• “DIA D” DO NOVEMBRO AZUL EM ARRECIFE

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro / Foto: Reprodução

    Agentes Comunitários de Saúde de Arrecife promovem o “Dia D”, intitulado; ...Homem que é Homem se Cuida..., como parte da Campanha “Novembro Azul”.

    Foi no último dia 21/11 objetivando atrair os homens da comunidade de Arrecife e região para uma discussão acerca de sua saúde, estimulá-los à promoção da saúde e à prevenção de agravos, quebrando preconceitos existentes e fazendo refletir até que ponto o machismo interfere nas condições de saúde dos homens. Com a participação de um número expressivo de moradores da Comunidade Arrecife e região, com uma programação dinâmica com apresentação de vídeos reflexivos acerca da ausência do homem nos ambientes de saúde, da relação entre machismo e essa baixa adesão dos homens, dos medos e de tabus existentes. Fato que gera índices estatísticos comprovando o alto nível de mortandade masculina, por eles se cuidarem menos e, morrem mais cedo que as mulheres, enfim, um retrato do homem relacionado à sua saúde.

    A Enfermeira Andresa Raisa conduziu um debate entre os presentes registrando a necessidade de mudança desses paradigmas provocadores de mortes na população masculina da nossa sociedade. A etapa de debates teve prosseguimento com a palestra do Dr. Rafael explanando acerca de disfunções sexuais e eréteis e Paternidade Consciente (Vasectomia). Inclusive com a participação do Motorista d’aquela unidade, Senhor Gonçalo que prestou o seu depoimento e a sua experiência como homem e por ter passado por uma vasectomia.

    A Enfermeira Raisa voltou a fazer uso das palavras abordando diversos temas como; Planejamento Familiar, estimulando a participação masculina nesse programa, e, também os serviços disponibilizados para o Homem na unidade de saúde de Arrecife. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também colaborou com a participação; nutricionista: Millena Costa abordando acerca da "Importância de uma alimentação saudável para a prevenção de doenças cardiovasculares", da fisioterapeuta: Geisa Andrade, contribuindo para a discussão acerca das "Doenças da Próstata, com enfoque no Câncer"; e da Psicóloga: Daniele Freire e do Educador Físico: Thomás Farias relatando os danos causados pelo tabagismo e o alcoolismo.

    O “Dia D”, intitulado ...Homem que é Homem se Cuida..., como parte da Campanha “Novembro Azul”, na Comunidade Arrecife contou com a participação de moradores da localidade e da região, participaram aproximadamente 60 cidadãos, interessados e de forma intensa solicitando explicações e tirando suas dúvidas. A reunião foi considerada pelos promotores e pelos participantes; Um Sucesso!    

     

     

     




MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais