• Pai de vereador brumadense aos 77 ainda trabalhando no comércio do Umbu é admirado por lavradores aracatuenses

    Rafael Pereira todo sorridente, é um dos comerciantes mais antigos no ramo da compra de Umbu na região. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Aos 77 anos Rafael Pereira, está há 50 no ramo do comércio do Umbu. Muito querido por todos, os moradores das comunidades rurais todos os anos fazem a colheita do fruto para vender e, os lavradores aracatuenses, principalmente, na hora de negociar a venda do fruto dão a preferência para seu "Rafa", como é conhecido na região.

        
             Seu Rafael ajudando um dos funcionários a costurar os sacos de Umbu


    na manhã de domingo (11), a reportagem do Destaquebahia acompanhou de perto a atividade de seu Rafael, desta vez, na Fazenda Serra Negra, município de Aracatu. Aos 77 anos seu “Rafa” ainda põe a mão na 'massa', juntamente com os seus funcionários. Em entrevista ao Destaquebahia ele disse que: “Há 50 anos estou nesse ramo, compro Umbu em várias regiões e vendo para as fábricas em Salvador e feira de Santana”. Disse seu Rafael, que acrescentou “Comecei muito jovem a trabalhar com isso, antigamente era mais difícil,  o transporte era feito através do trem de ferro, hoje é outra realidade.” concluiu Rafael Pereira, todo orgulhoso da sua atividade.

          
     

    Hoje com a sua própria logística e funcionários a disposição, seu “Rafa” considera que o serviço ficou mais cômodo, mas mesmo assim, ainda faz pessoalmente as compras com os funcionários e, ainda ajuda a costurar os sacos para adiantar o serviço. 'Seu Rafa não muda, não envelhece; com essa idade e com tanto vigor, dá inveja a muitos jovens - ouvir uma mulher falando hoje! (risos)' disse Rafael Pereira a nossa reportagem.

    Realizado profissionalmente e com os filhos todos bem sucedidos,  sendo que um deles; Romar Pereira,  atua como vereador em Brumado, ele [seu Rafael] ainda permanece morando em Umburanas, município de Brumado e disse que sente muito feliz em viajar pelas comunidades rurais de vários municípios para comprar Umbu.
    Quando questionado sobre quando pretende parar, aos menos de colocar a mão na “massa” e deixar por conta dos funcionários, seu Rafael descartou a possibilidade, pois, segundo ele, a sua satisfação está no seu trabalho, no contato com o povo humilde da rural, onde tem o prazer de gerar renda para as pessoas através do que faz.

             

    Para as pessoas que vendem é uma ótima fonte de renda, como disse seu Antônio, morador antigo da região. Segundo ele, essa época é muito aguardada por aquelas famílias que precisam complementar a sua renda, e seu Rafael além de ser muito carismático, é uma pessoa honesta e compra e paga na hora, por isso que todos dão a preferência para ele.

          

                 Muitas famílias aguardam essa época para complementar as suas rendas.




MAIS NOTÍCIAS