• Em Fórum de Governadores, Rui Costa pede compensação previdenciária

    A terceira reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada nesta quarta-feira (20), em Brasília, não fugiu ao tema do dia na capital do país: Reforma da Previdência. Os 27 governadores receberam das mãos do ministro da Economia, Paulo Guedes, o texto da proposta redigida pelo governo federal e apontaram suas contribuições.

    Dentro do tema Previdência, o governador Rui Costa assinalou um ponto que dará fôlego imediato aos caixas dos estados: a chamada compensação previdenciária.

    Ponto consensual entre os governadores, esse acerto de contas entre o governo federal e os estados é para que o INSS repasse valores retidos com mais celeridade. Esses valores são referentes à contribuição de trabalhadores que se aposentaram no regime estadual, recebendo aposentadoria do Estado, mas contribuíram durante um período de suas vidas no regime federal, quando ainda não eram servidores. Esse montante encontra-se parado no INSS, que administra o regime geral de previdência, mas deve ser repassado aos estados por direito. Conforme Rui Costa, o repasse ocorre de modo muito lento. Estima-se que o estado da Bahia tenha a receber R$2 bilhões do INSS. 

    "Em nome dos governadores, apresento esse pleito da compensação previdenciária que responderá rapidamente frente ao déficit da previdência nos estados", disse Rui ao ministro Paulo Guedes.

    Rui Costa
    Fórum
    Governadores
    Compensação



MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais