• Cerimônia marca começo de obras da Fiol, que vai ligar de Caetité até Ilhéus

    Aconteceu em Ilhéus o evento que marcou o início das obras no Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL 1), na Bahia. Estiveram presentes autoridades e lideranças políticas do Governo Federal e do Governo da Bahia, além de representantes dos municípios na área de influência da ferrovia. A FIOL 1 ligará ás cidade de Caetité e Ilhéus, passando por várias cidades, incluindo Brumado. São 537 quilômetros de extensão cortando 19 municípios e previsão de conclusão e operação em 2027. O Lote 1F, por onde começam as obras, possui 127 quilômetros de extensão, passando por Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras no Lote 1F têm previsão de durar 36 meses. Quando estiver em operação, a FIOL 1 irá entregar uma importante solução logística e de conexão Oeste-Leste na Bahia, sendo o elo fundamental dentro do projeto integrado conduzido pela Bamin no estado, do qual também fazem parte a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e o terminal de águas profundas Porto Sul, em construção na costa de Ilhéus. A Bamin investe recursos na ordem de R$ 20 bilhões nos três projetos integrados no interior da Bahia. A FIOL 1 terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano. A Bamin utilizará 40% desse potencial no transporte do minério produzido pela Mina Pedra de Ferro, disponibilizando o restante do volume potencial para o escoamento da produção de outras mineradoras, do agronegócio e demais segmentos industriais do estado. O contrato para a construção dos 537 quilômetros de extensão da FIOL I, foi assinado em setembro de 2021 com o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal. A subconcessão da Bamin tem a duração de 35 anos, sendo cinco para construção e 30 anos para operação. A Fiol foi planejada, nacionalmente, em três etapas. A Bamin arrematou o trecho entre Caetité e Ilhéus. A implantação do corredor logístico que interliga Caetité (Mina) a Ilhéus (Porto) permitirá que a BAMIN amplie a sua produção de 1 milhão de toneladas de minério de ferro atuais para 26 milhões de toneladas a partir de 2027.




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