• Ginásio Clemente Gomes presta homenagem ao 'Dia da Consciência Negra'

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sérgio Mauro

    Na última sexta feira, (28), o Ginásio Municipal Professor Clemente Gomes prestou uma homenagem ao dia 20 de novembro “Dia da Consciência Negra” dentro da Programação do “III Literarte 2014”. A data registra a luta de Zumbi dos Palmares à frente do Quilombo de Palmares pela libertação de negros escravos. Zumbi dos Palmares, como escravo foragido fundou o Quilombo de Palmares no Estado de Alagoas no ano de 1670. O Quilombo transformou-se em um referencial de proteção aos escravos em fuga e Zumbi reconhecido por suas habilidades marciais e um brilhante estrategista militar.

                

    O Ginásio Municipal Professor Clemente Gomes no Distrito de Itaquarai, registrou a data com o evento “Força, Resistência e Conquista: O Negro Tem sua História”. O Evento promoveu à importância da cultura negra e a influência dos afrodescendentes no Brasil de hoje. A cultura negra através de suas diversas manifestações como: expressão corporal, oral, coreografias, músicas, culinárias e poesias, influenciam todas as camadas da moderna sociedade brasileira. Com a participação de alunos e professores o evento apresentou 08 Stand’s e, em cada um, desenvolveu os aspectos culturais que marcam o nosso cotidiano ressaltando personalidades negras que se destacaram e se destacam na Literatura, Dança, Pintura, Escultura, Esporte e na Música.

                

    A equipe organizadora sob a Direção das Pedagogas: Elaine Cristina Pereira Cunha, vices Diretoras Maria das Dores Risério Amorim, Thayse Silva Machado e dos Coordenadores: Álisson dos Santos Leite e Tatiana de Jesus Andrade com a participação de todo o corpo Docente do ginásio com a integração dos alunos e dos servidores administrativos que se empenharam na organização. O evento alcançou plenamente seus objetivos educacionais transmitindo aos jovens estudantes, conhecimentos e as razões destas personalidades e datas serem oficialmente reconhecidas.

                

    Todos estão de parabéns, inclusive a Secretaria Municipal de Educação - SEMEC que prestigia e dá apoio integral a essas iniciativas visando o aprimoramento da cultura dos jovens brumadenses




MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais