-

A frota de ambulâncias do SAMU 192 foi reforçada em 18 municípios baianos que receberam novas unidades móveis, nesta terça-feira (15). A entrega dos veículos foi feita no pátio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pelo vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, que representou o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
Os prefeitos das cidades contempladas também estiveram presentes, são elas: Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires, Tanhaçu, Jequié, Porto Seguro, Juazeiro, Ibirapuã, Itanhém, Mucuri, Nova Viçosa e Alagoinhas.

De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, a renovação das ambulâncias equipadas para o transporte de pacientes entre municípios vizinhos garante a rapidez e eficiência no atendimento a casos de urgência. “Esta renovação permite uma maior eficiência do serviço com ambulâncias novas, equipadas e que darão tranquilidade e segurança para que o sistema funcione sem interrupção”.
João Leão disse que a descentralização da assistência à saúde continua sendo uma das prioridades no estado. “A quantidade de vidas salvas pelo Samu é impressionante e nós vamos continuar trabalhando para melhorar a saúde”.
O presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo, mesmo sem ter participado do evento por conta de compromissos anteriormente assumidos, fez questão de salientar a importância do reforço ao Serviço. “O SAMU é um dos grandes serviços de saúde do nosso país e a renovação da frota no Estado só faz com que esse atendimento tão importante para a população, seja melhorado. Faço política em muitos desses municípios e sei o quanto eles precisam desses equipamentos”, declarou.
Na Bahia, o atendimento pelo Samu já cobre 269 cidades, sendo que 207 contam com bases descentralizadas e ambulâncias. Uma cobertura de 80% da população do Estado. São 19 Centrais de Regulação de Urgência em funcionamento: Eunápolis/Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Camaçari, Metropolitano de Salvador, Alagoinhas, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Barreiras/ Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Guanambi, Vitoria da Conquista/Itapetinga, Jequié, Irecê/Jacobina, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus/Cruz das Almas e Municipais: Feira de Santana e Itabuna.
De 2007 a 2014 o Ministério da Saúde já disponibilizou 591 equipamentos para o SAMU 192 na Bahia, entre Unidades de Suporte Avançado, Unidades de Suporte Básico, motocicletas, unidades de renovação e de reserva técnica.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Criado em 2003 pelo governo federal, o SAMU 192, é um dos principais serviços da Política Nacional de Atenção às Urgências, que tem conseguido reduzir de forma considerável, o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológica e obstétrica e de saúde mental da população. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.
Além das ambulâncias, as Centrais de Regulação tem um papel primário e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após a chamada gratuita para o telefone 192. Atualmente, o Serviço atende quase de 90% da população brasileira. São mais de três mil municípios com acesso ao SAMU 192 em todo o território nacional.
Com informações da Ascom/Sesab

.gif)
.gif)















