• Prefeito envia nota de esclarecimento e repúdio às citações de Weliton Lopes

    Prefeito Gil Rocha. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Devido a grande repercussão que teve a matéria publicada única e exclusivamente pelo Destaquebahia, onde o vereador brumadense Weliton Lopes (SDD) fez um discurso inflamado sobre um suposto incentivo de pessoas ligadas as prefeituras de Guajeru, Rio do Antônio e Aracatu, que segundo o vereador, estariam sendo motivando os seus municípes a realizarem trabalho de parto e outros procedimentos no hospital de Brumado; enviando - os, as vezes a base de mentiras para a Capital do Minério, deixando transparecer uma certa omissão, e o não investimento dos recursos do SUS para atender os seu povo, Gil Rocha não se agradou e, sentido – se ofendido com as declarações do vereador, o prefeito de Guajerú, Gilmar Rocha, emitiu nota de esclarecimento e repúdio, confira abaixo:

    O Prefeito Municipal de Guajeru vem perante a população de Guajeru e região apresentar seu veemente repúdio contra as afirmações caluniosas feitas pelo Vereador WELLINGTON LOPES, que na sessão do dia 02/03/2015, acusou, sem base em qualquer prova, a Administração deste Município, de enviar pacientes indevidamente para receberem atendimento em Brumado. Como se não bastasse, este Vereador fez afirmações caluniosas contra a pessoa do Prefeito, insinuando que o mesmo estaria desviando recursos do SUS em benefício próprio.
    Cabe ressaltar que a Constituição Federal, art. 198, diz:
    “Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes”.
    Assim, nada há de ilegal, ou que fira princípios de probidade administrativa, no fato de se enviar pessoas carentes de atendimento médico-hospitalar com maior complexidade para Brumado, pois o sistema é regionalizado, e único. Obviamente, o hospital de Brumado recebe do SUS o pagamento por todos os procedimentos e internações ali realizadas, pois existe uma pactuação entre os dois Municípios, pelo qual é repassado valor equivalente a cada procedimento e internação, desde exames bioquímicos, até consultas eletivas e de urgências.
    Frise-se que os recursos repassados pelos atendimentos especializados realizados em Brumado sequer passam pelo Fundo Municipal de Saúde de Guajeru. Ressalte-se que a verba é repassada diretamente do Fundo Federal do Ministério da Saúde, e da Secretaria Estadual de Saúde, para o Fundo Municipal de Brumado. Trata-se do “Planejamento Regional Integrado”, revisto a cada 04 (quatro) anos. Daí serem inadmissíveis as falácias afirmadas pelo Vereador WELLINGTON LOPES, que no mínimo deveria se retratar pelas falsas acusações feitas por ele.
    Por fim, da mesma maneira que Guajeru envia pacientes para centros maiores, Brumado também envia pacientes para Vitória da Conquista e Salvador. Trata-se de um sistema hierarquizado, legitimamente previsto em nossa Constituição Federal.
    Atenciosamente,
    GILMAR ROCHA CANGUSSU
    PREFEITO MUNCIPAL DE GUAJERU




MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais