-
Fonte e foto: L 12
O rio Brumado, que corta a cidade de Livramento de Nossa Senhora, o qual era pra ser um cartão postal da cidade virou símbolo da poluição. Esgoto e lixo tomam conta de suas margens e do pequeno espelho dágua que ainda restou; os peixes que ainda existem lutam para sobreviver, vão para a superfície em busca de oxigênio.
A maior parte do esgoto de novos loteamentos que surgiram é direcionada ao rio que com o tempo foi tomado pelos aguapés, em alguns pontos já não é possível nem mais enxergar o diminuto espelho dágua. Além do assoreamento e despejo de esgotos, o Rio enfrenta problemas com o grande acúmulo de lixo, e o matagal que toma conta do leito.
A falta de preservação, associada ao não desenvolvimento de projetos para conservar as margens, e manter o leito livre do lixo e outros entulhos acaba gerando enormes transtornos para os moradores, principalmente as famílias ribeirinhas: dos Valérios, Rua do Areão, Rua da Ponte, dentre outros.
Um morador, que preferiu não ter o nome divulgado, conta ao L12 Notícias que: “Daqui da rua da Ponte até chegar nos Valérios existem pelo menos 500 casas jogando esgoto dentro do rio, inclusive tem até hotel jogando esgoto dentro do Rio, sem contar com os novos loteamentos, e até posto de lavagem despeja água misturada com óleo diesel dentro do leito. Existem pessoas que abusam e despejam lixo constantemente aqui, geralmente à noite e pela manhã também”, disse o morador, referindo-se ao descaso com o Rio Brumado. A devastação com o rio Brumado não é uma prerrogativa somente de Livramento. Nas outras cidades que margeiam o Rio, Dom Basílio e Rio de Contas, a situação não é diferente.
.gif)

.gif)















