveis irregularidades dos consumidores. Ou seja, a nova tecnologia monitora todas as unidades consumidoras da Bahia e se alguma unidade estiver cometendo irregularidade será identificada pela distribuidora. Além das remoções das ligações clandestinas de energia, a empresa substituiu mais de 88 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para manter o consumo correto de energia. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão. Para combater esta prática, a Neoenergia Coelba realizou 96 operações com apoio policial na Bahia nos nove primeiros meses do ano. Os responsáveis pelas unidades flagradas com ligações clandestinas responderão a inquérito para apurar a conduta praticada. Além de crime, as ligações clandestinas geram riscos à população, já que são realizadas por profissionais sem a qualificação necessária para realizar o serviço, não seguindo as normas técnicas de segurança. A prática também prejudica o fornecimento de energia devido ao aumento indevido e não dimensionado de carga na rede elétrica.
-
Na tarde de terça-feira (14), na BR 116, em Vitória da Conquista, policiais rodoviários federais apreenderam um carregamento e produtos importados ilegalmente. Em ação de fiscalização e combate ao crime, equipe da PRF abordaram um ônibus de turismo que saiu de Ituporanga (SC) e tinha como destino final o estado de Ceará. Durante a vistoria no compartimento de carga do veículo, foram encontradas caixas com produtos importados ilegalmente para o Brasil e sem qualquer documentação comprobatória. Entre o material apreendido haviam celulares, decodificadores de TV, películas, baterias, entre outros itens trazidos do exterior sem os devidos trâmites legais. O proprietário das mercadorias não se encontrava no ônibus. Diante das circunstâncias, todo o material apreendido e os envolvidos foram apresentados na Secretaria da Receita Federal para as tratativas administrativas legais. Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.
