-

Foto: Cristiano Ferreira / Destaquebahia.com.br
Um grande evento de cunho e importância mundial, marcou o Dia Internacional da E.B ( Epidermólise Bolhosa ) que aconteceu no último dia 24 em Vitória da Conquista, na Praça 09 de Novembro.
O evento foi realizado pela AFAPEB ( Associação de Familiares , Amigos e Portadores de Epidermolise Bolhosa) da Bahia, e contou com familiares de toda a região.
Em entrevista ao Destaquebahia, a diretora do pólo de Vitória da Conquista e região, Adriana, disse que são cerca de 31 pessoas identificadas com a doenças e, todos que puderam compareceram.

Cerca de 500 pessoas participaram do evento que teve como principal objetivo, conscientizar as pessoas de que a E.B não é contagiosa e é uma doença de caráter genético ou hereditário, que tem como principal característica o aparecimento de bolhas nas áreas mais vulneráveis como: mãos, pés, joelhos e cotovelos.
Essas lesões são tão profundas que podem produzir cicatrizes como as de queimaduras de terceiro grau. Não tem cura, mas tem tratamento que é voltado para o alívio da dor, e para combater o agravamento das lesões e desnutrição do paciente afetado. Ainda segundo Adriana, a campanha teve um resultado muito positivo e aconteceu também em outros cidades do país com Rio de Janeiro, Salvador etc.

No local ainda foram oferecidos serviços gratuitos como Aferição de Pressão, Teste de Glicemia, além de orientação e esclarecimento em relação a doença.

.gif)
.gif)















