-

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), a audiência pública que tratou do transporte alternativo, onde reuniu autoridades e representantes da categoria de toda região sudoeste em Malhada de Pedras. A reunião teve como objetivo tratar das mudanças nas leis que regem o transporte alternativo municipal e intermunicipal de passageiros. Na ocasião foram tratadas questões como o rumo que terá a categoria, idade mínima dos veículos em questão, consolidação, aprovação e concessão de linhas para transporte estadual, dentre outras demandas.
A prefeita de Malhada de Pedras, Terezinha Beleeiro, fez a abertura da audiência, falando sobre seu apoio para os trabalhadores do setor. Terezinha falou sobre sua carta enviada ao Presidente da União dos municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, para que sejam tomadas decisões cabíveis quanto ao assunto. No documento, a prefeita fala sobre sua defesa em favor dos profissionais motoristas de vans e microônibus e solicita apoio da instituição para uma intervenção em demais instâncias para tratar do problema.

O prefeito de Guajeru, Gil Rocha, falou sobre a importância do transporte alternativo para todos os municípios que compõe a região, tendo em vista que, é a única forma de locomoção dos munícipes para cidades vizinhas.

Demais autoridades e representantes de motoristas de diversas cidades exaltaram a importância de lutar pelos direitos dos trabalhadores do ramo, principalmente junto à UPB e a AGERBA, buscando uma flexibilidade maior para a classe.

O represente do transporte complementar do Estado da Bahia, Expedito Caetano, falou sobre a complexidade ao tratar do assunto, tanto para trabalhadores quanto para os representantes de todas as instâncias da lei e do governo. Expedito falou sobre demais lutas realizadas no sentido de proteger os vanzeiros e motoristas de microônibus. No próximo dia 01, será realizada uma audiência na assembleia legislativa da Bahia para tratar do assunto e tentar chegar a um consenso para a resolução da problemática, onde também serão apresentadas todas as assinaturas de pessoas que apoiam a causa.
Foram convidados para fazerem parte da mesa: a Srª Terezinha Baleeiro Alves Santos Prefeita de Malhada de Pedras, a Srª Mariana Oliveira Silva Pires Procuradora Jurídica do Município, Sr. Arivaldo Marques advogado do município, o Sr. José Roberto Neves (Beto Maradona) Prefeito de Caculé, Sr. Gilmar Rocha Prefeito de Guajeru, Adriano Pereira Silva Presidente da Câmara de Vereadores de Malhada de Pedras, Tenente Maximiliano Neto representando a Polícia Militar, Srª. Maria de Lourdes Brito Vereadora de Ibiassucê representando o Prefeito, O Sr. Ramon Santos Borges representando a cidade de Vitória da Conquista; O Sr. Odair José Silva Silveira representando o Transporte Alternativo Malhada de Pedras e Região, o Sr. Expedito Caetano, mais conhecido como “Thel”, Presidente da Cooperativa de Transportes Complementar Interestadual – Cootranscom.
Além das autoridades políticas citadas também se fizeram presente: os vereadores de Malhada de Pedras Maricelio Lima Ferreira, Evanio Alves de Oliveira, Antonio Marcos Pereira Silva, Miguel Correia Silva, Onesimo Santana Neves, os vereadores de Guajeru Eliene Rocha Rodrigues e Irmo Gomes dos Santos, os Vereadores de Brumado Ilca Abreu e José Ribeiro, o presidente da Câmara de Caculé Paulo Henrique da Silva, o presidente da câmara de Ibiassucê Júlio Farias, o coordenador da CETAF José Luiz Ataíde, representantes do transporte de diversas cidades da região.







.gif)



.gif)













