-

Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje
De acordo pesquisa realizada pelo instituto Folha Regional, divulgada na edição de agosto deste ano pelo jornal do mesmo grupo, o médico Éder Jakes Souza Aguiar aparece com 35,06% das intenções de voto para prefeito do município de Jussiape, ficando assim em primeiro lugar na preferência da opinião pública. Em segundo lugar aparece o ex-vereador Roberto Luz, que alcançou 25,73%; seguido do empresário Alberto Cayres com 9,66%; e a pré- candidata do atual prefeito (Gilberto Freitas), Rosinha, com apenas 5,30%. Anterior à pesquisa, o pediatra Éder Jakes atuava no Hospital Municipal de Jussiape – há mais de cinco anos - onde ainda exercia a função de diretor administrativo, mas foi demitido na última semana.
Segundo ele, em entrevista concedida ao Livramento Hoje, a ação teve motivação política, diante do resultado da pesquisa e da simpatia que conquistou com a população ao longo do tempo, o que contribuiu para que aceitasse concorrer ao pleito em 2016. Disse, ainda, que a justificativa do gestor para a demissão foi problemas com sua nomeação. “Eu realmente nunca vou entender que quando se faz um bom trabalho no sentido de melhorar a saúde para a população do município, o gestor faz o contrário ao promover a sua interrupção em um ato meramente de retrocesso. Ele [o prefeito] justificou a minha demissão dizendo que minha contratação e posterior nomeação não havia sido publicada, além de também justificar a ação com constantes quedas de receita onde o município estava encontrando dificuldade em pagar o salário de médicos e manter despesas com a saúde de um modo geral”, ressaltou.
O médico ainda acrescentou que “não se melhora nada promovendo apenas cortes em setores que são essenciais para a população. Saúde e Educação devem ser prioridades. O município recebe 1,6 do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e repasses de verbas para programas específicos na saúde, portanto, os recursos estão sendo repassados normalmente”, disse. O médico revelou ainda que , mesmo após a demissão, atenderá a população de forma gratuita, em um imóvel alugado. “Assim como o saudoso e querido amigo Dr. Procópio Pereira Alencar sempre atendeu o povo em sua residência, mesmo com o hospital funcionando quando foi prefeito, também vou fazer o mesmo e manterei o trabalho que vinha fazendo como médico contratado do município”, garantiu.
.gif)


.gif)














